A nacionalmente conhecida e adorada, Fafá de Belém, conta sobre o surgimento de sua fé e como ela a rege até hoje
14 de Junho de 2021
Quando foi a sua primeira relação com o divino? Para Fafá de Belém, foi antes mesmo de seu nascimento. Representando o pilar Espírito na quinta temporada do Podcast Plenae, ela começa o seu relato contando não uma história sua, mas de seu pai.
Ele, que ficou entre a vida e a morte ainda criança, prometeu a Deus, junto de sua tia, dedicar o nome de sua primeira filha à Nossa Senhora de Fátima caso sobrevivesse. E assim o fez: Fafá de Belém nasceu muitos anos depois do acontecimento, mas já carregando dentro de si uma história de milagre.
Por ter nascido e crescido em Belém do Pará, berço da maior procissão mariana do mundo - o Círio de Nazaré - a prática espiritual se tornou ainda mais forte. Católica fervorosa e praticante, a cantora conta que sentiu sua primeira manifestação divina direta ainda aos 9 anos, quando fazia a Primeira Comunhão e, durante uma confissão, sentiu seu corpo elevar-se.
Esse sentimento voltaria a se repetir ainda inúmeras vezes ao longo de sua vida. Em todas as procissões em sua terra natal, nas quais ela sempre fez questão de comparecer de alguma forma por toda a vida, e em demais visitas a locais considerados sagrados pelo mundo. Em seu relato, ela diz que essa frequência divina, sobretudo quando há muitos fiéis reunidos, é tão arrebatadora que a faz chorar e entrar em êxtase.
Para uma pessoa de tamanha fé, seria um sonho impossível conhecer a figura mais representativa de sua religião no mundo, certo? E ele se realizou não uma, nem duas, mas três vezes! Fafá de Belém teve a oportunidade de conhecer papas diferentes, e o melhor: tocá-los com a sua arte, cantando para eles em ocasiões distintas.
Mas, apesar de se identificar com uma religião específica, Fafá acredita que a fé e a espiritualidade não devem necessariamente receber um nome. Basta existir essa força positiva e pulsante dentro do indivíduo, sem que seja necessário encaixar-se em um único dogma. Você confere mais desse emocionante relato na quinta temporada do Podcast Plenae. Aperte o play e inspire-se!
Para mergulhar dentro de sua profundidade, Fernanda Lima, encontrou no Yoga, há 15 anos, o caminho necessário
12 de Julho de 2021
Qual é o seu caminho pessoal para o equilíbrio? A representante do pilar Mente da quinta temporada do Podcast Plenae, Fernanda Lima, encontra seu eixo por meio da prática da Yoga. Mas essa descoberta não veio de um dia para o outro. Antes de se tornar quem é hoje, ela conheceu diferentes facetas de um mesmo mundo.
Ainda muito jovem, tornou-se modelo de repente, sem estar procurando por isso. A profissão lhe trouxe a liberdade e a fez conhecer o mundo, mas também lhe trazia a sensação de ser um objeto, um “não-pertencimento” àquele universo. Pouco tempo depois, conheceu a comunicação, formou-se em jornalismo e pensou que enfim estava se aproximando do que tanto ansiava.
Não era de todo mentira. Fernanda descobriu levar mais jeito em frente às câmeras do que nas passarelas, mas conheceu o lado vazio e opressor da fama. De repente, se viu rodeada de convites e fãs, mas se sentia completamente sozinha. Em um desses episódios, ela decide acompanhar a amiga em uma aula de Yoga. E sua vida nunca mais foi a mesma.
Apesar de praticar os mais diferentes tipos de esportes desde muito jovem, ela nunca tinha tido contato com a prática indiana milenar. Mais do que apaixonar-se pelos movimentos e posturas, foi por meio da Yoga que Fernanda aprendeu a desconectar-se do mundo exterior e fincar raízes profundas dentro de si mesma.
Hoje, ela aplica os ensinamentos coletados nos mais de 15 anos de prática em sua vida pessoal e também como mãe. Além disso, em seus canais digitais, ela ensina sobretudo técnicas de respirações que podem ser feitas por qualquer pessoa e possuem eficácia comprovadas cientificamente.
Seu tapete de Yoga tornou-se seu refúgio, como de muitos praticantes. Uma vez em desequilíbrio, ela parte para suas sessões e encontra-se novamente dentro de sua própria imensidão. Para saber mais sobre essa história, escute o episódio inteiro na quinta temporada do Podcast Plenae. Aperte o play e inspire-se!
Conteúdos
Vale o mergulho Crônicas Plenae Começe Hoje Plenae Indica Entrevistas Parcerias Drops Aprova EventosGrau Plenae
Para empresas