Coloque em prática

Qual o poder das cores para a nossa mente?

Conheça mais sobre o maravilhoso mundo das cores e como os diferentes tons influenciam em nosso bem-estar e sociedade

19 de Março de 2024


O mundo ao nosso redor é colorido e, por isso, a televisão em cores foi um marco tão grande na história da humanidade: retratar na tela o que nossos olhos são capazes de capturar em vida. Mais do que apenas contemplar o belo, o contato com as cores produz efeitos profundos nos seres humanos, provavelmente a espécie mais “afetada” - no sentido positivo da palavra - por elas. 

A seguir, vamos te contar um pouco mais sobre essa relação e o porquê você deveria mergulhar nesse assunto!

Os seres humanos e as cores


Não somos os únicos a vermos cores, outras espécies também possuem essa capacidade. Mas, a percepção de cada uma e até a quantidade de cores possíveis variam de um para outro. Os mamíferos, por exemplo, incluindo primatas, cães e gatos, têm a chamada visão dicromática. 

Isso significa que sua estrutura ocular possui dois tipos de cones sensíveis a diferentes comprimentos de onda de luz, trazendo uma percepção limitada de cores. Mas o tema ainda é controverso, sobretudo a respeito dos cães, mesmo que numerosos estudos tentem se aproximar de uma resposta concreta - como pontua este artigo da National Geographic

Já as aves geralmente têm uma visão tetracromática, ou seja, possuem quatro tipos de cones sensíveis a diferentes comprimentos de onda de luz, conferindo a essa espécie uma gama de cores muito mais ampla do que a maioria dos mamíferos e pode permitir que vejam até mesmo cores ultravioletas.

Ainda há os répteis e anfíbios, que variam entre visão dicromática e tetracromática; os peixes, que possuem múltiplos tipos de cones e percebem cores muito variadas e conseguem até mesmo distinguir padrões sutis; os insetos, que também variam entre conseguir ver cores ultravioletas, enquanto outros podem ter uma visão de cores limitada; entre outros casos. 

Mas, para além da capacidade de enxergar as cores ou não, há uma questão mais subjetiva envolvida: o que essas tonalidades representam para cada espécie, o quanto elas se manifestam pelas necessidades específicas de sua ecologia e o quanto elas influenciam o seu comportamento.

Se tratando do ser humano, as cores têm um poder significativo sobre a nossa mente e as nossas emoções. Elas influenciam nosso humor, comportamento e percepção de diferentes maneiras, como:  

  • Associatividade cultural: vermelho representando paixão ou perigo, azul representando calma… Tudo isso são símbolos culturais cujo significado simbólico específico vai variar de acordo com a associação cultural na qual ele está inserido.

  

  • Estímulos emocionais: diferentes tons podem evocar diferentes emoções. Os tons quentes como vermelho, laranja e amarelo, por exemplo, podem trazer energia e estímulo, enquanto tons frios como azul e violeta podem trazer calma.


  • Influência no comportamento: segundo um estudo feito em 2006 pelo Management Decision, 62% a 90% das pessoas decidem comprar algo em apenas 90 segundos e, ainda que inconscientemente, baseada nas cores que veem. Ainda, estudos sugerem que algumas cores podem estimular o apetite e, por isso, são intencionalmente usadas em propagandas ou em estabelecimentos alimentícios. 


  • Efeito terapêutico: da mesma forma que as cores influenciam no comportamento, elas podem ser usadas para outro caminho que não seja os estimulantes mencionados no tópico anterior. A chamada cromoterapia é um tratamento integrativo, ou seja, não substitui outros, apenas complementa, e utiliza cores para promover o equilíbrio e a cura no corpo e na mente.

Como usar as cores a seu favor


Agora que você já sabe o poder que as cores podem ter e seus tantos benefícios, não faça escolhas levianas. O simples fato de estar preocupado em se cercar de cores que tragam sentimentos positivos já é uma forma de autocuidado. Se manter atento também aos gatilhos, como perceber se em dias mais agitados, você esteve exposto a alguma cor específica ou outro estímulo. 

É importante lembrar que as respostas às cores podem variar para cada um e fatores como experiências pessoais, contexto cultural e preferências individuais influenciam nisso. Tome um cuidado extra com as cores que você pintará a sua casa, sobretudo o seu quarto, ambiente onde a tranquilidade deve prevalecer e ser estimulada. 

Se você possui uma marca, também atente-se às cores do logo, isso faz muita diferença na imagem externa que você quer passar. Até mesmo os tons da sua roupa devem ornar com o ambiente que você está inserido e com a imagem de si que você pretende comunicar. 

Por fim, na alimentação, ouse como você não ousaria em outras frentes da sua vida. Quanto mais colorido, melhor o seu prato. Percebe como o tema está por toda parte? Basta abrir os seus olhos e se manter concentrado no mundo ao seu redor!

Compartilhar:


Coloque em prática

Palavras poderosas para trazer propósito nos seus dias

Se propósito é o que nos faz levantar da cama e enfrentar nossos dias, então que tal trazer algumas palavras para ajudar nessa jornada?

19 de Dezembro de 2022


O ano está acabando e, nesses encerramentos de ciclo, é comum que façamos o balanço dos últimos meses e projetamos o que queremos para os próximos. Mas aqui no Plenae, mais do que grandiosos atos, acreditamos também nas pequenas mudanças. Aquelas que moram no cotidiano e, quando juntas, fazem uma verdadeira revolução.

Pensando nisso, buscamos, mais uma vez, inspiração na comunidade Thrive Global, que possui uma linha editorial bem próxima da nossa. Dessa vez, para falarmos sobre propósito, esse tema que parece por si só demandar passos elaborados e mergulhos intensos. 

Mas será que é sempre assim? Será que precisamos sempre encararmos um IKIGAI ou outra etapa mais complexa para encontrarmos nossa missão de vida? Às vezes, palavras simples, mas poderosas, podem mudar o curso do seu dia de maneira 360º. E é sobre isso que falaremos aqui.

Separamos algumas palavras que podem trazer propósito para seus dias e que foram selecionadas pela comunidade Thrive. Para conferir todas, visite o artigo completo. Elas podem também fazer parte dos seus planos de mudança para esse próximo ano que se aproxima, de repente se tornando um novo hábito diário. Isso ditará o tom do novo ciclo. Confira abaixo!

Gentileza

A bondade definirá o tom de tudo o que digo, faço e escrevo. Isso me guiará para olhar e ouvir aqueles de quem discordo de maneira diferente, para ser mais consciente em geral, ouvir com mais atenção e plena consciência de que nestes tempos incertos de mudança de terreno, a bondade é necessária para todos.”

Georgina Cannon, autora e instrutora da University of Toronto, Toronto, ON, CA

Espaço

“Pretendo criar mais espaço para o que é o meu maior e melhor uso e encontrar maneiras de delegar ou despejar todas as coisas que não são. É provável que isso exija alguma mudança de hábito e abandono de tarefas, que estou convencido de que sou o único que pode fazer muito bem! Estou pronto para o desafio. Que haja mais espaço em meus dias.”

Dede Henley, autor e líder empresarial, Seattle, WA

Celebração

“Como uma pessoa de alto desempenho, costumo esquecer que não sou a mesma pessoa que era três meses, seis meses ou um ano atrás! Eu chego ao topo de uma montanha pessoal ou profissional e então pulo para escalar a próxima. Como parte do meu diário, adicionei uma 'vitória diária do dia'. Estou comemorando ao longo do caminho, não apenas quando chego ao topo!

Lisa Pezik, estrategista de negócios, Ontário, Canadá

Graça

“Dar graça é perdoar, entender e oferecer compaixão, tudo o que é necessário durante este período extremamente difícil. Começar o novo ano com esta palavra me permitirá deixar de lado parte do estresse em minha própria vida e aprofundar minha apreciação pelas lutas dos outros, sem aumentar involuntariamente seus fardos”.

Jennefer Witter, empreendedora e palestrante, Nova York, N.Y.

Alongamento

“Esta palavra tem como objetivo me inspirar a me alongar fisicamente todas as manhãs e todas as noites, bem como a me desenvolver profissionalmente e atingir meus objetivos pessoais. É flexível o suficiente para evoluir ao longo do ano, conforme necessário. Meu mantra é me esforçar para alcançar novos patamares em 2022.”

Marta Rzeszowska Chavent, consultora de gestão e mudança, França

Coragem

“Eu sempre tenho objetivos, esperanças, sonhos e aspirações. É fácil deixar as circunstâncias atrapalharem – especialmente uma pandemia. O que é ainda mais fácil é o medo e as tendências perfeccionistas. Este ano, estou escolhendo ser corajoso e ir atrás das coisas difíceis que me levarão ao próximo nível de onde quero estar.”

Kim Regis, vice-presidente e treinador, Columbus, OH

Liberdade

“Manter o foco na ideia de liberdade ajuda a me manter motivado em relação ao estado de sentimento exato que desejo incorporar e define um tom encorajador para 2022.”

Tianna Soto, editora, New York, N.Y.

Paciência

Há uma citação de Santa Frances De Sales: 'Tenha paciência com todas as coisas, mas, antes de tudo, consigo mesmo'. Visto que nunca mais voltaremos ao que pensávamos ser normal, precisamos ter paciência com esse ambiente em constante mudança. É importante entender que cada um está lutando à sua maneira. Portanto, se eu puder ter paciência comigo mesmo, estou mais propenso e disposto a ter paciência com os outros.”

Nicki Anderson, diretora de liderança feminina da Benedictine University, Lisle, IL

Presente

“As famílias, naturais ou escolhidas, são o que há de mais importante em nossas vidas e meu objetivo este ano é estar mais presente com elas sempre que puder. Preciso dessa palavra para me ajudar a desacelerar e aproveitar as pessoas maravilhosas da minha vida.”

Tara Bethell, RH e líder de bem-estar, Phoenix, AZ


Que tal colocá-las em prática no seu dia a dia? Falar uma delas por dia, olhando-se no espelho ainda pela manhã pode ser um movimento mais poderoso do que parece. Tente fazer por aí e não esqueça de contar pra gente lá no nosso Instagram como foi a sua experiência depois de alguns dias!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais