#PlenaeAprova: o início da Mágica da Arrumação

Conheça o terceiro desafio da jornada de autoconhecimento proposta pelo Plenae, representando o pilar Contexto!

Por ordem na casa. Quantas vezes você já prometeu a si mesmo que faria isso? Agora que a pandemia nos obrigou a passar mais tempo em nosso lar, provavelmente muitas vezes, não é mesmo? Da casa material a casa interna, o isolamento em nossos casulos nos fez refletir profundamente sobre o que realmente importa. Palavras como minimalismo e essencialismo se tornaram, cada vez mais, um guia na busca do bem-estar e da felicidade. 

Para chegar lá, acreditamos que o primeiro passo é olhar com carinho para tudo aquilo que nos cerca. Por isso, o Plenae (a)prova escolheu o best-seller “A mágica da arrumação, de Marie Kondo, representando o pilar Contexto. Ele, que já serviu de inspiração para uma série, irá nos auxiliar nessa jornada de autoconhecimento por meio da organização da casa. 

Objetivo: Organizar a casa.

Porque fazer: estar rodeado por objetos que trazem alegria, refletir sobre excessos e o que é essencial e exercitar a gratidão.

Método: proposto pelo livro “A mágica da arrumação”, de Marie Kondo.

Categorias:

1- Roupas, sapatos e acessórios
2 – Livros
3 – Papelada
4 – Komono (objetos variados que inclui banheiro, cozinha e garagem)
5 – Objetos de valor sentimental

Etapas:

– Colocar todos os itens de uma determinada categoria na sua frente;
– Pegar item por item e perguntar: isso me traz alegria?
– Agradecer cada objeto que for se desapegar;
– Levar estes itens para doação ou ecopontos;
– Organizar o que te traz alegria.

O método KonMari propõe um verdadeiro tratamento de choque para que possamos perceber o quanto acumulamos coisas desnecessárias e, assim, refletirmos sobre excessos, desapego e gratidão. Ao mesmo tempo, sugere manter em nossas rotinas somente aquilo que nos traz alegria e assim criar o estilo de vida dos nossos sonhos. 

Arregace as mangas e junte-se a nós nessa maratona de organização e no encontro com o que é essencial e nos traz alegria. Acompanhe este desafio nas nossas redes sociais, todo domingo um novo relato em nossos stories, e confira o diário de bordo completo no final do mês aqui em nosso site.

Tags: / / / / / / /