Coloque em prática

Cinco dicas (naturais) para aliviar a ansiedade

A ansiedade pode virar a vida do avesso, pois afeta diretamente atividades básicas como o sono, a produtividade e a energia.

16 de Julho de 2018


A ansiedade pode virar a vida do avesso, pois afeta diretamente atividades básicas como o sono, a produtividade e a energia. Abaixo, seguem cinco técnicas naturais que ajudam a reconquistar o equilíbrio – que é fundamental quando você precisa de tempo exatamente para analisar e abordar as questões mais profundas que causam o estresse e a ansiedade.
    1. Elimine bebidas estimulantes - A ansiedade muitas vezes invoca a autoindulgência em uma tentativa de acalmar os nervos. Elimine ou reduza o consumo de açúcar, cafeína e álcool. Comendo proteínas a cada 2 ou 3 horas, você mantém regular o açúcar no sangue e recarrega a energia para continuar ativo e evitar ataques de fome. Para isso, faça um potinho com nozes ou um shake de proteínas para ter sempre à mão. Quando você sente aquela vontade irresistível de açúcar, dê uma ajuda a você mesmo escolhendo sabiamente e deliberadamente frutas orgânicas ou chocolate escuro orgânico. Esforce-se pelo equilíbrio, não pela perfeição. Não há nada de errado com indulgências inteligentes e prazerosas, especialmente quando você precisa de um pouco de conforto.
    1. Suplementos - Os suplementos naturais podem resolver a ansiedade sem os efeitos colaterais associados aos medicamentos. Cada corpo é único e responde de forma diferente aos gatilhos emocionais, ambientais, físicos e psicológicos. Consulte o médico e explore o que é mais eficaz para o seu corpo. Sempre faça uma boa pesquisa para encontrar suplementos de alta qualidade produzidos por empresas confiáveis. Os seguintes suplementos fornecem suporte extra durante os momentos de estresse:
      • O magnésio é considerado o mineral mais poderoso disponível para o relaxamento. Crítico para várias funções do corpo, esgota-se facilmente com o estresse.
      • As vitaminas B também abandonam o corpo durante períodos estressantes. Inclua, como suplemento, o Complexo B para melhorar o humor, energia e função cerebral.
      • A melatonina induz o sono profundo.
      • L-Teanina , componente natural do chá verde, é um aminoácido conhecido por reduzir a ansiedade e induzir a calma. Também pode aprimorar o foco mental. Funciona bem em ambientes de trabalho.
      • Plantas medicinais contra o estresse, como ginseng, rhodiola, manjericão sagrado, maca e ashwaganda, diminuem naturalmente os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e reabastecem as glândulas adrenais. Elas abordam simultaneamente outras questões como o desequilíbrio de açúcar no sangue, o sistema imunológico deprimido, níveis baixos de energia e libido.
  1. Óleos essenciais - Uma maneira barata de relaxar é manter uma garrafa ou duas de óleos essenciais na sua mesa de trabalho, bolsa ou armário de medicamentos. Inale ou coloque uma ou duas gotas na ponta dos dedos e bata levemente em suas têmporas, pulsos internos, terceiro olho, pescoço ou pés. Pode adicioná-los ao banho ou a um difusor. Há misturas de óleos essenciais feitas especificamente para enfrentar o estresse e a ansiedade. Os remédios à base de flores são outra opção, como as Florais de Bach, uma mistura suave de essências criadas pelo Dr. Bach para emergências e situações estressantes. A seguir, três tipos de óleos e suas funções:
    • Lavanda. Acalma o sistema nervoso.
    • Rosa. Eficaz para trauma romântico e estresse emocional.
    • Laranja. Potente analgésico aromático que os aromaterapeutas recomendam frequentemente como um tranquilizante.
  2. Respiração consciente - Prática simples e eficaz para aliviar a ansiedade e diminuir o estresse. Leva um minuto ou cinco (se você tiver) para respirar profundamente e redefinir seu sistema emocional. Em seguida, pergunte a si mesmo, onde a tensão se manifesta? Um estômago embrulhado? Um coração acelerado? Um nó em seu ombro? Uma dor de cabeça? O simples ato de reconhecer seu momento atual é, muitas vezes, suficiente para resolver a questão. Nunca perca a oportunidade de sintonizar-se com seu corpo, pois é aí que a magia acontece.
  3. Compaixão - Pratique a autocompaixão. Pode ser fácil olhar os erros das outras pessoas com compaixão e perdão, mas é mais difícil ter esse sentimento em relação a si mesmo. Comece a se olhar com compaixão. Aceite e perdoe as próprias fraquezas, dores e falhas. Estudos mostram que as pessoas que praticam a autocompaixão não são apenas menos ansiosas e menos deprimidas, elas são mais felizes e mais propensas a ter sucesso.
Leia o artigo original aqui.

Fonte: Monet Euan Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Coloque em prática

Tipos e benefícios do trabalho voluntário

O ato de doar uma parte do seu tempo a alguma atividade que possa beneficiar um outro ser humano é mais potente para si mesmo do que você imagina

6 de Maio de 2020


Em tempos de pandemia, a solidariedade é palavra de ordem mundial. Você já deve ter ouvido falar em como as doações podem te trazer felicidade. Um estudo conduzido pela Harvard School inclusive comprovou que pessoas que doam, de alguma forma, são mais felizes.

Essa sensação de bem-estar que a doação pode causar já tem gerado bons frutos “epidêmicos”. Isso porque, segundo estudos , as novas gerações doam mais e são mais engajadas em diversas causas. É sinal de que a conscientização acerca desse tema esteja ganhando cada vez mais força.

Mais do que doar dinheiro, bens de consumo ou alimentos, você pode doar também seu tempo. Os trabalhos voluntários demandam ainda mais comprometimento não só com a sua frequência e proatividade, mas também de identificação com a iniciativa.
E as iniciativas, no caso, podem ser variadas! Você pode ser voluntário em uma festa junina promovida por uma igreja para sua comunidade local, pode ajudar a construir casas populares para quem mais precisa, animar crianças e idosos que estão enfrentando alguma doença e pode até embarcar em missões internacionais.

Parece tudo incrível, mas meio trabalhoso e distante, certo? Fique tranquilo, essas não são as únicas possibilidades. Plataformas como o
Atados.com enviam diretamente no seu e-mail vagas de voluntariado por todo o Brasil que podem ser feitas até mesmo remotamente, ou seja, no conforto do seu lar, e o melhor: usando da sua experiência profissional.

Designers, psicólogos, jornalistas, engenheiros, contadores… O céu é o limite!
Mas, por que eu devo me voluntariar? Qual seria o meu ganho individual? Conheça a seguir alguns dos vários benefícios que o trabalho voluntário pode trazer, sobretudo, aos seus pilares Plenae!

CORPO

Esse talvez seja o pilar mais específico a ser contemplado pelo trabalho voluntário - mas não necessariamente vai ficar de fora! Em termos de exercício físico, atividades que demandem movimentação e esforço, como brincar com crianças ou ajudar em uma cozinha movimentada que sirva comida para muitas pessoas, e até pintar casas e organizar organizações - tudo isso fará com que você movimente e pratique exercícios indiretamente.

“Importantes pesquisas conduzidas por instituições do peso da Universidade de Harvard, já comprovaram que pessoas que desenvolvem atividades voluntárias têm, em média, uma maior expectativa de vida, assim como mais qualidade no viver. A explicação fisiológica está bastante ligada ao aumento na produção de neurotransmissores durante a atividade voluntária, como endorfinas e a serotonina, que são responsáveis, respectivamente, pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela sensação de bem estar", aponta a psicóloga Andrea Bossan para entrevista na Folha de São Paulo.

MENTE

Esses mesmos hormônios citados anteriormente podem beneficiar também a sua mente. Isso porque, como já se sabe , eles são capazes de trazer uma sensação de bem-estar e felicidade. E nada como estar exatamente assim para fazer com que sua mente esteja bem também, certo? Além disso, o trabalho voluntário pode ser muito benéfico para suas habilidades como foco e atenção plena ao momento.

ESPÍRITO

“Fazer o bem sem ver a quem” é o pilar tanto do trabalho voluntário quanto da bondade incipiente de nossos corações. Se há alguma coisa em comum entre todas as religiões, essa coisa é com certeza o amor. Doar seu tempo e suas habilidades em prol do bem de outro ser humano nada mais é do que um ato de amor poderoso, capaz de restaurar sua fé em toda a sociedade, refletir nos seus atos cotidianos e inspirar todos ao seu redor.

RELAÇÕES

O trabalho voluntário vai te colocar em contato com todo tipo de gente, algumas delas, pessoas que podem se tornar especiais para o resto da vida e que, provavelmente, você não conheceria de outra maneira, em outra circunstâncias. Essas novas relações nascem de um mesmo interesse em comum, muito nobre por sinal, e se dão em contextos de maior dificuldade, demandando que esse laço se fortaleça mais rápido e mais sólido do que outros em sua vida.

CONTEXTO

Ainda sobre conhecer pessoas de todos os cantos, isso pode trazer bons frutos para seu
networking , por exemplo. Além disso, ter trabalhos voluntários no seu currículo pode contribuir para uma imagem positiva a seu respeito, demonstrando qualidades suas como a filantropia e o comprometimento de causa.

PROPÓSITO

Propósito, segundo o dicionário Michaelis, é “intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade”. O voluntariado é tudo isso e mais pouco. Se engajar em uma causa pode expandir seus horizontes, revelar novas vontades, evidenciar ou otimizar suas habilidades, contribuir para futuros projetos, fazer parte de um plano, te apresentar realidades distantes… É propósito puro!

E aí, que tal aproveitar esse momento delicado no mundo para espalhar solidariedade por aí? Ajudar o próximo é também uma forma de ajudar a si mesmo em uma corrente do bem potente e infinita.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais