Coloque em prática

5 aplicativos para equilibrar a sua mente

Apesar de às vezes vilã, a tecnologia pode ser sua aliada em busca de mais equilíbrio para a sua mente se usada com sabedoria

17 de Outubro de 2021


A tecnologia hoje engloba nossa vida de tal maneira que já parece parte do nosso corpo. Cada vez mais aplicativos variados são desenvolvidos para os nossos telefones, desde joguinhos bobos e relaxantes a sérios e sóbrios aplicativos de investimento e até aplicativos para organizar a sua vida, como contamos aqui.


Durante a pandemia do coronavírus, a saúde mental se viu ainda mais sob os holofotes graças ao momento atípico que vivemos e as pessoas se voltaram cada vez mais para a tecnologia em busca de auxílio nesse aspecto. 


O movimento do calm-tainment é um exemplo disso: essa busca por entretenimento calmo encontrou ecos nos aplicativos de streaming de músicas e filmes e ainda aplicativos que auxiliam na meditação ou com mensagens calmantes, por exemplo. É o caso da Join Coa, a “primeira academia para saúde mental do mundo”, e até o aplicativo da gigante Calm, que “conversa” com o usuário diariamente. 


Quando o assunto é celular, é importante saber que não há aplicativo que possa substituir o tratamento adequado para problemas psicológicos como a depressão e ansiedade. Mas, sim, eles podem ajudar nessa empreitada. Aqui, listamos cinco deles que podem te ajudar a cuidar da sua mente da melhor maneira possível:


Insight Timer


O Insight Timer é principalmente focado na prática da meditação, mas conta também com um acervo gigantesco de músicas e sons relaxantes para ajudar no sono, além de textos e até cursos. Possui, também, uma função social, sendo possível adicionar outras pessoas e até ver se estão usando o app para meditar no momento.


Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você faz um curto cadastro onde deixa claro seus interesses, visões e experiências com a meditação e temas relacionados como espiritualidade, bem-estar, controle da ansiedade etc. Com isso, ele mesmo já sugere conteúdos de acordo com as informações fornecidas. 


O Insight Timer é gratuito, com assinatura opcional paga. Está disponível para Android e iOS, totalmente em português.


Querida Ansiedade


Desenvolvido por duas brasileiras, a psicóloga Camila Wolf e a designer Ana Luiza Parente, o aplicativo Querida Ansiedade é simples e direto: ele busca trazer informações por meio de textos, vídeos e podcasts que ajudam a entender e controlar a ansiedade, explicando, principalmente, como ela também é uma das inúmeras emoções humanas e não necessariamente uma das maiores vilãs do século XXI junto com a depressão. Cabe a nós apenas saber lidar, o que muitas vezes não sabemos como fazer.


Nele, são enfatizadas ainda a importância do tratamento psicológico através da terapia e de práticas saudáveis na busca por essa forma de autoconhecimento, como a escrita. Também está disponível para Android e iOS. É gratuito, sendo a função de terapia à distância a única paga.


Headspace


Talvez o mais famoso dentre os aplicativos desse estilo, o Headspace é excelente para meditação guiada e já virou até mesmo série no Netflix. Muito didático, ele te propõe exercícios diários de meditação com tempos crescentes, além de também ajudar no sono e no foco.


Disponível em português para Android e iOS, os vídeos e exercícios são fornecidos por etapas, de acordo com seu progresso diário. Para quem se interessa pela prática meditativa, mas não consegue fazê-la sem ajuda, é uma excelente pedida. É gratuito, mas conta com a opção premium.


TED


Os famosos TED Talks agora também possuem versão em aplicativo para Android e iOS. Já populares na internet há anos, eles são um conjunto de palestras sobre os mais variados motivos, sempre dadas por especialistas da área. O grande objetivo do TED é difundir ideias de maneira acessível ao máximo de pessoas possível, e, atualmente, esses leves programinhas de celular parecem ser a melhor via para tal.


O app conta com um grande acervo de vídeos em português ou pelo menos com legendas no idioma, além de podcasts que também podem servir para agregar cada vez mais conhecimento. Você ainda pode filtrar pelo assunto que busca, e aqui dentro desta matéria, indicamos que você busque por palavras chaves relacionadas à sua mente.


Freeletics


A saúde mental e a física não são duas coisas separadas, muito pelo contrário. Como diz o antigo ditado, “mente sã em corpo são”. Por isso, uma das formas mais conhecidas de se cuidar da mente é por meio do corpo, e o Freeletics é excelente para isso. 


O aplicativo elabora um plano de exercícios (com aparelhos de musculação e sem, para quem não tem acesso) de acordo com seus objetivos, peso, altura e idade. Resistência, condicionamento físico, ganho de massa muscular… tudo aquilo que nos leva a fazer matrícula na academia, dessa vez direto no celular. 


Ele conta também com uma refinada inteligência artificial que vai adaptando os exercícios conforme os seus desempenhos e resultados. Está disponível em português para Android e iOS.


Em tempos tão complicados, é importante manter o cérebro afiado e o corpo sadio. Os aplicativos listados não são milagrosos, mas podem dar um importante apoio para quem busca tratamento e esse olhar cuidadoso para a mente.


Existe algum outro que te ajuda a lidar com o seu dia a dia? Conta pra gente no Instagram!

Compartilhar:


Coloque em prática

25 sinais de que sua ansiedade está acima do normal

A ansiedade descontrolada pode interferir nos seus relacionamentos e no seu trabalho

26 de Julho de 2019


A ansiedade não é algo que muitos de nós admitiria prontamente. No entanto, ela afeta 9,3% da população brasileira, ou 18,6 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo do Brasil o país recordista em ansiedade no mundo. Você não está sozinho se estiver se sentindo deprimido ou ansioso.

A ansiedade descontrolada pode interferir nos seus relacionamentos e no seu trabalho. Além disso, quando nos preocupamos demais nosso cérebro envelhece mais rápido. É normal que todas as pessoas se sintam ansiosas de vez em quando. A ansiedade se torna um problema quando começa a interferir em suas atividades cotidianas ou mudar a maneira como você costumava abordar a vida, como sair com seus amigos, ser produtivo no trabalho e praticar um esporte.

Causas.

O psiquiatra sul-africano Ian Westmore, membro Grupo de Gestão de Psiquiatria, afirma que uma série de fatores pode contribuir para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade. Entre as causas estão predisposição genética e fatores físicos, como um desequilíbrio de hormônios e neurotransmissores, além de efeitos colaterais de medicação e sintomas de estresse relacionados a uma doença. Há também causas ambientais, como estresse excessivo em um relacionamento, trabalho, dificuldades escolares ou financeiras, e eventos traumáticos da vida.

Indicadores.

Ansiedade é mais do que apenas um pouco de estresse, palmas das mãos suadas e uma sensação de frio na barriga. Ela inclui sentimentos contínuos de preocupação, medo e morte iminente. Essas percepções são tão graves que interferem em sua capacidade de trabalhar, viver uma vida saudável, relacionar-se e dormir.

25 sinais de ansiedade

Físicos

  1. Coração acelerado
  2. Suor excessivo
  3. Tensão muscular ou dores
  4. Inquietação ou agitação
  5. Tontura ou vertigem
  6. Falta de ar ou sensação de asfixia
  7. Insônia
  8. Ataques de pânico
  9. Fadiga
  10. Náusea, diarreia e síndrome do intestino irritável
Emocionais
  1. Preocupação constante sobre o que poderia dar errado
  2. Percepção de ameaça quando ela não existe
  3. Indecisão e medo de tomar a decisão errada
  4. Dificuldade de concentração
  5. Sentimentos de pavor
  6. Problemas de concentração
  7. Evitamento de situações sociais
  8. Pensamento catastrófico
  9. Irritabilidade e nervosismo
  10. Pesadelos ou pensamentos repetitivos de cenas traumáticas
  11. Mudanças de humor
  12. Excesso de vigilância
  13. Distração
  14. Medo de perder o controle
  15. Tristeza persistente

Compartilhe suas preocupações com alguém
Apatia, perda de esperança ou pensamentos suicidas podem mostrar que a ansiedade se transformou em depressão, condição comum. Westmore diz que é importante compartilhar seus sintomas com alguém da sua confiança. Comece com um familiar ou amigo, mas sempre procure um profissional de saúde que possa ajudá-lo a administrar os sintomas. Os tratamentos incluem acompanhamento psicológico e, em alguns casos, uso de medicamentos.

Estilo de vida.

Além de procurar ajuda médica, é recomendável desenvolver um plano de ação que inclua as seguintes mudanças no estilo de vida: Exercitar-se regularmente Dormir o suficiente Socializar e conectar-se com amigos e familiares Gerenciar o estresse por meio da meditação, música ou arte Seguir uma dieta saudável Reduzir o consumo de álcool, evitando drogas e outros estimulantes

Conclusão.

A boa notícia é que você não precisa viver em um estado perpétuo de preocupação. Transtornos de ansiedade são tratáveis ​​se você reconhecer que tem um problema e encontrar auxílio. Fonte: Gisèle Wertheim Aymes, para Longevity Síntese: Equipe Plenae Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais