Saiba como a jardinagem pode trazer equilíbrio para sua vida

Simples e prazerosa, a prática pode te trazer até mesmo economia de dinheiro e aumento na auto-estima. Que tal começar a sua ainda hoje?

Cuidar de plantas nunca esteve tão em alta. A jardinagem, prática secular do ser humano, é considerado hoje um hobby por muitos jovens, que veem nas plantas até mesmo uma função decorativa para o seu lar.

 

Mas, o que poucos sabem é o poder positivo que mexer em terras e sementes podem trazer para a sua vida como um todo e também para a sua saúde. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, boa saúde não é sinônimo somente de ausência de sintomas ruins. Mais do que isso, uma boa saúde consiste em presença de emoções positivas, que podem ser adquiridas por meio de qualidade de vida e sentimentos como a felicidade.

 

Pensando nos pilares Plenae, separamos 6 benefícios que a jardinagem pode trazer para manter cada um deles equilibrados. Confira abaixo!

 

PILAR CORPO

A jardinagem pode ser positiva para o seu aparelho respiratório. Estar em contato com as plantas te coloca, automaticamente, também em contato com um ar mais puro. 

 

A prática também exige movimento físico e força – ou você nunca tentou puxar uma raiz bem profunda de um vasinho? Ela aumentará, primeiramente, a força da sua mão e dos seus dedos, mantendo-os fortes pelo maior tempo possível.

 

Em segundo lugar, ela funciona como um exercício físico qualquer. De acordo com uma pesquisa publicada na WebMD, empresa americana conhecida principalmente como editora on-line de notícias e informações relacionadas à saúde e bem-estar humano, “atividades como jardinagem, projetos de bricolage e trabalhos domésticos podem ser tão bons quanto exercícios formais para reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame”.

 

Manter uma horta de alimentos orgânicos também irá refletir automaticamente nas suas opções alimentares, que se tornarão mais saudáveis. Afinal, nada como comer o que se acabou de colher, certo? 

 

Uma alimentação rica em vegetais, como sabemos, evita ingestão em excesso de gorduras e um ganho de sobrepeso, além de um aumento de nutrientes no seu prato. Sem contar o gostinho de comida fresca, que te dará ainda mais prazer em comer bem. 

 

Por fim, pesquisas da Universidade da Pensilvânia sugerem que a atividade leve associada à jardinagem pode ajudá-lo a dormir melhor à noite. E como sabemos, uma boa noite de sono pode influenciar toda a sua saúde

 

PILAR MENTE

Que tal reduzir a produção do seu cortisol, hormônio associado ao estresse? Um estudo holandês pediu a dois grupos de pessoas que concluíssem uma tarefa estressante e concluiu que a jardinagem por 30 minutos após a tarefa resultou em níveis mais baixos de cortisol. 

 

Além desse estudo, há também uma outra razão científica para que a jardinagem esteja interligada a redução do estresse. Um estudo publicado na Discover Magazine sugere que, a inalação de uma bactéria saudável presente no solo, chamada M. vaccae, pode aumentar os níveis de serotonina e reduzir a ansiedade. De acordo com a revista, “você recebe uma dose [de M. vaccae] apenas dando um passeio na natureza ou percorrendo o jardim” e isso “pode ​​ajudar a obter um estado de espírito alegre”.

 

PILAR PROPÓSITO

Ao se deparar com um jardim bem cuidado e ver suas plantas crescendo de forma saudável, você irá se sentir feliz e orgulhoso.

 

Esse é, na verdade, o principal bônus das atividades manuais. Fazer com que você se sinta capaz ao ver a atividade completa realizada. Essa sensação chama-se recompensa, e irá fazer com que você se empenhe cada vez mais em manter o seu canto florido e bem cuidado. 

 

E o que isso significa? Sua autoestima lá no alto, é claro! Ter o propósito de manter seu jardim bem cuidado, e conseguir êxito na tarefa, vai ser um incentivo para outras tarefas.

 

PILAR RELAÇÕES

Jardinagem pode ser uma atividade solo ou uma oportunidade de se relacionar com sua família e amigos. Estar em companhia deles irá fortalecer o elo entre vocês – além de aumentar ainda mais as chances de sucesso de ter um belo jardim feito a muitas mãos. Ter boas relações familiares pode ser ótimo para sua saúde, assim como ter bons amigos também

 

A jardinagem também apresenta benefícios específicos para as crianças, em especial pelo contato com a terra e a sujeira. Essa exposição precoce pode, por exemplo, reduzir alergias e evitar doenças autoimunes.

 

PILAR CONTEXTO

A jardinagem pode ser feita de maneira econômica ou mais cara, isso vai depender somente de você. Mas uma coisa pode ter certeza: se você escolher as sementes certas, isso irá refletir na sua colheita e, consequentemente, fará você economizar dinheiro em alimentos futuros – afinal, você está cultivando o seu próprio. 

 

Para isso, opte em cultivar vegetais que são caros para comprar e vegetais que você pode armazenar ou preservar facilmente enlatando, congelando, desidratando ou decapando. Você pode também montar kits de alimentos orgânicos e fresquinhos e vender para a sua vizinhança. As oportunidades são muitas!

 

PILAR ESPÍRITO

Como explicamos nesta matéria, passar 2 horas em frente a natureza faz bem para seu espírito. Isso tem a ver com o estado contemplativo que uma boa paisagem pode proporcionar. 

 

Para isso, não pense você que somente montanhas e um belo campo aberto podem trazer essa sensação. Ter um espaço na sua casa, ainda que pequeno, dedicado somente a cultivo da natureza, pode proporcionar o mesmo efeito – e ainda mais, se levar em consideração todos os outros benefícios já citados.

 

Outro benefício espiritual é fazer desse ambiente o seu lugar específico para uma meditação diária. Já citamos diversas vezes o poder de uma boa meditação. Mas, caso esteja precisando ainda de empurrãozinho, que tal se ele for o seu próprio jardim? 

 

E aí, que tal começar a sua horta ainda hoje? 

FONTE UNC Health Talk

Tags: / / / / / / / / /