Dia Mundial do Livro: uma dica de leitura para cada pilar

Pensando no equilíbrio de seus pilares, o Plenae aproveita a data para contar um pouco de sua história e indicar uma leitura para cada pilar

Hoje, dia 23 de abril, comemora-se mundialmente o Dia do Livro. A data, que tem origens espanholas, foi celebrada pela primeira vez em 1926, no dia 5 de abril, e tinha como foco homenagear o nascimento do escritor Miguel de Cervantes. O autor possuía além disso um prêmio literário que também levava seu nome. 

 

Somente em 1930 o Dia do Livro mudou para então 23 de abril, data da morte de Cervantes. Em 1995 a celebração foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, e então ganhou projeção internacional. O objetivo era estimular sobretudo a propriedade intelectual, a reflexão e a produção literária.

 

Aqui no Brasil, há ainda um outro dia dedicado à celebração dos livros: 29 de outubro, a data de fundação da Biblioteca Nacional, patrimônio que reserva entre suas paredes, livros históricos que contam um pouco mais da história do nosso país.

 

A leitura é uma prática milenar que, ao longo do tempo, adaptou-se aos mais diferentes formatos. Do papiro aos e-books, bons títulos são atemporais e continuamente produzidos. Pensando nos benefícios que a leitura pode trazer, separamos dicas de livros que se relacionam com cada pilar Plenae. Confira a seguir!

 

CORPO

O Milagre da Manhã, de Hal Erod

 

Qual é o verdadeiro poder que o sono exerce em nossos corpos? E como acordar verdadeiramente cedo pode organizar minha rotina, beneficiar minha saúde e trazer uma nova perspectiva de vida? Essas e outras questões são debatidas por Hal Erod em seu best-seller mundial, que já vendeu mais de 800 mil cópias só no Brasil. Depois de episódios de sua vida pessoal, Erod mudou sua própria vida e começou a acordar horas antes do que o necessário para realizar suas tarefas. O autor conta os efeitos que a mudança proporcionou em sua vida e na de outras pessoas que também toparam o desafio, e te conduz ao passo a passo de como realizar esse milagre, que consiste não só em acordar mais cedo, mas tornar esse tempo extra em algo útil. É um livro lido e indicado pelas mais diferentes pessoas, incluindo grandes executivos.

 

MENTE

Mindfulness, Atenção Plena, de Mark Willians e Danny Penman

 

Você deseja ter uma vida mais plena e feliz? O segredo pode estar dentro da sua própria mente. Esse livro contém dicas valiosas para que o seu objetivo seja alcançado. A prática do mindfulness é antiga, mas ganhou mais notoriedade recentemente. Frequentemente confundida com a meditação, o mindfulness exige uma atenção plena desse ser ativo e presente no momento. Parece desafiador – e é! Mas não é impossível. Os dois cientistas e autores desse livro fundamentam a prática em conceitos da ciência, e te ensinam ainda como praticar sozinho em sua vida, durante sua rotina. Leitura poderosa e tática para promover mudanças reais em sua vida.

 

RELAÇÕES

O livro O Amor Faz, do Bob Goff

 

Bob Goff faz um verdadeiro convite a todos os leitores para o amor, a vida e os relacionamentos. Autêntico e divertido, o livro reúne relatos tocantes de pessoas comuns que realizaram coisas extraordinárias pelo simples ato de amar e de se relacionar. Porque, por mais simples que ele pareça, esse ato é poderoso e capaz de despertar o que há de melhor em todos nós. Basta dizer sim para o amor, seja ele qual for! “Lembre-se que há um convite que você não pode recusar: o de acordar todos os dias e viver uma vida de comprometimento, uma vida em que o amor faz” como diz o autor em divulgação do seu livro.

ESPÍRITO

Crer ou não Crer, do Leandro Karnal e P. Fábio de Melo

 

O debate entre um ateu e um padre pode ser mais rico do que você imagina. Um historiador que dedica sua devoção ao estudo das ciências sociais pode aprender e ensinar um homem que dedicou sua vida à devoção religiosa. Afinal, fé, humanidade, medos e dúvidas, esperança e bom-humor: todos esses valores não são exclusivos de um único ser, mas sim, presentes em todos nós, independente do credo particular. O livro é uma aula de como aceitar a sua humanidade e refleti-la ao próximo, quaisquer que sejam suas diferenças. É também uma lição de como a fé e a espiritualidade podem nos ajudar e nos levar longe. 

 

CONTEXTO

O poder do Hábito – Charles Duhigg

 

O ex-jornalista do jornal americano The New York Times traz em seu livro mais do que dicas de como mudar seus hábitos, mas histórias reais de pessoas que o fizeram. Por meio de relatos e pesquisas científicas feitas sobre essas mudanças, Duhigg discorre sobre as pequenas mudanças cotidianas que foram necessárias para que esses personagens atingissem sucesso – e como isso pode estar relacionado com a sua própria rotina e o contexto onde você está inserido.

 

PROPÓSITO 

Propósito: a coragem de ser quem somos, do Sri Prem Baba

 

Por que existimos? Qual a nossa missão na Terra? Grandes questões que permeiam a sociedade há séculos parecem ainda nos acompanhar. O mestre espiritual brasileiro, Sri Prem Baba, propõe nesse livro uma verdadeira viagem individual de cada leitor, com destino ao mais profundo que o seu ser possa alcançar. Dividido em sete partes, do nascimento à transcendência, a obra te coloca frente a frente com os seus anseios com uma serenidade capaz de fazer aflorar o que há de melhor em cada um de nós. É a partir desse sentimento de amor por si mesmo que você encontrará sua missão pessoal, seu autoconhecimento e, enfim, o seu propósito

 

Que tal aproveitar o seu tempo em casa para retomar esse hábito e atualizar sua biblioteca? Não esqueça de compartilhar com o @portalplenae no Instagram o que você está lendo agora. Iremos repostar para que assim toda a nossa comunidade seja incentivada.

Tags: / / / / / / / / / / / / / /