Para Inspirar

O que é a Síndrome do Impostor e como usá-la a seu favor

Apesar de não ser considerado um diagnóstico oficial, ela já é muito explorada no mercado de trabalho e observada principalmente em mulheres

17 de Novembro de 2020


Você já sentiu como se não merecesse o cargo que possui? Algo como se, de repente, todos fossem descobrir que você é uma farsa e, para isso, é necessário que você trabalhe ainda mais e adquira ainda mais conhecimento? Porém, nem mesmo mergulhando nas especializações e dobrando sua carga de trabalho a sensação vai embora.

Se você já foi acometido por essa grande dúvida sobre si mesmo de forma persistente, você provavelmente faz parte do grupo que sofre da Síndrome do Impostor. Basta dar um Google simples para perceber que o assunto já vem sendo amplamente debatido em diferentes esferas: há artigos em veículos de saúde, mas também em outros focados em mercado de trabalho e carreira.

Isso porque a Síndrome do Impostor afeta sobretudo o seu eu profissional. É claro que ela pode se manifestar em outros âmbitos e atrapalhar a sua vida de maneira 360º, mas ela é observada majoritariamente em ambientes corporativos de alta competitividade.

Como surgiu

O termo não é exatamente novo, e surgiu pela primeira vez escrito pelas pesquisadoras da Universidade Estadual da Georgia, Pauline Clance e Suzanne Ines, em 1978. Nele, elas entrevistaram uma série de pessoas que sentiam esse desconforto para comprovar, ao final, de que ele afetava muito (mas muito!) mais as mulheres do que os homens.

E não pense que isso afeta somente as de cargo inferior. Um artigo publicado na Revista Forbes trouxe relatos de grandes nomes do mercado que contam como elas conseguiram vencer essa batalha travada contra si mesmas. Sabemos que as mulheres muitas vezes enfrentam mais dificuldades para empreender, como contamos nessa matéria .

A própria Zica Assim, personagem do pilar contexto na primeira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir , foi uma exceção à regra que se aplica na maioria dos casos de empreendedorismo feminino no Brasil, que vem crescendo mas ainda enfrenta diversos entraves.

Uma questão de gênero

Uma das explicações para a incidência da síndrome ser maior no público feminino mora justamente na questão da aprovação, critério subjetivo que não depende tanto da pessoa, mas sim do outro. A aprovação, esse termo que permeia tantos outros fatores da vida da mulher, se faz ainda mais presente quando o assunto é carreira.

Para a jornalista e educadora, Antônia Burke, em coluna para o jornal O Globo , “a sociedade de modo geral, principalmente no ambiente familiar, contribui profundamente para a destruição da nossa autoestima”. Ela ainda destaca os pontos mais sensíveis dessa trajetória, como a escolha entre maternidade X carreira que mulheres são submetidas e homens quase nunca.

“Não basta sermos competentes, leais ou estudiosas: os homens precisam “gostar” de nós, o que não parece algo fácil de alcançar. Se somos bem sucedidas, é porque fomos agressivas (...). E, se por alguma razão nos sensibilizamos ou choramos, não servimos mais para aquela função, reduzidas a ‘mulherzinhas’.” diz.

Em 2019, a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, comentou que muitos homens que não mereciam estão ocupando cargos de liderança . Apesar da declaração polêmica, já existem pesquisas que afirmam: mulheres se candidatam menos à vagas do que homens, por não considerarem que são capazes.

Segundo o Informe de Percepção de Gênero, divulgado pela rede social LinkedIn em 2018, elas se candidatam 20% a menos em vagas do que eles, e sentem que precisam preencher a 100% dos requisitos - enquanto eles, acreditam que preencher somente 60% já é o suficiente.

Algumas áreas sentem ainda mais. Segundo dados apresentados no site da ONG Geledes , e revelados durante o evento Women in Tech em 2017, 74% das meninas demonstram interesse pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas somente 0,4% delas escolhem estudar ciências da computação.


