Coloque em prática

Cinco exercícios para evitar uma morte precoce

Atividades que ajudam a reduzir a pressão arterial, o colesterol e o risco de doenças cardíacas

28 de Novembro de 2019


Corrida
Uma pesquisa científica publicada recentemente pelo periódico British Journal of Sports Medicine descobriu que a corrida pode reduzir o risco de morte prematura, independentemente de quanto tempo ou a que velocidade você corra. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de avaliar dados de 14 estudos realizados com 230.000 pessoas durante um período entre 5,5 e 35 anos. Segundo os autores, qualquer quantidade de corrida, mesmo que apenas uma vez por semana, é melhor do que nenhuma corrida.

Natação
Segundo um estudo de 2017 com mais de 80.000 pessoas, nadadores têm um risco 28% menor de morrer prematuramente e 41% inferior de sofrer acidente vascular cerebral ou doença cardíaca. A pesquisa também revelou que a natação é um exercício econômico, seguro e viável para todas as idades. O esporte ajuda os mais velhos a ficarem mental e fisicamente em forma e pode auxiliar crianças a desenvolver habilidades físicas, cognitivas e sociais.

Tênis
Cientistas descobriram que sessões regulares de tênis e badminton reduzem o risco de morte em qualquer idade em 47%. O estudo, publicado pela revista British Journal of Sports Medicine , reuniu dados de mais de 80.000 adultos a partir de 30 anos, por meio de pesquisas realizadas entre 1994 e 2008.

Ioga
Além de melhorar a força, a respiração e a flexibilidade, a ioga reduz fatores de risco para doenças cardíacas, como alto índice de massa corporal, colesterol e pressão arterial. Um estudo do American College of Cardiology descobriu que as pessoas que combinam prática de ioga com exercícios aeróbicos, como correr ou nadar, apresentam níveis de IMC, colesterol e pressão arterial menores do que aqueles que fazem apenas um desses exercícios.

Breve passeio
Inúmeros estudos sugeriram que ficar sentado por muito tempo pode ser um fator de risco para morte precoce. Uma pesquisa publicada pelo British Journal of Sports Medicine descobriu que atividades de baixo nível, como caminhar por apenas 10 a 59 minutos por semana, podem reduzir o risco de morte por qualquer causa em 18%.

Fonte: Gregory Robinson, para The Guardian
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo original aqui.
Curtir

Compartilhar:


Coloque em prática

Palavras poderosas para trazer propósito nos seus dias

Se propósito é o que nos faz levantar da cama e enfrentar nossos dias, então que tal trazer algumas palavras para ajudar nessa jornada?

19 de Dezembro de 2022


O ano está acabando e, nesses encerramentos de ciclo, é comum que façamos o balanço dos últimos meses e projetamos o que queremos para os próximos. Mas aqui no Plenae, mais do que grandiosos atos, acreditamos também nas pequenas mudanças. Aquelas que moram no cotidiano e, quando juntas, fazem uma verdadeira revolução.

Pensando nisso, buscamos, mais uma vez, inspiração na comunidade Thrive Global, que possui uma linha editorial bem próxima da nossa. Dessa vez, para falarmos sobre propósito, esse tema que parece por si só demandar passos elaborados e mergulhos intensos. 

Mas será que é sempre assim? Será que precisamos sempre encararmos um IKIGAI ou outra etapa mais complexa para encontrarmos nossa missão de vida? Às vezes, palavras simples, mas poderosas, podem mudar o curso do seu dia de maneira 360º. E é sobre isso que falaremos aqui.

Separamos algumas palavras que podem trazer propósito para seus dias e que foram selecionadas pela comunidade Thrive. Para conferir todas, visite o artigo completo. Elas podem também fazer parte dos seus planos de mudança para esse próximo ano que se aproxima, de repente se tornando um novo hábito diário. Isso ditará o tom do novo ciclo. Confira abaixo!

Gentileza

A bondade definirá o tom de tudo o que digo, faço e escrevo. Isso me guiará para olhar e ouvir aqueles de quem discordo de maneira diferente, para ser mais consciente em geral, ouvir com mais atenção e plena consciência de que nestes tempos incertos de mudança de terreno, a bondade é necessária para todos.”

Georgina Cannon, autora e instrutora da University of Toronto, Toronto, ON, CA

Espaço

“Pretendo criar mais espaço para o que é o meu maior e melhor uso e encontrar maneiras de delegar ou despejar todas as coisas que não são. É provável que isso exija alguma mudança de hábito e abandono de tarefas, que estou convencido de que sou o único que pode fazer muito bem! Estou pronto para o desafio. Que haja mais espaço em meus dias.”

Dede Henley, autor e líder empresarial, Seattle, WA

Celebração

“Como uma pessoa de alto desempenho, costumo esquecer que não sou a mesma pessoa que era três meses, seis meses ou um ano atrás! Eu chego ao topo de uma montanha pessoal ou profissional e então pulo para escalar a próxima. Como parte do meu diário, adicionei uma 'vitória diária do dia'. Estou comemorando ao longo do caminho, não apenas quando chego ao topo!

Lisa Pezik, estrategista de negócios, Ontário, Canadá

Graça

“Dar graça é perdoar, entender e oferecer compaixão, tudo o que é necessário durante este período extremamente difícil. Começar o novo ano com esta palavra me permitirá deixar de lado parte do estresse em minha própria vida e aprofundar minha apreciação pelas lutas dos outros, sem aumentar involuntariamente seus fardos”.

Jennefer Witter, empreendedora e palestrante, Nova York, N.Y.

Alongamento

“Esta palavra tem como objetivo me inspirar a me alongar fisicamente todas as manhãs e todas as noites, bem como a me desenvolver profissionalmente e atingir meus objetivos pessoais. É flexível o suficiente para evoluir ao longo do ano, conforme necessário. Meu mantra é me esforçar para alcançar novos patamares em 2022.”

Marta Rzeszowska Chavent, consultora de gestão e mudança, França

Coragem

“Eu sempre tenho objetivos, esperanças, sonhos e aspirações. É fácil deixar as circunstâncias atrapalharem – especialmente uma pandemia. O que é ainda mais fácil é o medo e as tendências perfeccionistas. Este ano, estou escolhendo ser corajoso e ir atrás das coisas difíceis que me levarão ao próximo nível de onde quero estar.”

Kim Regis, vice-presidente e treinador, Columbus, OH

Liberdade

“Manter o foco na ideia de liberdade ajuda a me manter motivado em relação ao estado de sentimento exato que desejo incorporar e define um tom encorajador para 2022.”

Tianna Soto, editora, New York, N.Y.

Paciência

Há uma citação de Santa Frances De Sales: 'Tenha paciência com todas as coisas, mas, antes de tudo, consigo mesmo'. Visto que nunca mais voltaremos ao que pensávamos ser normal, precisamos ter paciência com esse ambiente em constante mudança. É importante entender que cada um está lutando à sua maneira. Portanto, se eu puder ter paciência comigo mesmo, estou mais propenso e disposto a ter paciência com os outros.”

Nicki Anderson, diretora de liderança feminina da Benedictine University, Lisle, IL

Presente

“As famílias, naturais ou escolhidas, são o que há de mais importante em nossas vidas e meu objetivo este ano é estar mais presente com elas sempre que puder. Preciso dessa palavra para me ajudar a desacelerar e aproveitar as pessoas maravilhosas da minha vida.”

Tara Bethell, RH e líder de bem-estar, Phoenix, AZ


Que tal colocá-las em prática no seu dia a dia? Falar uma delas por dia, olhando-se no espelho ainda pela manhã pode ser um movimento mais poderoso do que parece. Tente fazer por aí e não esqueça de contar pra gente lá no nosso Instagram como foi a sua experiência depois de alguns dias!

Curtir

Compartilhar:


Inscreva-se


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais