Para Inspirar
Homossexuais casados vivem mais
Até hoje as pesquisas mostravam que o casamento é precioso na saúde de casais heterossexuais. Mas conheça agora os índices entre homossexuais
28 de Janeiro de 2019
Até hoje as pesquisas mostravam que o casamento é precioso na saúde de casais heterossexuais. Os dinamarqueses provaram que isso também vale nas uniões do mesmo sexo. “Na Dinamarca, entre os homens é mais perigoso ser solteiro ou divorciado do que casado”, disse o pesquisador Martin Frisch, do Instituto Statens Serum, em Copenhague, e do Centro de Pesquisa Sexológica da Universidade de Aalborg.
Curiosidade.
A Dinamarca foi a primeira nação do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 1989. Esse período fornece uma vantagem única para os pesquisadores que analisam os efeitos do casamento legalizado, disse Frisch à
LiveScience
. No Brasil, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em 2011. Nos Estados Unidos, em 2015.
Base do estudo.
A pesquisa usou dados do Sistema de Registro Civil da Dinamarca, que emite números de identificação de cidadãos – semelhantes aos da Previdência Social – e contém informações demográficas básicas, incluindo o estado civil e datas de falecimento. A base para o estudo concentrou-se nos registros de 6,5 milhões de dinamarqueses entre 1982 e 2011.
Durante o período do estudo, cerca de 1,7 milhão de pessoas morreram, permitindo que os pesquisadores calculassem as taxas de mortalidade para o período de 29 anos. Controlando a educação, renda, região e densidade populacional, os pesquisadores descobriram que o casamento fez a diferença.
Taxas de mortalidade.
Homens e mulheres em casamentos do sexo oposto tiveram as
menores taxas de mortalidade
que qualquer outro grupo no estudo, incluindo viúvos, divorciados e solteiros.
Período 1982 e 2011 – comparação com grupos de homens e mulheres casadas:
Viúvas:
1,4 maior de morte
Divorciadas:
1,6 mais chance de morte
Solteiras:
Aumento de taxa de mortalidade de 1,5 para 1,7 no período
Viúvos:
1,4 maior de mortalidade
Divorciados:
Aumento de 1,3 para 1,7 na taxa de mortalidade no período
Solteiros:
Aumento de taxa de mortalidade de 1,2 para 1,7 no período
Casamento do mesmo sexo e sobrevivência.
A partir de 1989, quando o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado, as taxas de mortalidade entre os homossexuais que se casaram diminuíram. Em 2011, homens casados com parceiros do mesmo sexo tinham 1,4 vez mais chances de morrer durante o período de estudo do que homens casados com mulheres, um número menor do que solteiros e divorciados.