O outro lado da moeda

Apesar disso, homens também podem ser muito prejudicados pela falta de autoconfiança e sensação de estarem prestes a serem “desmascarados” como o grande fracasso que acreditam ser. Mas é possível usar essa insegurança ao seu favor?

O empresário norte-americano Mike Cannon-Brookes contou, em sua palestra para o TED Talks , como conseguiu reverter esse cenário. Apesar de ter alçado voos altos, fundado uma multinacional e ganhado prêmios, a sensação de insuficiência o perseguia.

“Não é medo de falhar ou de não conseguir realizar algo. É mais como uma sensação de escapar impune, um medo de ser descoberto e de que a qualquer momento alguém irá descobrir [que você é uma farsa]. E que, se alguém porventura descobrir, você irá pensar ‘bom, isso é até que justo’” descreve o CEO.

Mas, ao conversar com outros empresários de tanto ou mais sucesso que ele, percebeu que isso era uma constante: todos se sentiam da mesma maneira, mesmo realizando feitos incríveis. Portanto, além de não descobrir não ser o único, ele também percebeu que talvez esse sentimento não passasse assim de um dia para o outro ou mediante a qualquer forma de sucesso que poderia estar lhe faltando.

“Eu tinha assumido para mim que outras pessoas de sucesso não se sentiam daquela forma, e agora sei que o contrário é muito mais provável de ser verdade” diz. Ele conta então, divertindo a platéia, como conheceu a sua esposa, que no primeiro contato, pensou que ele fosse outra pessoa.

Ao invés de logo revelar sua identidade, ele sustentou a conversa por um tempo, ainda que fingindo ser outra pessoa, e percebeu que conseguia fazer isso, que ele era interessante à sua maneira de modo que, 10 anos depois, eles estão casados e hoje têm 4 filhos juntos.

Acontece que, segundo sua pesquisa, ele descobriu que no âmbito dos relacionamentos, é comprovado que se sentir ligeiramente inferior ao outro pode ser positivo - quando de maneira saudável, e quando os dois se sentem assim. Pois junto a esse sentimento, soma-se a gratidão de ter o outro e a vontade de ser sua melhor versão sempre para esse outro.

Isso pode ser aplicado também em sua carreira. É claro que a Síndrome do Impostor, quando muito intensa, pode ser paralisante, e não só pode como deve ter um acompanhamento profissional de um psicólogo. Mas, em uma medida saudável, ela pode ser a sua mola propulsora, que o faz querer chegar cada dia mais longe.

Como você se sente em relação às suas capacidades? Atente-se ao seu nível de insegurança e perceba se ele te move ou se ele te estagna. É importante estar sempre em movimento, pois as dúvidas fazem parte do jogo. Aprenda a reconhecer o seu valor e saber do que é capaz!

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Satyanatha em “Deus está presente em todas as coisas”

Na sexta temporada do Podcast Plenae, Satyanatha revela sua concepção de amor e como acredita na conexão de tudo que há no mundo.

26 de Setembro de 2021


Leia a transcrição completa do episódio abaixo:


[trilha sonora]

Satyanatha: Depois de ser abençoado, se tornar portador da bênção e levá-la aos outros. Eu aprendi isso há muitos anos na minha caminhada espiritual e agora tento viver isso todo dia. Como monge, o meu ofício é viver a espiritualidade dentro de mim e a ensinar pra quem quiser aprender e vivenciar. Eu sou responsável por manter essa vibração interna como se eu fosse uma vela acesa. Aí você chega perto, acende a sua vela na minha e pode viver a sua espiritualidade. 


[trilha sonora]


Geyze Diniz: A história de Satyanatha com a espiritualidade começa antes mesmo do seu nascimento, como David, nome com o qual nasceu e usou até os seus 24 anos. O então monge estudou diversas religiões, morou por 7 anos em um monastério hindu, até entender que sua espiritualidade não está ligada a uma religião, mas a algo que transcende todas elas.

Para ele tudo se conecta e tem um motivo. E até nosso livre arbítrio é relativo, pois fazemos parte de um plano muito maior. Conheça as conexões e a entrega espiritual do monge Satyanatha. Ouça no final do episódio as reflexões da psicanalista Vera Iaconelli para lhe ajudar a se conectar com a história e com o momento presente. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast Plenae. Ouça e reconecte-se.


[trilha sonora]


Satyanatha: Nossa história começa no ano de 1978, com aquela que seria um dia a minha amada avó Carminha. Eu ainda não tinha nascido com o nome de David e nem havia me tornado o monge Satyanatha, o nome que eu ganhei em um monastério distante, belo e sagrado, chamado Kauai Aadheenam.

Dona Carminha, minha futura avó, era uma pessoa de origem humilde, mas muito inteligente e dedicada. Ela estudou apenas até a quarta série, porque a mãe dela, de acordo com o que era sociedade da década de 1930, disse que ela não precisava estudar mais, além de aprender a ler e escrever. Mesmo assim, a Carminha foi trabalhar e se tornou responsável por grandes tarefas, era encarregada de setor, o que lhe dava muito orgulho, no Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, uma instituição pública, em Campinas. 


A Carminha era uma pessoa profundamente amorosa. E o amor é uma das expressões mais elevadas do divino refletida em nós. Quanto mais o amor cresce dentro da gente, mais cresce aquilo que a gente chama de consciência e mais brilha a luz da nossa alma. Aquela que um dia seria a minha avó tratava todo mundo com igual respeito, inclusive o jardineiro da empresa onde ela trabalhava.


Era ele quem cuidava de pitangueiras que brotavam a partir das sementes que a minha avó jogou no jardim do DER e que estão lá até hoje. Eu não sei o nome do jardineiro e a minha avó não está mais aqui para eu perguntar. Mas, eu sei que ela o cumprimentava todo dia: “Bom dia”. “Bom dia”. E com gentileza, um dia, lá em 1978, ela perguntou: “E o senhor como está?”. 


[trilha sonora]


O jardineiro respondeu: “Eu estou um pouco triste, senhora, meu filho não está bem”. 


[trilha sonora]


Ela se interessou: “Puxa vida, o que aconteceu com o filho do senhor?”. “O meu filho tem 2 anos de idade e ele tem um problema grave de saúde”. A Carminha deu a ele o número do telefone dela. Ela tinha um fusquinha e, com aquele carro, podia levar a criança pro hospital. O menino se chamava Valmir e ele ainda existe em mim, como vocês vão ver.


O Valmir, criança pequena, tinha 2 anos, um fígado problemático e um sorriso simpático. Sempre que era chamada, a Carminha o levava nas consultas médicas, ajudando o pai e acolhendo a mãe. Sem receber um tostão, ela dava amorosidade, presença, acolhimento e solidariedade. Um dia, a Carminha recebeu um telefonema no meio da noite: “Dona Carmen, o Valmir tá mal, a gente precisa de ajuda”.


E lá foi ela correndo pro endereço da família na periferia da cidade. O Valmir foi colocado no banco de trás do fusquinha, nos braços da mãe, enquanto a Carminha dirigia pro hospital. Nos terríveis momentos de silêncio dentro do carro, ela começou a ouvir a respiração do menino. Não era só uma respiração difícil, mas uma respiração específica, quando a musculatura do tórax não dá mais conta. 


Depois, a Carminha ficou sabendo que na linguagem popular isso se chama sororoca. Ou na medicina, respiração intercostal, um dos sinais de que a pessoa está falecendo. A Carminha tinha até arrecadado recurso de muita gente para o Valmir fazer uma cirurgia de transplante de fígado, nos Estados Unidos. Não deu tempo, ele faleceu no hospital. 


