#PlenaeApresenta: Roman Romancini e a escalada da emancipação

Conheça a história de resiliência e conquista de Roman Romancini, na décima primeira temporada do Podcast Plenae

12 de Março de 2023



Em "Os ensinamentos da montanha", o executivo e montanhista Roman Romancini relata sua relação com o montanhismo e como seu sonho de escalar o Monte Everest parecia ter sido interrompido por conta de um acidente de carro. 

Mas o que ele não sabia é que o acidente seria apenas o começo de uma longa jornada que envolveria ainda um câncer, uma avalanche e muita reflexão sobre o que ele chama de "propósito com a montanha".

"No alto da montanha, trocar o iPhone 13 pelo 14 é irrelevante. Trocar de carro é irrelevante. Comprar um apartamento maior é irrelevante. O novo terno, o novo relógio, a nova bolsa… Tudo isso é irrelevante. A 8 mil metros de altitude, com um terço do ar a 40 graus negativos queimando a sua narina toda vez que entra no corpo, você lembra o que importa de verdade. Ar, água, comida, abrigo e amor. Nada mais." Respire fundo para acompanhar essa história que é de tirar o fôlego, representando o pilar Mente da décima segunda temporada do Podcast Plenae.

Compartilhar:


#PlenaeApresenta: Kanynary e os indígenas da nova geração

O Plenae Apresenta a história de Kanynary, representante do pilar Contexto na décima terceira temporada do Podcast Plenae!

25 de Setembro de 2023



Somos compostos por diferentes preconceitos e infelizmente ninguém escapa a essa regra. Cabe a cada um de nós, de forma individual e também coletiva, buscarmos informações que renovem e modifiquem nossos antigos paradigmas. E esse é um dos episódios do Podcast Plenae que mais contribui para subverter essa lógica. 

Representando o pilar Contexto, Kanynary vem para, primeiramente, abordar um assunto muito importante: o bullying que os jovens indígenas sofrem quando estudam em grandes cidades, fora de suas aldeias. Durante sua infância em Manaus, não foram poucas as vezes em que ele se viu alvo de piadas e até de agressões verbais mais incisivas. 

“Eu sofri muito preconceito na cidade por causa da minha origem. A discriminação começou na vizinhança, porque a minha avó fazia questão de mostrar quem ela era. Ela usava colares indígenas e falava português com bastante dificuldade. Quando eu fui pra escola, o negócio piorou. Eu sofria agressões verbais e até físicas. Ainda bem que eu praticava capoeira e sabia me defender. Mais tarde, eu fui saber que o meu caso não era isolado. São muitos relatos de jovens que saem da aldeia para estudar na cidade e sofrem bullying. É pior ainda para aqueles que falam português com dificuldade”, relembra.

Com o passar dos anos, Kanynary enfim teve conheceu o seu povo e a sua cultura. O que era pra ser um breve contato com uma festa típica acabou se tornando um mergulho sem data para voltar. O jovem passou a morar em uma aldeia alfabetizando crianças e esse era só o começo de sua nova jornada. 

“Eu morei três anos na aldeia e foi uma experiência maravilhosa. Eu tinha 27 alunos, da alfabetização à quinta série, todos numa sala só. Aprendi a dar aula na prática mesmo e tenho muito orgulho dessa experiência. Quatro desses estudantes já tão indo pra faculdade, apesar de todas as dificuldades”, conta, orgulhoso. 

Mas, o que acontece com esses alunos depois? Como é a introdução à vida adulta de um indígena fora de seu ambiente costumeiro? Kanynary logo descobriu que para além do bullying que ele conheceu tão de perto, as dificuldades eram das mais diferentes frentes - incluindo a financeira. 

Foi quando veio a ideia de introduzir esses jovens, que já gostavam de jogar em seus celulares, à modalidade dos e-sports. E o resto é história que você confere no episódio completo, disponível aqui em nosso site ou no Spotify. Deixe seus preconceitos do lado de fora do seu fone de ouvido e prepare-se para conhecer a vida dos jovens indígenas de uma forma nunca antes vista. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais