Há também impactos não tão visíveis em culturas locais, como o aumento do consumo de drogas devido às influências das festas estrangeiras, choque cultural diante de comportamentos inadequados de turistas ou a “expulsão” de moradores locais pelos altos preços de moradia por temporada e do aumento do custo de vida em locais turísticos.
Na busca por minimizar estes impactos, diversos modelos de turismo responsável vêm sendo discutido entre especialistas, empreendedores e governos locais. O mais atual é o turismo regenerativo, que defende que depois de tanta destruição causada pela humanidade, já não basta mais só preservar, precisamos recuperar, resgatar e regenerar ecossistemas e comunidades locais. O turismo aqui é visto como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos moradores e a saúde do meio ambiente que visitamos.
Acreditamos que vale a pena entender um pouco mais sobre a indústria do turismo e como podemos contribuir para que nossas viagens sejam uma fonte de bem-estar não só para nós, mas para todo o contexto ao nosso redor. Queremos, com este Tema da Vez, te inspirar a escolher destinos que te farão muito bem não só pelas belezas naturais e culturais que você entrará em contato, mas também por se sentir parte de um movimento de cura e regeneração deste nosso Planeta Lar por meio de um turismo responsável e cheio de propósito. Bora fazer as malas? |