[trilha sonora]


Então, ela não pensou mais nisso durante alguns meses. A filha dela ficou grávida, eu nasci e recebi o nome de David, que quer dizer amado em hebraico. Eu era muito amado mesmo. Fui o primeiro neto, imediatamente acolhido e favorecido pela minha avó, agora sim, não apenas Dona Carminho, mas Vó Carminha. 


Dizem que eu nasci um pouco cedo, de oito meses, oito e um pouquinho. Nasci pequeno, mas aparentemente saudável. Quando eu tinha uns 30 dias de vida, a minha avó chegou pra me visitar e viu que eu estava fraco, com os braços moles. Ela perguntou pra minha mãe: “O que aconteceu? Porque o David está assim?”. Minha mãe respondeu: “Ele tá assim porque chorou a noite toda, tá cansado”. Minha avó se aproximou do bercinho e ouviu. 


Minha vó entrou em pânico. Desesperada, ela gritou com a minha mãe, me pegou no colo e me levou para o hospital. Havia uma consulta marcada com um médico à tarde, mas a gente não sabe se eu teria sobrevivido. Eu fui vítima de uma epidemia de meningite bacteriana, que foi ocultada pela censura da ditadura militar daquela época, em 1979. Pouca gente sabia, mas a doença estava se espalhando pelos hospitais e matando crianças. 


[trilha sonora]


O médico avisou que provavelmente eu teria alguma sequela, se eu sobrevivesse. 


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E é uma benção inacreditável porque, se eu tenho, eu não percebo. Me sinto apto a viver, a amar, a meditar, a cuidar, a batalhar por um mundo melhor, a abraçar pessoas, a sorrir. Não parece ter ficado sequela alguma. Foi muito perto, eu quase fui embora, mas eu sei hoje o quanto eu devo ao Valmir, o quanto a minha vida é dedicada a honrar um menino que eu não conheço. 


Se a minha avó não tivesse ajudado o Valmir, ela teria perdido o primeiro neto e eu não estaria aqui contando essa história. Isso é espiritualidade verdadeira. Tudo se conecta, tudo tem um motivo. É transformador a gente entender que a infinita amorosidade e inteligência divina ligam todos os pontos e fazem com que a vida do Valmir permita que você ouça essas minhas palavras. 


Espiritualidade é a ligação amorosa e mágica entre todas as coisas. Em que não existem coincidências, onde cada detalhe é guiado por algo maior, divino e ainda assim imediatamente presente em tudo. 


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Alguns anos depois, fui com a minha vó caminhar num parque municipal. Era uma caminhada longa para a criança de 5 anos que eu era. Ao invés de me falar “não corra, menino!”, ela me deu a mão e disse: “Fique de mãos dadas comigo, a sua energia e a minha energia vão passar pelas nossas mãos, um para o outro, assim a gente troca essa energia e você não vai se cansar, nem eu”.


Aquela foi a primeira vez que eu ouvi a palavra energia, que depois eu ouviria muitas vezes na jornada de meditação e de ser monge. Aquela mágica, essa tal de energia que passava de um pro outro e assim não deixava a gente se cansar, aquilo me deixou empolgadíssimo. É claro que eu, sugestionado pela fala e também energizado pelo amor da minha avó, não me cansei ao caminhar no parque.


[trilha sonora]
 

Uma vez abençoado, compartilhar a benção. E eu já era abençoado, mas isso não significava que a minha vida era fácil. A infância foi turbulenta por coisas dos adultos. Em busca de aliviar a dor e encontrar um sentido, eu buscava a Deus. Meu pai me ensinou a visão da espiritualidade dele. Ele era muito dedicado e bastante sério na sua busca e frequentava uma igreja neopentecostal. Ele me levava a um culto, mas eu não gostava muito do ritual e da rigidez que eu encontrava ali.

Eu me lembro, com 8, 10 anos, de ir pro estacionamento da igreja, ficar olhando pras estrelas e pedir ardentemente: “Deus, se mostre pra mim, quem você é? Deus me ouça. Eu quero aprender, eu quero saber, eu quero estar mais próximo”. A resposta veio suave, ou se veio clara eu não soube ouvir. 

Uma época na adolescência e por uns anos eu cheguei até a ser ateu. Mas mais tarde, eu fui em busca de uma espiritualidade que explicasse o significado por trás do aparente caos, a bênção que vem mesmo quando a gente não entende, a luz no centro de cada um. Pra mim, a relação com o divino é de encantamento, é transformação, é uma luz profunda, é amorosidade.


[trilha sonora] 


Quando eu tava na faculdade, conheci a meditação. A convite de um amigo, fui participar de uma aula com uma pessoa que tinha um conhecimento gigante sobre a cultura oriental. Aprendendo aquilo, algo eclodiu e floresceu no meu coração. Eu me apaixonei pelo divino de maneira irreversível, ao ponto de ter dificuldade para lidar com o mundo concreto. Aí fui ler as histórias do Masnavi, que é uma coleção de livros sufistas do século 13, as obras do líder hindu Ramakrishna, a autobiografia de Yogananda...


Aquele conhecimento mexeu comigo, porque falava sobre carma, energia, chakras, dimensões, seres de luz e o plano divino por trás desse mundo concreto. Eu enlouqueci com aquilo, da melhor maneira. O mundo deixou de ser um lugar árido, no qual eu me sentia banido. Passei a me identificar com um mundo escrito em códigos, onde Deus se revela em todas as coisas. Uma folha de árvore pode ser algo transcendente de linda e abençoada, assim como um beijo e um abraço, que podem ser expressões do divino. 


Eu entrei em uma jornada que me levou a largar a carreira de engenharia para morar sete anos em um monastério. Me tornei monge e recebi o nome Satyanatha, que significa aquele que busca a essência, a verdade. Aprendi que todas as religiões estão certas e também todas estão bagunçadas pela intervenção humana. Aprendi que a minha busca espiritual não está ligada a uma religião específica.


Aprendi que a espiritualidade tem que ser vivenciada, não doutrinada, aprendi que o divino tem que ser um divino que encanta, não que julga. E que Deus está presente em todas as coisas. A vida do Valmir toca a minha e a minha toca a sua. Quando a gente entender isso, a nossa visão vai ser mais próxima da visão que Deus tem da vida e da espiritualidade. Que é simples, mágica e infinita, como Deus também é.


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Vera Iaconelli: O testemunho de Satyanatha revela como essa experiência da espiritualidade tem que ser ligada à autenticidade e a uma busca honesta, não doutrinária. A partir da história dele com a sua vó, com as memórias da história dessa mulher solidária, altruísta, generosa e de como isso marcou a infância dele, Satyanatha vai buscando encontrar aquilo que pra ele faça sentido em termos espirituais. Então, um jovem que começa um percurso muito próprio, muito desprendido, se baseando mais em questões do que respostas. E, nesse percurso, ele encontra uma espiritualidade não a partir de uma doutrinação de um outro que vai dizer quem ele é ou deixa de ser, ou o que ele vai fazer ou deixar de fazer, mas a partir de um lugar mais ligado à filosofia, mais ligado ao autoconhecimento e mais baseado à possibilidade de, tendo aprendido isso, transmitir pra mais alguém.

Então, é um ciclo transgeracional que ele traz da avó, dos pais, dele mesmo, e transmite pro outro. Então, se tem uma coisa que a gente deve guardar da experiência desse jovem excepcional é como nós precisamos nos perguntar sobre as grandes questões da nossa existência e buscar respostas que sejam autênticas para nós ao invés de nos deixarmos tomar pela palavra do outro, nos deixarmos guiar pela palavra do outro, ao invés de nos deixarmos doutrinar por dogmas muitas vezes que vão na contramão da nossa própria expressão. E a possibilidade de interpretar os fatos da vida de uma forma mais positiva, mais proativa, mais espiritualizada. 


[trilha sonora]

Geyze Diniz:
Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.

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