Engana-se quem pensa que a nostalgia é restrita somente ao que passou
15 de Dezembro de 2024
Engana-se quem pensa que a nostalgia é restrita somente ao que passou, a uma saudade simples e quase óbvia daquilo que mora no antigamente, terra sem donos e imperfeições. É possível sentir nostalgia ainda no durante, nesse percurso que chamamos de agora e que nos leva para o que vem depois.
Essa talvez seja a mais pungente forma de se estar nostálgico. Quando sabe-se que é feliz enquanto a felicidade está sendo servida. Quando se olha ao redor com olhos açucarados e o pensamento de que aquele ínfimo momento é valioso e fará falta.
Não se trata de uma tristeza nua e crua, não é sobre entregar-se aos embalos da melancolia. É sobre olhar com ternura para aquilo que já se sabe que irá embora. É demorar esse olhar, que pode sim estar emocionado, mas que carrega junto um sorriso leve, torto, discreto e gentil.
A nostalgia, afinal, é sobre esse abraço que se permite durar alguns segundos a mais na despedida. É o segurar as mãos na hora do tchau e a espiada por cima do ombro depois que se vai. Aceno, enfim, para aquilo que fez parte do meu caminho e, portanto, agora é parte também de quem sou.
Para Inspirar
Na hora de escolher um parceiro para a vida, uma das grandes qualidades que se deve levar em conta é a capacidade que ele ou ela tem de ser feliz.
23 de Janeiro de 2019
Conteúdos
Vale o mergulho Crônicas Plenae Começe Hoje Plenae Indica Entrevistas Parcerias Drops Aprova EventosGrau Plenae
Para empresas