Coloque em prática

18 dicas para economizar dinheiro

Acha difícil poupar, mas sente que é necessário? Confira as recomendações são de especialistas no assunto

10 de Janeiro de 2020


Todo mundo tem conselhos sobre como cortar despesas, mas quais dessas táticas são realmente úteis? A AARP, associação que reúne 40 mil aposentados nos Estados Unidos, pediu para mais de 20 planejadores financeiros e blogueiros boas dicas de economia. Confira! 1 - Quando receber um aumento no salário, eleve o percentual economizado. 2 - Exercite-se 30 minutos por dia, pelo menos cinco dias por semana. Uma boa saúde significa menos despesas médicas. 3 - Identifique uma meta de poupança, crie uma conta separada para ela e deixe os investimentos no débito automático. 4 - Faça uma lista de todas as suas assinaturas recorrentes e cancele o que não usar com frequência. 5 - Transfira seu dinheiro da poupança para um investimento com maior rendimento. 6 - Pare de fumar. Seus custos de saúde cairão. 7 -  Pare de beber também. 8 - Anualmente, renegocie os seus contratos de serviço (telefone, internet, plano de saúde e seguros). 9 - Encontre amigos para passear, em vez de tomar uma bebida ou fazer uma refeição. 10 - Livre-se de objetos indesejados e venda o que não quiser mais. 11 - Planeje o cardápio com uma semana de antecedência, compre os ingredientes no supermercado e faça mais refeições em casa. 12 - Associe-se a uma biblioteca para emprestar seus livros e filmes. 13 - Cancele seu telefone fixo, a menos que faça parte de um bom pacote que inclua internet e TV a cabo. 14 - Cancele também a assinatura de todos os e-mails de lojas para evitar a tentação de gastar. 15 - Aguarde 24 horas antes de fazer qualquer compra online. Deixe suas compras no carrinho e aguarde um dia para evitar gastos por impulso. 16 - Use um cartão de crédito com cashback, ou seja, que lhe devolva o dinheiro em cada compra. 17 - Faça seu próprio café em casa em vez de bebê-lo na rua. 18 - Anote cada centavo desembolsado todos os dias. Fonte: Ellen Stark, para AARP Síntese: Equipe Plenae Leia o artigo original aqui .

Compartilhar:


Coloque em prática

Quais são os benefícios do boxe?

A modalidade queridinha do momento pode trazer benefícios para sua disposição, força e até saúde mental!

16 de Maio de 2023


Se você tem o hábito de acompanhar o dia a dia de algumas influenciadoras digitais, pode já ter se deparado com a modalidade queridinha do momento: a luta, mais especificamente, o boxe. Mariana Rios, Alice Wegmann, Jade Picon e Flávia Pavanelli são alguns dos vários nomes que se tornaram adeptos à prática. 

Mas o boxe, é claro, não se trata de uma nova modalidade. A primeira referência a um duelo com punhos fechados é uma placa de pedra da Mesopotâmia, datada de 5 mil a.C, como explica esse artigo da revista Superinteressante. O esporte continuou acontecendo em outras civilizações e nos anos seguintes, mas sem regras ou sem competições. 

Foi na Grécia, em 668 a.C, que a coisa ficou um pouco mais “séria” e profissionalizada. Até chegar em 1920, já na história recente, quando o boxing - que já havia ganhado esse nome - volta a participar das olimpíadas e se torna até mesmo tema de filme, ainda no mesmo século, com o inesquecível Rocky Balboa.
 

Os benefícios da luta


Mas, a pergunta que não quer calar é: por que escolher lutar? Quais são os seus benefícios, afinal? A prática de artes marciais em geral contribui para o condicionamento físico, como a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora, como explica artigo do Ministério da Saúde. 

"As lutas proporcionam o treinamento que vai além, inclusive mental e psicológico. Isso acaba por impactar a vida delas, ajuda a agir, reagir, se defender, se colocar na hora certa, no momento certo", explica o empresário e educador físico Márcio Padilha ao mesmo site. 

Segundo sua própria experiência, os alunos se aproximam das práticas de luta com o objetivo principal de emagrecer, mas acabam engajando até mais do que em outras modalidades. O motivo seria primeiramente porque a luta ajuda a enfrentar outros desafios na vida. Mas, além disso, elas possuem um processo pedagógico que favorece o envolvimento do aluno, que vai buscando uma evolução cada vez mais constante.

"O nível de profundidade do engajamento é maior por conta de todo enredo que envolve a pessoa. Estão embutidos princípios, valores e desafios que a pessoa precisa vencer para buscar um outro patamar. Assim, ela acaba se dedicando por um período de tempo razoável. Vai muito além de emagrecer e perder peso", esclarece ao Ministério. 

Para escolher a luta que você quer se especializar, é preciso analisar as características de cada uma, como quantidade de contato físico, os princípios e valores de cada uma e, claro, a logística adequada para você (Se é perto de casa, se é viável financeiramente, etc). 

Os benefícios do boxe


Agora que você já sabe que todas as lutas são benéficas e costumam engajar mais os seus adeptos do que outros exercícios físicos, e também já sabe que há particularidades em cada uma, digamos que você tenha escolhido o boxe, que é um tipo de luta de pouco contato corpo a corpo. 


A modalidade é bastante democrática, como explica Alexandre Brufatto, coordenador da Jab House, academia especializada em treinos de boxe,
ao portal Terra. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode praticá-lo, desde que faça uma avaliação médica antes. Se há problemas articulares ou inflamatórios nos punhos, cotovelos e ombros ou para gestantes em início de gestação, a prática deve ser proibida, pontua ele.  


Dentre seus principais benefícios, estão:

    • Perda de peso
    • Aumento na agilidade, deslocamento e velocidade de reação
    • Ganho de resistência muscular e flexibilidade
    • Mais coordenação e ritmo
    • Liberação de endorfina e serotonina no cérebro, trazendo mais bem-estar
    • Ativa diversos grupos musculares, como braços, pernas e abdômen
    • Melhora o desempenho cardiorrespiratório e o condicionamento físico geral
    • Autodefesa e autoestima também são trabalhadas, além do espírito 
    • Maior entendimento da percepção corporal e na concentração


    Por fim, o boxe ainda traz benefícios para as relações, já que são aulas feitas em duplas ou até em grupo. Ele reduz o estresse do praticante graças às liberações dos hormônios mencionados acima e pela própria sensação de estar liberando a tensão e, por fim, a capacidade de superar seus próprios desafios é instigada.

    É preciso tomar cuidado com as lesões, já que é um esporte que trabalha com muita mobilidade e com muitos grupos musculares diferentes. Também é preciso absorver a filosofia de todas as lutas, que são ensinadas para a defesa pessoal e para serem usadas com parcimônia. Agora, é só começar a lutar!

    Compartilhar:


    Inscreva-se na nossa Newsletter!

    Inscreva-se na nossa Newsletter!


    Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

    Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
    Quero Saber Mais