Coloque em prática

Como trazer o estado de atenção plena para o dia a dia

A desatenção pode resultar na perda de algumas coisas realmente boas e também em ignorar mensagens importantes sobre a vida, os relacionamentos e a saúde.

4 de Fevereiro de 2019


Você já se pegou indo a algum cômodo da sua casa e, ao chegar, esquecer o que foi fazer lá? Ou deixou a comida queimar no fogo. A resposta, provavelmente, é sim. Todos nós caímos em hábitos que resultam em não estarmos presentes em nossas próprias vidas. A desatenção pode resultar na perda de algumas coisas realmente boas e também em ignorar mensagens importantes sobre a vida, os relacionamentos e a saúde. Uma maneira de desligar-se do “piloto automático” é praticar a atenção plena, também chamada de mindfulness. Trata-se de um estado mental de colocar conscientemente a atenção no momento presente. Todos nós temos a qualidade da atenção plena em nós. Conheça seis estratégias para aplicar a técnica no dia a dia:
  1. Permita que sua mente vagueie, especialmente se você praticar algumas respirações. Seja paciente consigo mesmo quando isso acontecer e gentilmente retorne a consciência para a sensação de respiração.
  2. Observe qualquer tendência a ser duro consigo mesmo ou a sentir-se frustrado ou fracassado. Veja esse tipo de julgamento como apenas outro tipo de pensamento e gentilmente devolva a atenção à respiração.
  3. Incorpore o relaxamento, especialmente se você praticar algumas respirações. Essa sensação nos ajuda a estar mais presentes, mais conscientes.
  4. Espere notar mais coisas, incluindo coisas mais dolorosas. Isso é realmente um progresso. Você não está fazendo nada de errado! Muito pelo contrário, você está aumentando a atenção para todas as coisas. Quando experimentar algo doloroso, tente se manter com compaixão e bondade, e continue a trazer uma percepção aberta para a experiência que se desenrola.
  5. Pratique ficar presente. Ao não se afastar das coisas dolorosas em nossas vidas, podemos aprender a permanecer abertos a todas as possibilidades em cada situação. Isso aumenta nossas chances de cura e transformação para enfrentar a dor. Podemos descobrir que a qualidade da atenção plena não é danificada pelo contato com a dor.
  6. Tenha cuidado para criar expectativas de alcançar algo sobrenatural ou especial. Simplesmente relaxe e preste tanta atenção o quanto puder ao que está aqui agora. Permita-se experimentar a vida diretamente à medida que ela se desenrola, prestando atenção cuidadosa.
Leia o artigo completo aqui .

Comentários


Faça seu cadastro e passe a receber mensalmente nossa Newsletter!

Ao se inscrever você concorda com os termos de consentimento e política de privacidade