Rafael Mantesso conta como graças ao seu cachorro Jimmy ele encontrou um ofício, superou a depressão e descobriu seu autismo
29 de Março de 2021
O episódio de Relações da quarta temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, é composto por dois protagonistas igualmente importantes: Rafael Mantesso e seu cachorro, Jimmy. Subestima a relação entre o homem e seu animal de estimação somente àqueles que nunca vivenciaram de perto essa parceria tão potente.
Na procura de um cachorro perfeito ao lado de sua ex-mulher, Rafael buscava sem perceber a si mesmo. Isso porque todas as suas características até então incompreendidas pelo próprio eram objetivos a serem encontrados no cachorro que ele escolheria.
E assim foi. Jimmy, que recebeu o nome inspirado pela marca Jimmy Choo, queridinha de sua antiga companheira, é um reflexo do próprio Rafael. Difícil até mesmo de saber onde começa um e onde termina o outro.
Pertencente a raça bull terrier, o cão é também incompreendido por quem não o conhece e de cara sente medo. Talvez porque ele seja fora dos padrões impostos pela sociedade, mas aos olhos de Rafael, ele é “o cachorro mais lindo do mundo”. Dócil, leal, inteligente, silencioso e um tanto obsessivo, assim como seu tutor.
A conexão entre os dois era tão sólida que, ao final do relacionamento, Jimmy foi um dos “bens” nada materiais que ficou ao Rafael na partilha. Ali é quando a história de ambos se torna uma só: desempregado e abalado com o término, o publicitário retoma o velho hábito de desenhar, usando Jimmy como parte de suas composições.
O resultado ficou tão cativante e divertido que logo ganhou o mundo: milhares de seguidores, contratos com marcas - incluindo a própria Jimmy Choo - livros e ações com diferentes finalidades. Uma delas partiu de uma neurologista neozelandesa que pediu permissão para usar as imagens da dupla em um trabalho seu sobre autistas.
Sem saber, a especialista só confirmou o que há muito Rafael já desconfiava: ele era portador da Síndrome de Asperger, uma forma mais branda de autismo. No caso dele, a síndrome se manifestava por meio de problemas para interpretar linguagens não verbais, dificuldade de se relacionar com pessoas, intolerância ao barulho, hiperfoco e apego a rotina.
Desde então, mais do que postar o cotidiano da vida à dois, Rafael Mantesso também dedica-se a criar conteúdo para que outras pessoas como ele se identifiquem, saibam que não estão sozinhas -e que, claro, um cachorro é muito bem vindo, obrigado. Não perca essa potente narrativa, disponível em seu streaming de preferência, na quarta temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir.
O Plenae Apresenta a história de Carmem Virgina, representante do pilar Espírito na décima terceira temporada do Podcast Plenae!
18 de Setembro de 2023
O quanto você conhece do seu passado? Carmem Virginia, a representante do pilar Espírito da décima terceira temporada do Podcast Plenae, mergulhou em suas origens depois de um chamado.
Candomblecista desde criança, Carmem conta ter sido criada pela sua avó, uma pessoa espiritual em suas atitudes. Mas, o contato com a religião de fato se deu graças a uma questão geográfica: aos seis anos de idade, Carmem se mudou para uma outra cidade e, em sua nova vizinhança, uma surpresa.
“Dona Maria Rodrigues Pinto era mãe de santo e conhecida na rua como “vó Lô”, porque ela benzia as crianças. Ela era uma criatura muito boa, muito altruísta, muito admirável. Por causa da dona Lô, eu comecei a frequentar o terreiro. Ninguém da minha família ia, só eu. Eu adorava ouvir as histórias que aquela senhora contava sobre a África, sobre os negros e principalmente sobre os orixás, que são as divindades do candomblé”, relembra.
O encontro inicial foi tão transformador que de cara Carmem Virginia se encantou. “Era MUITA comida, era MUITA alegria, era MUITA risadagem. Ao mesmo tempo, era algo introspectivo. O terreiro tinha cheiro de alfazema, cheiro das ervas que dona Lô amassava nas mãos para fazer os banhos, cheiro dos galinhos de arruda ou de pião roxo, que ela usava para benzer os nossos corpos”, relembra.
O que ela não esperava era uma convocação que logo chegou, de surpresa e para nunca mais se esquecer. Com o tempo e amadurecimento, essa convocação se tornou mesmo uma vocação que ela levaria para a vida e guiariam todos os seus caminhos, não só religiosos, como profissionais e pessoais.
Mas, o que será que aconteceu por lá, afinal? Você descobre ouvindo o episódio completo, disponível em nosso site e também no Spotify. Aperte o play e inspire-se!
Conteúdos
Vale o mergulho Crônicas Plenae Começe Hoje Plenae Indica Entrevistas Parcerias Drops Aprova EventosGrau Plenae
Para empresas