Coloque em prática

A mente na mira: como mantê-la saudável em 2023?

Veja o que passou por aqui em 2022 no pilar Mente e como aplicar essas dicas em 2023!

3 de Janeiro de 2023


Se o nosso corpo é nosso veículo e nossa morada, a mente é o que rege toda essa orquestra. E justamente por seu valor e importância, seus mecanismos são complexos na mesma medida que são sutis. São várias as camadas para manter uma mente sã, mas separamos alguns caminhos possíveis nesse último ano para te ajudar nessa jornada!

Metas

1- Busque atalhos! Para isso, te trouxemos alguns “comos” que podem te ajudar. São eles: como manter um novo hábito mesmo sem se sentir motivado, como ser mais resiliente, como envelhecer mas mantendo a sua mente ativa, como encontrar felicidade no seu dia a dia e como curar e entender o ciúmes. 

2- Olhar para o outro é olhar para si mesmo. Aprender a ler a emoção do outro, por exemplo, pode ser importante para ler a sua própria. Por isso, é importante também evitar a solidão, afinal, ela inibe essa troca e traz malefícios para o cérebro. É preciso ainda trazer os jovens para a discussão tão importante que é a saúde mental - e, porque não, os esportistas, afinal, esse é um tema que afeta a todos.

3- Coloque em prática pequenos passos, eles têm muito valor quando se olha para o todo. Ser grato já é um bom começo, pensar positivo para atrair o que se quer, ir à praia e receber os benefícios do mar e outros pequenos rituais para se manter recarregado no dia a dia. Há ainda três dicas de ouro para se aproximar ainda mais da tão desejada felicidade e cinco passos para priorizar o seu bem-estar em um novo emprego

4- Vá além das medicações e acredite no que é subjetivo. A religião, por exemplo, pode ser um bom caminho para superar traumas, e a meditação é uma prática tão potente que altera até mesmo o formato do seu cérebro. Até mesmo fazer um mapa do nascimento pode ser positivo para sua jornada de autoconhecimento. Por fim, aprenda qual é o tempo exato para se começar uma terapia

5- Desmistifique conceitos! Estude e vá além para entender aquilo que pode parecer confuso. Por aqui, fomos desmistificar o que é o autismo, o que é a síndrome do pânico ou a síndrome do domingo, o que é a depressão pós-parto, o que são as doenças psicossomáticas e qual a relação dos nossos sentimentos com a nossa pele e o que é a neuroplasticidade.

Esteja atento às suas emoções nesse novo ciclo e acredite na importância que é mantê-las em equilíbrio. Você verá os benefícios no resto da sua vida!

Compartilhar:


Coloque em prática

Sete estratégias para começar a meditar

A ideia de que a meditação é uma prática difícil, que leva muito tempo para ser dominada, não está correta e nós podemos provar!

6 de Fevereiro de 2019


A ideia de que a meditação é uma prática difícil, que leva muito tempo para ser dominada, não está correta, na opinião de Jillian Lavender, co-fundadora do London Meditation Center, no Reino Unido. A estratégia é encontrar uma abordagem (como aulas, tutoriais on-line, livros ou aplicativos) e uma prática (da atenção plena à meditação transcendental) de que você goste. Conheça seis estratégias para incorporar a prática na sua vida.
  1. Comece pequeno. Esqueça a ideia de ficar meia hora sentado, por enquanto. Em vez disso, prefira práticas curtas e fáceis de serem inseridas na rotina. “Apenas cinco a dez minutos de meditação por dia já oferecem benefícios”, diz Dan Harris, jornalista americano e autor do livro "10% Mais Feliz". Vale a pena meditar por mero um minuto por dia.
  2. Sinta-se confortável. “É mais importante sentir-se confortável do que se esforçar para manter as costas eretas”, afirma Lavender. Escolha a postura em que você se sinta melhor, seja sentado em uma cadeira, seja em posição de lótus no chão.
  3. Encaixe a prática na rotina. Segundo Lavender, é possível meditar em qualquer lugar onde se possa sentar. Pensando assim, fica mais fácil incorporar a prática no cotidiano. Encontre algum lugar onde você se sinta quente, confortável e não muito autoconsciente.
  4. Experimente um aplicativo. Os aplicativos podem ser um recurso útil e acessível para iniciantes. O Headspace e o Calm, dois dos serviços mais conhecidos, cobram para desbloquear mais conteúdo. Já o Insight Timer reúne 15.000 meditações guiadas gratuitas.
  5. Aceite o erro. Parar e começar faz parte do processo de aprender a meditar. Se você perder o foco durante a prática, recomece. Quando tiver um momento no trem ou no ônibus, sente-se, relaxe e feche os olhos, sugere Lavander.
  6. Pesquise. Como acontece com qualquer nova técnica que você está tentando aprender, vale a pena investir algum tempo pesquisando sobre meditação. Caso queira praticar antes de investir em um curso ou um retiro, existem vários vídeos gratuitos no YouTube dedicados ao tema.
Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais