#PlenaeApresenta: Daniel Munduruku e a arte de ser um contador de histórias

O Plenae Apresenta a história de Daniel Munduruku, que encontrou na força das palavras uma forma de manter sua cultura viva

19 de Agosto de 2024



Contar histórias é uma das práticas mais antigas da nossa espécie e que já nos garantiu até mesmo a sobrevivência. No caso dos povos originários ou de minorias oprimidas, compartilhar narrativas é uma forma de manter a sua cultura viva e atravessando gerações, diante de todas as tentativas diárias de apagamento cultural que sofrem.

Daniel Munduruku, representante do pilar Contexto na décima sexta temporada do Podcast Plenae, é parte fundamental dessa dinâmica. Ele elevou a outras potências a velha roda de histórias ao redor de uma fogueira e publicou livros, ministrou palestras e segue rodando o mundo garantindo que seus ideais e pensamentos estejam vivos e caminhantes por aí.

Mas, como você que nos lê pode imaginar, nem sempre foi fácil – e ainda não é. “Eu sofri muito preconceito na escola por causa da minha origem. Mas eu acho que, de certa maneira, ser escritor me libertou um pouco dessas memórias ruins. Eu consigo escrever sobre a minha infância e adolescência sem nenhum ranço daquele período”, relembra.

Originário de um povo cujo significado é “formiga vermelha”, a mais temida das formigas, ele relata em seu episódio que os Mundurukus eram os mais temidos na região Amazônica, e hoje estão espalhados em três estados: Amazonas, Mato Grosso e Pará.

Dentre os ensinamentos que aprendeu em sua aldeia, ainda na infância, o silêncio é o mais valioso. “Não tinha energia elétrica, e aprender a ficar em silêncio era parte da nossa educação. O silêncio era necessário pra gente não despertar a fúria dos outros seres da natureza, sejam eles animais, sejam eles espirituais”, conta.

Além do silêncio, ter os sentidos apurados também foi uma lição ensinada e não pela figura de um professor, já que em sua cultura não há um único detentor do saber, mas sim os saberes coletivos. Sobreviver, para as crianças, era quase uma atividade lúdica e sem o peso que lhe cabe, entendimento que só chegou muito tempo depois.

A obrigação imposta pelo Regime Militar no Brasil de que os indígenas em idade escolar se integrassem aos trechos urbanos e estudassem ao lado de crianças brancas foi um divisor de águas na vida de Daniel, que relembra da época como um período de angústia e confusão.

“Aos 15 anos, eu já tinha completado o Ensino Fundamental II e recebido um diploma de gráfico off-set. Pros militares, era hora de começar a trabalhar. Pros indígenas, eu já era considerado adulto. Se eu voltasse pra aldeia, seria a hora de me casar e ter filhos. Mas eu não queria nem uma coisa nem outra. Eu tinha o desejo de ajudar e fazer com que a sociedade brasileira entendesse melhor a realidade dos povos indígenas. E pra isso eu precisava estudar mais”, diz.

Para conseguir subverter ambas as lógicas, Daniel fingiu ser interessado em seguir a vida religiosa. “Os padres disseram que eu era muito jovem pra tomar essa decisão, mas me permitiram continuar estudando. Aos 18 anos, eu entrei no Seminário Diocesano de Belém. Terminei o Ensino Médio, estudei filosofia e saí da ordem, porque o que eu queria mesmo era ser professor”.

Foi quando ele se mudou para São Paulo, no início dos anos 90, começou a dar aulas no Ensino Médio e se deparou com a possibilidade de fazer um mestrado em antropologia na USP - o começo do resgate de suas minhas origens, vale dizer, já que seu objeto de pesquisa era, justamente, o povo Munduruku.

“Eu cheguei na aldeia com uma consciência crítica muito elaborada sobre a realidade dos indígenas. Os Mundurukus estavam sendo muito assediados por garimpeiros e eu me vi num conflito: estudar ou me envolver mais diretamente na luta pela sobrevivência do meu povo. Eu acabei perdendo o prazo para defender a dissertação e fui jubilado. Eu não tinha cabeça para fazer pesquisa naquele momento”, desabafa.

Apesar de terem chegado a uma solução pacífica nesse conflito em questão, a chama tinha sido acesa de vez dentro do militante e professor. Foi no poder da contação de histórias e inspirado por um aluno de 9 anos de idade que Daniel concluiu que escrever livros e passar adiante suas ideias seriam sua principal e mais potente arma.

Para saber mais sobre a encantadora história de força e resistência dos Mundurukus e de Daniel especificamente, você terá que ouvir todo o episódio, disponível aqui e no também no Spotify. E acredite: é uma viagem sem volta. Aperte o play e inspire-se!

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#PlenaeApresenta: Celso Athayde e a mudança no coletivo

Conheça e história do empreendedor social, Celso Athayde, fundador da CUFA, na segunda temporada do Podcast Plenae

19 de Outubro de 2020



O último episódio da segunda temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, apresenta uma potência única: o empreendedor social Celso Athayde.

Representando o pilar Contexto, Celso conta como ter morado na rua ainda na infância e os diferentes encontros que a vida o proporcionou levaram ele a ser quem é hoje.

Ao conversar com um morador de rua que foi próspero antes da vida mudar, Athayde entendeu que o caminho inverso também poderia ser trilhado: ele também poderia ter tudo um dia. Mas ele não queria “ter tudo” só pra si, não queria ser a exceção de uma realidade toda condicionada à pobreza.

Ele queria mais. Queria que a exceção se tornasse a regra. “Eu sempre acreditei que o meu valor pessoal, o meu projeto de vida, não é individual, mas, sim, coletivo”. Então, começou a novamente, ouvir o outro. Foi conversar com a juventude de sua região para entender: onde eles queriam chegar?

De cara, ouviu o nome do grupo Racionais MCs. O quarteto do rap que bombou nos anos 90 e até hoje segue fazendo sucesso, se tornou ícone para muitos jovens de periferia como eles foram um dia. Celso, ouvindo isso, entendeu que há diferentes formas para o “chegar lá”, como a cultura, por exemplo.

Esse momento também marca a virada de quando o empresário entendeu a sua raça como algo maior, e não só seu. “Foi uma virada porque me fez entender que eu era preto e dar a isso uma visão de coletivo. E isso é grande.”

A Central Única das Favelas (CUFA) , seu maior projeto, é então criada. “A CUFA nasce de eu estar sempre inconformado. Essa ânsia, essa vontade de alterar o cenário em que vivo, está na origem dela. Lá, não quero ser apenas um líder que muda de vida. Quero liderar uma mudança para todos, quero que mais gente tenha voz no caminho, que mais gente mude de vida.”

Desde o seu nascimento até os dias de hoje, a CUFA já mudou a realidade de muitos jovens por meio da arte, do esporte, da educação e várias outras frentes. “Queremos conscientizar as camadas desprivilegiadas da população da potência que têm, por meio de oficinas de capacitação profissional e ações que elevem a autoestima da periferia.”

Isso envolve dar voz a quem nunca teve oportunidade de falar e ser ouvido. Ouvir, aliás, foi tudo que Celso fez a vida toda. “Eu preciso tirar a favela da invisibilidade e fazer ela a potência que é. Os invisíveis são invisíveis em qualquer atividade que estão desenvolvendo, então, cabe às pessoas que têm a responsabilidade de ter uma fala pública mudar isso. Eu não largo essa responsabilidade em nenhum momento da minha vida.”

Ouça mais sobre essa trajetória tão rica e inspiradora no último episódio da segunda temporada do Podcast Plenae, disponível na sua plataforma de streaming.

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