Para Inspirar

O poder do ócio para sua criatividade

Saiba como aquele tempo livre considerado tedioso para muitos, pode expandir seus conceitos, suas percepções e potencializar sua capacidade criativa

26 de Março de 2020


A palavra ócio tem origem no grego arcaico, scholé que, no latim, se tornou a palavra escola . Isso porque, para os antigos, só era possível dedicar-se a qualquer tipo de estudo os que tivessem tempo livre. E esse tempo deveria ser livre por escolha própria, é claro. Partindo desse princípio, se a escola era exclusiva aos que tinham tempo para divagar e adquirir conhecimento, logo, ter tempo é algo extremamente positivo aos que buscam justamente esse êxito na capacidade de encontrar respostas. E já pensou encontrar essas respostas - sobretudo profissionais - que há muito você procurava enquanto vivencia um momento de lazer? Com a força do surgimento das tecnologias, a carreira e o trabalho estão cada vez mais associados ao nossos dias, preenchendo quase que 100% do nosso tempo e nos deixando sem esse respiro necessário. E foi pensando nesses moldes de trabalho - ainda que não tão modernos na época - que o sociólogo italiano Domenico De Masi criou, nos anos 2000, o conceito do ócio criativo , que consiste em trazer esse equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional até para fins de êxito na carreira. E melhor ainda: dedicar-se um tempo a ficar fazendo nada , somente deixando duas ideias fluírem e divagarem. “Mas fazer nada significa nada a fazer?” pergunta o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, em palestra . Negativo. “O ócio é dedicar uma parte da sua existência e uma parte do seu tempo de vida a pensar sobre o sentido de viver” continua. Não por coincidência, a filosofia é fruto do ócio. “A filosofia é um pensamento sistemático e metódico sobre a realidade e seus porquês. Você tem que pegar uma questão e levá-la a densidade do raciocínio. Porque fazemos o que fazemos?” questiona Cortella. E o que isso tudo tem a ver comigo? Simples: o ócio exerce esse mesmo poder de expansão da consciência em todos os seres humanos que estiverem dispostos a encará-lo como algo produtivo. Foi em meio a uma quarentena que Newton , diante de uma tarde ociosa, viu uma maçã cair de uma árvore e chegou a brilhante conclusão que havia uma força maior que a puxava para a terra. Nasceu assim, em uma tarde livre e sem grandes demandas, a Teoria da Gravidade, que mudou o mundo para sempre. Nem todas as tardes dedicadas ao cálculo e experimentos do cientista obtiveram tanto sucesso do que esses simples minutos livres, dedicando-se ao “fazer nada”. Você não precisa fazer uma descoberta dessa magnitude, é claro. Mas o ócio criativo consiste, basicamente, em saber aceitar o seu tempo livre como algo importante para o seu processo da criação. Entender que as ideias podem fluir melhor de maneira mais espontânea quando se está desconectado dos seus afazeres principais. Para De Masi, forçar o cérebro a desempenhar atividades complexas quando ele já está “estafado”, ou seja, sobrecarregado de informações, é ineficiente. Nesse período, o seu cérebro está concentrado apenas em encontrar um meio de repousar, e todas as suas atividades cerebrais estão voltadas a isso. Isso porque o sono é o maior regenerador de ideias e higienizador cerebral, como pontuamos nessa matéria . Quando estamos felizes e vivenciando momentos leves, por sua vez, o cérebro se sente estimulado a visitar velhos conceitos e entrega respostas positivas e inesperadas. É necessário dar tempo mesmo à nossa máquina mais potente para que ela assimile conceitos e os desdobre em soluções. E isso não é achismo ou percepção: a psicóloga Kalina Christoff, do Departamento de Psicologia da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, publicou uma pesquisa na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), onde por meio de imagens de ressonância magnética e análises clínicas, provou-se que o cérebro está bem mais ativo durante o devaneio do que se imaginava. Posteriormente, ela dedicou um livro inteiro ( O Manual de Oxford de Pensamento Espontâneo ) para tratar do assunto e incentivar a todos que provocassem essa mudança em seus cotidianos. Então, o que eu devo fazer para começar a tentar aproveitar melhor esse ócio criativo?
  • Estabeleça, dentro de sua rotina, horários marcados consigo mesma. Esses horários não precisam estar preenchidos por outras atividades, como um exercício físico ou aula de cerâmica. Eles podem ser simplesmente horas vagas do seu dia para se dedicar ao que vier a sua cabeça.
  • Não se assuste ou se culpe por não estar “fazendo nada”. Lembre-se: fazer nada é também fazer algo pela sua atividade cerebral, que precisa repousar.
  • Aceite que nem todos os seus tempos livres te trarão grandes epifanias ou respostas reveladoras. Trazer esse peso justamente a um tempo que deve ser leve é colocá-lo no mesmo patamar das obrigações.
  • Ouça música e se deixe levar pelo seu som. Ela exerce um poder relaxante, divertido e pode conter em suas letras, palavras que se conectem com a sua preocupação. Isso pode surtir efeito no seu inconsciente.
  • Procure ter caneta e papel por perto, ainda que não em mãos. Assim, você pode correr para anotar assim que uma nova ideia surgir. Importante: prefira esse modo analógico aos blocos de notas de celular. Eles podem te distrair do seu foco inicial e te levar para outro aplicativo. Além disso, estudos comprovam que o processo da escrita é mais eficiente para o processo de memorização e aprendizado.
  • Encaixe esses períodos de relaxamento mesmo durante a sua jornada de trabalho, e não só ao final do seu dia, quando seu foco será somente dormir. A cada volta de uma pausa, você se sentirá renovado para seguir em frente com a cabeça mais fresca.
Que tal começar a colocar em prática essas dicas durante a quarentena? Compartilhe os seus momentos de descontração nos stories do Instagram e não se esqueça de marcar o @portalplenae. Aproveite as boas ideias!

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Satyanatha em “Deus está presente em todas as coisas”

Na sexta temporada do Podcast Plenae, Satyanatha revela sua concepção de amor e como acredita na conexão de tudo que há no mundo.

26 de Setembro de 2021


Leia a transcrição completa do episódio abaixo:


[trilha sonora]

Satyanatha: Depois de ser abençoado, se tornar portador da bênção e levá-la aos outros. Eu aprendi isso há muitos anos na minha caminhada espiritual e agora tento viver isso todo dia. Como monge, o meu ofício é viver a espiritualidade dentro de mim e a ensinar pra quem quiser aprender e vivenciar. Eu sou responsável por manter essa vibração interna como se eu fosse uma vela acesa. Aí você chega perto, acende a sua vela na minha e pode viver a sua espiritualidade. 


[trilha sonora]


Geyze Diniz: A história de Satyanatha com a espiritualidade começa antes mesmo do seu nascimento, como David, nome com o qual nasceu e usou até os seus 24 anos. O então monge estudou diversas religiões, morou por 7 anos em um monastério hindu, até entender que sua espiritualidade não está ligada a uma religião, mas a algo que transcende todas elas.

Para ele tudo se conecta e tem um motivo. E até nosso livre arbítrio é relativo, pois fazemos parte de um plano muito maior. Conheça as conexões e a entrega espiritual do monge Satyanatha. Ouça no final do episódio as reflexões da psicanalista Vera Iaconelli para lhe ajudar a se conectar com a história e com o momento presente. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast Plenae. Ouça e reconecte-se.


[trilha sonora]


Satyanatha: Nossa história começa no ano de 1978, com aquela que seria um dia a minha amada avó Carminha. Eu ainda não tinha nascido com o nome de David e nem havia me tornado o monge Satyanatha, o nome que eu ganhei em um monastério distante, belo e sagrado, chamado Kauai Aadheenam.

Dona Carminha, minha futura avó, era uma pessoa de origem humilde, mas muito inteligente e dedicada. Ela estudou apenas até a quarta série, porque a mãe dela, de acordo com o que era sociedade da década de 1930, disse que ela não precisava estudar mais, além de aprender a ler e escrever. Mesmo assim, a Carminha foi trabalhar e se tornou responsável por grandes tarefas, era encarregada de setor, o que lhe dava muito orgulho, no Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, uma instituição pública, em Campinas. 


A Carminha era uma pessoa profundamente amorosa. E o amor é uma das expressões mais elevadas do divino refletida em nós. Quanto mais o amor cresce dentro da gente, mais cresce aquilo que a gente chama de consciência e mais brilha a luz da nossa alma. Aquela que um dia seria a minha avó tratava todo mundo com igual respeito, inclusive o jardineiro da empresa onde ela trabalhava.


Era ele quem cuidava de pitangueiras que brotavam a partir das sementes que a minha avó jogou no jardim do DER e que estão lá até hoje. Eu não sei o nome do jardineiro e a minha avó não está mais aqui para eu perguntar. Mas, eu sei que ela o cumprimentava todo dia: “Bom dia”. “Bom dia”. E com gentileza, um dia, lá em 1978, ela perguntou: “E o senhor como está?”. 


[trilha sonora]


O jardineiro respondeu: “Eu estou um pouco triste, senhora, meu filho não está bem”. 


[trilha sonora]


Ela se interessou: “Puxa vida, o que aconteceu com o filho do senhor?”. “O meu filho tem 2 anos de idade e ele tem um problema grave de saúde”. A Carminha deu a ele o número do telefone dela. Ela tinha um fusquinha e, com aquele carro, podia levar a criança pro hospital. O menino se chamava Valmir e ele ainda existe em mim, como vocês vão ver.


O Valmir, criança pequena, tinha 2 anos, um fígado problemático e um sorriso simpático. Sempre que era chamada, a Carminha o levava nas consultas médicas, ajudando o pai e acolhendo a mãe. Sem receber um tostão, ela dava amorosidade, presença, acolhimento e solidariedade. Um dia, a Carminha recebeu um telefonema no meio da noite: “Dona Carmen, o Valmir tá mal, a gente precisa de ajuda”.


E lá foi ela correndo pro endereço da família na periferia da cidade. O Valmir foi colocado no banco de trás do fusquinha, nos braços da mãe, enquanto a Carminha dirigia pro hospital. Nos terríveis momentos de silêncio dentro do carro, ela começou a ouvir a respiração do menino. Não era só uma respiração difícil, mas uma respiração específica, quando a musculatura do tórax não dá mais conta. 


Depois, a Carminha ficou sabendo que na linguagem popular isso se chama sororoca. Ou na medicina, respiração intercostal, um dos sinais de que a pessoa está falecendo. A Carminha tinha até arrecadado recurso de muita gente para o Valmir fazer uma cirurgia de transplante de fígado, nos Estados Unidos. Não deu tempo, ele faleceu no hospital. 


[trilha sonora]


Então, ela não pensou mais nisso durante alguns meses. A filha dela ficou grávida, eu nasci e recebi o nome de David, que quer dizer amado em hebraico. Eu era muito amado mesmo. Fui o primeiro neto, imediatamente acolhido e favorecido pela minha avó, agora sim, não apenas Dona Carminho, mas Vó Carminha. 


Dizem que eu nasci um pouco cedo, de oito meses, oito e um pouquinho. Nasci pequeno, mas aparentemente saudável. Quando eu tinha uns 30 dias de vida, a minha avó chegou pra me visitar e viu que eu estava fraco, com os braços moles. Ela perguntou pra minha mãe: “O que aconteceu? Porque o David está assim?”. Minha mãe respondeu: “Ele tá assim porque chorou a noite toda, tá cansado”. Minha avó se aproximou do bercinho e ouviu. 


Minha vó entrou em pânico. Desesperada, ela gritou com a minha mãe, me pegou no colo e me levou para o hospital. Havia uma consulta marcada com um médico à tarde, mas a gente não sabe se eu teria sobrevivido. Eu fui vítima de uma epidemia de meningite bacteriana, que foi ocultada pela censura da ditadura militar daquela época, em 1979. Pouca gente sabia, mas a doença estava se espalhando pelos hospitais e matando crianças. 


[trilha sonora]


O médico avisou que provavelmente eu teria alguma sequela, se eu sobrevivesse. 


[trilha sonora]


E é uma benção inacreditável porque, se eu tenho, eu não percebo. Me sinto apto a viver, a amar, a meditar, a cuidar, a batalhar por um mundo melhor, a abraçar pessoas, a sorrir. Não parece ter ficado sequela alguma. Foi muito perto, eu quase fui embora, mas eu sei hoje o quanto eu devo ao Valmir, o quanto a minha vida é dedicada a honrar um menino que eu não conheço. 


Se a minha avó não tivesse ajudado o Valmir, ela teria perdido o primeiro neto e eu não estaria aqui contando essa história. Isso é espiritualidade verdadeira. Tudo se conecta, tudo tem um motivo. É transformador a gente entender que a infinita amorosidade e inteligência divina ligam todos os pontos e fazem com que a vida do Valmir permita que você ouça essas minhas palavras. 


Espiritualidade é a ligação amorosa e mágica entre todas as coisas. Em que não existem coincidências, onde cada detalhe é guiado por algo maior, divino e ainda assim imediatamente presente em tudo. 


[trilha sonora]


Alguns anos depois, fui com a minha vó caminhar num parque municipal. Era uma caminhada longa para a criança de 5 anos que eu era. Ao invés de me falar “não corra, menino!”, ela me deu a mão e disse: “Fique de mãos dadas comigo, a sua energia e a minha energia vão passar pelas nossas mãos, um para o outro, assim a gente troca essa energia e você não vai se cansar, nem eu”.


Aquela foi a primeira vez que eu ouvi a palavra energia, que depois eu ouviria muitas vezes na jornada de meditação e de ser monge. Aquela mágica, essa tal de energia que passava de um pro outro e assim não deixava a gente se cansar, aquilo me deixou empolgadíssimo. É claro que eu, sugestionado pela fala e também energizado pelo amor da minha avó, não me cansei ao caminhar no parque.


[trilha sonora]
 

Uma vez abençoado, compartilhar a benção. E eu já era abençoado, mas isso não significava que a minha vida era fácil. A infância foi turbulenta por coisas dos adultos. Em busca de aliviar a dor e encontrar um sentido, eu buscava a Deus. Meu pai me ensinou a visão da espiritualidade dele. Ele era muito dedicado e bastante sério na sua busca e frequentava uma igreja neopentecostal. Ele me levava a um culto, mas eu não gostava muito do ritual e da rigidez que eu encontrava ali.

Eu me lembro, com 8, 10 anos, de ir pro estacionamento da igreja, ficar olhando pras estrelas e pedir ardentemente: “Deus, se mostre pra mim, quem você é? Deus me ouça. Eu quero aprender, eu quero saber, eu quero estar mais próximo”. A resposta veio suave, ou se veio clara eu não soube ouvir. 

Uma época na adolescência e por uns anos eu cheguei até a ser ateu. Mas mais tarde, eu fui em busca de uma espiritualidade que explicasse o significado por trás do aparente caos, a bênção que vem mesmo quando a gente não entende, a luz no centro de cada um. Pra mim, a relação com o divino é de encantamento, é transformação, é uma luz profunda, é amorosidade.


[trilha sonora] 


Quando eu tava na faculdade, conheci a meditação. A convite de um amigo, fui participar de uma aula com uma pessoa que tinha um conhecimento gigante sobre a cultura oriental. Aprendendo aquilo, algo eclodiu e floresceu no meu coração. Eu me apaixonei pelo divino de maneira irreversível, ao ponto de ter dificuldade para lidar com o mundo concreto. Aí fui ler as histórias do Masnavi, que é uma coleção de livros sufistas do século 13, as obras do líder hindu Ramakrishna, a autobiografia de Yogananda...


Aquele conhecimento mexeu comigo, porque falava sobre carma, energia, chakras, dimensões, seres de luz e o plano divino por trás desse mundo concreto. Eu enlouqueci com aquilo, da melhor maneira. O mundo deixou de ser um lugar árido, no qual eu me sentia banido. Passei a me identificar com um mundo escrito em códigos, onde Deus se revela em todas as coisas. Uma folha de árvore pode ser algo transcendente de linda e abençoada, assim como um beijo e um abraço, que podem ser expressões do divino. 


Eu entrei em uma jornada que me levou a largar a carreira de engenharia para morar sete anos em um monastério. Me tornei monge e recebi o nome Satyanatha, que significa aquele que busca a essência, a verdade. Aprendi que todas as religiões estão certas e também todas estão bagunçadas pela intervenção humana. Aprendi que a minha busca espiritual não está ligada a uma religião específica.


Aprendi que a espiritualidade tem que ser vivenciada, não doutrinada, aprendi que o divino tem que ser um divino que encanta, não que julga. E que Deus está presente em todas as coisas. A vida do Valmir toca a minha e a minha toca a sua. Quando a gente entender isso, a nossa visão vai ser mais próxima da visão que Deus tem da vida e da espiritualidade. Que é simples, mágica e infinita, como Deus também é.


[trilha sonora]


Vera Iaconelli: O testemunho de Satyanatha revela como essa experiência da espiritualidade tem que ser ligada à autenticidade e a uma busca honesta, não doutrinária. A partir da história dele com a sua vó, com as memórias da história dessa mulher solidária, altruísta, generosa e de como isso marcou a infância dele, Satyanatha vai buscando encontrar aquilo que pra ele faça sentido em termos espirituais. Então, um jovem que começa um percurso muito próprio, muito desprendido, se baseando mais em questões do que respostas. E, nesse percurso, ele encontra uma espiritualidade não a partir de uma doutrinação de um outro que vai dizer quem ele é ou deixa de ser, ou o que ele vai fazer ou deixar de fazer, mas a partir de um lugar mais ligado à filosofia, mais ligado ao autoconhecimento e mais baseado à possibilidade de, tendo aprendido isso, transmitir pra mais alguém.

Então, é um ciclo transgeracional que ele traz da avó, dos pais, dele mesmo, e transmite pro outro. Então, se tem uma coisa que a gente deve guardar da experiência desse jovem excepcional é como nós precisamos nos perguntar sobre as grandes questões da nossa existência e buscar respostas que sejam autênticas para nós ao invés de nos deixarmos tomar pela palavra do outro, nos deixarmos guiar pela palavra do outro, ao invés de nos deixarmos doutrinar por dogmas muitas vezes que vão na contramão da nossa própria expressão. E a possibilidade de interpretar os fatos da vida de uma forma mais positiva, mais proativa, mais espiritualizada. 


[trilha sonora]

Geyze Diniz:
Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.

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