#PlenaeApresenta: Rafael Mantesso e o poder do amor canino

Rafael Mantesso conta como graças ao seu cachorro Jimmy ele encontrou um ofício, superou a depressão e descobriu seu autismo

29 de Março de 2021


O episódio de Relações da quarta temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, é composto por dois protagonistas igualmente importantes: Rafael Mantesso e seu cachorro, Jimmy. Subestima a relação entre o homem e seu animal de estimação somente àqueles que nunca vivenciaram de perto essa parceria tão potente.

Na procura de um cachorro perfeito ao lado de sua ex-mulher, Rafael buscava sem perceber a si mesmo. Isso porque todas as suas características até então incompreendidas pelo próprio eram objetivos a serem encontrados no cachorro que ele escolheria.

E assim foi. Jimmy, que recebeu o nome inspirado pela marca Jimmy Choo, queridinha de sua antiga companheira, é um reflexo do próprio Rafael. Difícil até mesmo de saber onde começa um e onde termina o outro.

Pertencente a raça bull terrier, o cão é também incompreendido por quem não o conhece e de cara sente medo. Talvez porque ele seja fora dos padrões impostos pela sociedade, mas aos olhos de Rafael, ele é “o cachorro mais lindo do mundo”. Dócil, leal, inteligente, silencioso e um tanto obsessivo, assim como seu tutor.

A conexão entre os dois era tão sólida que, ao final do relacionamento, Jimmy foi um dos “bens” nada materiais que ficou ao Rafael na partilha. Ali é quando a história de ambos se torna uma só: desempregado e abalado com o término, o publicitário retoma o velho hábito de desenhar, usando Jimmy como parte de suas composições.

O resultado ficou tão cativante e divertido que logo ganhou o mundo: milhares de seguidores, contratos com marcas - incluindo a própria Jimmy Choo - livros e ações com diferentes finalidades. Uma delas partiu de uma neurologista neozelandesa que pediu permissão para usar as imagens da dupla em um trabalho seu sobre autistas.

Sem saber, a especialista só confirmou o que há muito Rafael já desconfiava: ele era portador da Síndrome de Asperger, uma forma mais branda de autismo. No caso dele, a síndrome se manifestava por meio de problemas para interpretar linguagens não verbais, dificuldade de se relacionar com pessoas, intolerância ao barulho, hiperfoco e apego a rotina.

Desde então, mais do que postar o cotidiano da vida à dois, Rafael Mantesso também dedica-se a criar conteúdo para que outras pessoas como ele se identifiquem, saibam que não estão sozinhas -e que, claro, um cachorro é muito bem vindo, obrigado. Não perca essa potente narrativa, disponível em seu streaming de preferência, na quarta temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir.


Comentários


Faça seu cadastro e passe a receber mensalmente nossa Newsletter!

Ao se inscrever você concorda com os termos de consentimento e política de privacidade