Para Inspirar

O que é a solidão?

Pesquisadores descrevem a solidão como a diferença entre quantidade e qualidade das relações sociais que queremos e realmente conquistamos

24 de Abril de 2018


O que exatamente é a solidão? Os pesquisadores descrevem como a diferença entre quantidade e qualidade das relações sociais que queremos e realmente conquistamos. Ao longo da vida, é comum esse círculo de amigos sofrer baixas, ser substituído e expandir.

O sentimento de isolamento surge a partir de mudanças ordinárias, mas que nem por isso deixam de ser impactantes– entre elas, demissão, aposentadoria, licença maternidade e morte de um ente querido. O não envolvimento em atividades consideradas comuns à faixa etária também pode funcionar como gatilho.

Os motivos variam, sim, de acordo com o grupo em questão – adolescentes, idosos, quarentões – pelas condições sociais – como baixa renda e falta de acesso a transporte – e de saúde. Somado a todas essas variantes, nessa última década, a Internet ganhou um papel de destaque nesse processo.

Apesar de funcionar como a grande muleta para os que fogem da vida social, segundo especialistas, isola ainda mais o indivíduo. Todo mundo experimenta a solidão de vez em quando. Só deve ser uma preocupação quando começa a se transformar em um sentimento constante.

Estados crônicos de solidão desencadeia problemas de saúde como obesidade, distúrbios do sono, hipertensão arterial, depressão e morte precoce. Admitir a solidão gera vergonha. Para muitas pessoas é o mesmo que admitir um defeito de comportamento. Daí a dificuldade do tratamento.

As pessoas não gostam, em geral, de falar sobre a questão. No livro, Solidão, a Natureza Humana e a Necessidade de Vínculo Social[1], John Cacioppo e William Patrick explicam que pode haver um componente genético. Algumas pessoas, segundo os autores, são “mais vulneráveis à ausência de vínculos”. Isso faz sentido.

As pessoas diferem de muitas maneiras. Independentemente do motivo – genético ou não –, o combate a solidão está na construção de uma vida social, com conexões verdadeiras. E para isso é necessário participação e envolvimento. Uma missão complicada para os solitários, que naturalmente tendem à introspecção.

Nesse processo vale um destaque para o voluntariado. Ajudar ao próximo é uma forma de cultivar o sentimento de pertencimento. Proporciona um contexto propício à construção de vínculos com pessoas, que estão ali exatamente esperando ajuda. Então, não perca tempo.

Entre no Google e começa agora a procurar por uma atividade voluntária. Além de colaborar e conhecer muita gente, você também estará ganhando anos extras de vida. Vá em frente!

Leia o artigo completo aqui.

Fonte: DONNA J. GUARDINO
Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


A valsa da longevidade

Há um quê de beleza na vida que vai passando em sua marcha por vezes lenta, por vezes mais rápida do que gostaríamos.

20 de Novembro de 2022


Há um quê de beleza na vida que vai passando em sua marcha por vezes lenta, por vezes mais rápida do que gostaríamos. É preciso estar atento para perceber esse movimento sutil que se esconde nas esquinas dos dias, essa rotina onde tudo parece estar sempre igual, mas, ao olharmos para trás, tudo mudou.⁠

Subitamente, você se torna parte das estatísticas de sucesso da espécie humana: veja, ele chegou aos 70, 80, 90. Sempre tão lúcido, poucos diagnósticos em sua conta - motivo de celebração legítima. A tal da longevidade, massivamente falada nos meios midiáticos como um objetivo em comum e uma garantia graças ao avanço da ciência, chega para muitos com uma sensação "repentina".⁠

De repente, sou mais velho. Como pode se ainda me lembro de tudo como se fosse ontem? É essa a beleza: ir cuidando do que lhe cabe, do que lhe é possível, sem esperar tanta coisa em troca e, por não esperar, receber. Cuidar de si como quem cuida de um bem valioso e caro, com a certeza de ser sua principal e eterna companhia, e assim, de forma leve, alçar voos distantes.⁠

Viva essa jornada tão intensa, única e tão cheia de beleza. E viva todos os longevos que guardam dentro de si parte do segredo do universo.

A valsa da longevidade A valsa da longevidade A valsa da longevidade A valsa da longevidade

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais