Caminhando pelas palavras, encontro virando a esquina um sentimento
25 de Julho de 2024
Caminhando pelas palavras, encontro virando a esquina um sentimento. Um não, vários: saudades, medo, vontade, ânsia, tédio, curiosidade, tristeza, pertencimento. Vigor, raiva, altivez, caos, nojo. Pulo sobre cada um deles como quem pula sobre pedras para atravessar um riacho cuja água não chega ao joelho, mas gela a pele ao mais simples toque. E então, esses sentimentos se diluem.
Ao chegar do outro lado, encontro agora uma floresta de adjetivos: belo, repulsivo, macio, real, desajeitado, forte, frágil. Baixo, brilhante, carinhoso. Caro, inteligente, desconfiado, honesto, gentil, mal. Há tanto por aqui e eu observo como um cientista diante de espécies raras, buscando catalogar cada uma apenas com a força do meu olhar.
Ouço o barulho de uma cachoeira e resolvo mergulhar nessas águas que me trazem substantivos. Embaixo da água, encontro peixes - por si só um substantivo. Também me deparo com meninos, meninas, homem, caneta, corrida, caixa, bombom. Encontro um cesto, um diamante, uma sacola. Há cadeira, toalhas, microscópios, óculos, garrafas, tubos, lençóis, seda.
Há de um tudo, é possível encontrar o universo inteiro ali e me sinto não submersa em águas, mas contemplando as milhares de estrelas da galáxia, como se eu olhasse para o céu. Entendo a imensidão de todas as coisas, a força do ordinário, que está em tudo, em toda a parte, basta olhar com atenção para captar esse brilho e perceberá que está por toda parte.
Substantivos, adjetivos: todos eles falam sobre sentimentos. Esse é um texto que pode parecer ser sobre a natureza, mas é sobre a natureza das palavras. É sobre a língua portuguesa e as milhares de possibilidades que ela nos oferece para que a expressão ganhe asas e alce lindos voos.
No dia do escritor, precisamos acessar as palavras que moram dentro de nós e querem sair, mas não sabem como fazer. São muitos os caminhos, mas para todos eles é preciso sensibilidade e atenção, leveza e potência. Pegue uma caneta e ouça o cantar dentro de si.
Para Inspirar
Prepare-se para mergulhar novamente em seis histórias incríveis, representando cada um dos nossos seis pilares!
5 de Março de 2023
Conteúdos
Vale o mergulho Crônicas Plenae Começe Hoje Plenae Indica Entrevistas Parcerias Drops Aprova EventosGrau Plenae
Para empresas