Coloque em prática

O equilíbrio na alimentação

Não dá para falar em longevidade e deixar de fora uma boa conversa sobre alimentação. Fique atento ao que você come diariamente.

2 de Maio de 2018


Não dá para falar em longevidade e deixar de fora uma boa conversa sobre alimentação. Fique atento ao que você come diariamente. Se você pudesse focar em apenas uma coisa para fazer bem feito a fim de experienciar uma vida mais longa e plena, eu diria que o mais importante de tudo é cuidar da alimentação.

Mas, o que seria comer bem? Alguém aqui pensou em encher o prato de iguarias tentadoras? Se isso passou pela cabeça, esqueça. Procure comer sempre pouco, apenas o suficiente para obter as calorias necessárias para as atividades diárias. Outro ponto é escolher bem os alimentos.

Mantenha uma dieta balanceada entre carboidratos e proteínas. O prato deve ter menos carboidrato – comidas como arroz e alimentos à base de farinha branca e com alto teor glicêmico devem ser evitados. A proteína – encontrada na carne, em aves, peixes, no feijão e na soja, por exemplo – é um nutriente muito forte. Também, devemos privilegiar as fibras, comuns em verduras frescas, que ajudam na saúde do intestino.

As frutas são bem-vindas, mas apenas em quantidade controlada, pois são ricas em um açúcar chamado frutose. Ingredientes como azeite de oliva e noz (ricos em ácidos graxos monoinsaturados) ou ainda peixe e espinafre, famosos pela quantidade de Ômega 3 (também conhecidos como ácido graxo poliinsaturado) também precisam fazer parte do cardápio ao menos três vezes por semana.

O que descrevi acima é a fórmula do equilíbrio alimentar que venho aprendendo ao longo da vida. É como monto a minha dieta. Em outras palavras: trata-se dos princípios básicos do que é para mim uma alimentação saudável. O mais importante, no entanto, é ter a consciência de que o que engorda e faz mal é a rotina, não as exceções.

Se comemos alimentos mais gordurosos e prazerosos ocasionalmente, não existe problema algum. O que não podemos fazer é comer um churrasco no almoço e uma lasanha no jantar todos os dias.

Compartilhar:


Coloque em prática

Sete dicas para viver mais

Pequenos hábitos que podem te levar longe! Conheça quais são eles

14 de Janeiro de 2019


  1. Siga a dieta mediterrânea
Um estudo de 2011 descobriu que os idosos que comem peixe e alimentos ricos em gorduras saudáveis ​​podem ter 20% mais chance de viver por mais tempo.
  1. Encontre os amigos
Vínculos sociais fortes podem influenciar positivamente a saúde. Pesquisas mostram que aqueles que têm conexões próximas vivem mais. Portanto, não exclua seus amigos mais próximos, mesmo aqueles que discordam de você politicamente.
  1. Abrace o envelhecimento
Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que adultos com visão positiva do envelhecimento vivem sete anos mais do que as pessoas que transformam todo processo em drama.
  1. Considere se casar
Pesquisas mostram que o casamento pode melhorar o bem-estar. Pesquisa dinamarquesa, de 2013, publicado no International Journal of Epidemiology , também descobriu que “entre os homens é mais perigoso ser solteiro ou divorciado do que ser casado com outro homem .”
  1. Gerencie o estresse
O estresse excessivo ou crônico pode reduzir o tempo de vida, alertam as pesquisas.
  1. Ajude aos outros
Voluntários altruístas vivem mais do que os egocêntricos, de acordo com um estudo de 2011.
  1. Pratique exercícios
Ser ativo pode prolongar a vida de quatro a sete anos. Um estudo recente também descobriu que apenas uma hora de corrida pode adicionar sete horas à sua vida. A quantidade recomendada de atividade física é de aproximadamente 150 minutos de exercício moderado por semana. Lembre-se de consultar o médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. Leia o artigo original aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais