Para Inspirar

Ética e coerência fazem viver mais

O fato é que pessoas com alta capacidade de tomar decisões afinadas com seus objetivos podem ter dois anos a mais de vida do que aqueles que têm essa habilidade rebaixada.

25 de Abril de 2018


Você já ouviu falar em bem-estar eudemonístico? Ele se relaciona com o senso de autocontrole, baseado na ética individual. O fato é que pessoas com alta capacidade de tomar decisões afinadas com seus objetivos podem ter dois anos a mais de vida do que aqueles que têm essa habilidade rebaixada. A conclusão partiu de um estudo liderado pela Universidade Global de Londres com apoio das universidades americanas de Princeton e Stony Brook. Foram ouvidos 9.050 ingleses com idade média de 65 anos. A íntegra da pesquisa, publicada no portal de saúde The Lancet , mostra que os cientistas trabalharam com quatro de níveis de bem-estar, que vão do mais alto ao mais baixo. Nos oito anos e meio seguintes, observaram que o número de mortes dos entrevistados com baixo bem-estar foi, em média, três vezes maior (29%) do que os de baixo (9%). Os resultados passaram ainda por ajustes de idade, sexo, status socioeconômico, saúde física, depressão, tabagismo, atividade física e consumo de álcool para descartar o maior número possível de variáveis capazes de influenciar a saúde e o bem-estar. A tentativa era de isolar o fator bem-estar eudemonístico. E chegaram a um outro resultado: um terço das pessoas com o maior bem-estar foram menos propensas a morrer durante o período de estudo, vivendo em média dois anos mais do que os com mais baixo bem-estar. “Anteriormente, descobrimos que a felicidade está associada a um menor risco de morte”, diz o professor Andrew Steptoe, diretor do Instituto de Epidemiologia e Saúde da Universidade Global de Londres, que liderou o estudo. “Agora não dá para ter certeza de que um bem-estar maior necessariamente causa menor risco de morte, uma vez que não há comprovação científica causal, apenas um levantamento comportamental. Mas os resultados levantam a possibilidade intrigante de o aumento do bem-estar ajudar a melhorar a saúde física.” Existem vários mecanismos biológicos que podem ser a conexão física entre a causa e o efeito desse processo investigado por Steptoe. Entre elas, mudanças hormonais ou redução de pressão sanguínea provocadas por esse bem-estar. “Será preciso investigar mais profundamente para confirmar essas suposições e comprovar cientificamente a conexão entre o bem-estar e longevidade.” Leia o artigo completo aqui .

Fonte: Science Daily Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Oração para o verão

Um mês já se passou e dois meses estão por vir.

22 de Janeiro de 2024


Um mês já se passou e dois meses estão por vir. Meses preenchidos com dias quentes e chuvas fortes - nada morno, nada pouco, pois é a intensidade que rege essa estação. Estamos falando do verão, que desagrada alguns na mesma medida que encanta outros, mas que jamais passa despercebido.  

Agudo, ativo, enérgico. Forte, poderoso, vigoroso. Profundo, vivo, escaldante. A língua portuguesa parece não ter adjetivos o suficiente que consigam captar com exatidão as sensações que esses três meses nos causam. Uma euforia desmedida que molda a sociedade de tal maneira a ponto de se tornar motivo de férias coletivas.   

Nesses próximos dias, a prece é para que a gente saiba apreciar até mesmo uma leve brisa em meio ao dia quente. Que a pele, protegida, aqueça - e com ela, o corpo todo. Que ao encontrar uma sombra, a gente se lembre das pequenas vitórias e também lembre de celebrar cada uma delas. 

Que ele seja vivido à beira do mar ou de uma piscina, mas que ele possa ser apreciado mesmo distante da água, a um simples olhar para o céu azul. Que ele nos tire de casa e nos convide para estarmos ocupando as ruas, as praças, os bares ou mesmo a casa das pessoas queridas.  

O verão, afinal, funciona como um lembrete de que a vida é uma eterna atividade em grupo, impossível de ser atravessada totalmente sozinho. As sensações são individuais, mas a experiência é sempre coletiva. Que estejamos então sempre juntos, em qualquer estação.

Oração para o verão Oração para o verão Oração para o verão Oração para o verão

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais