#PlenaeApresenta: Thais Renovatto e o HIV sem tabus

O Plenae Apresenta a história de Thais Renovatto, representante do pilar Corpo na décima terceira temporada do Podcast Plenae!

2 de Outubro de 2023



Quando a sigla HIV surge, o que vem à sua cabeça em primeiro lugar? Para muitos, ainda é a imagem de uma pessoa em estado terminal. Infelizmente, o imaginário popular ainda associa uma pessoa portadora do vírus a uma pessoa com o quadro de AIDS, que assolou o planeta no final do século passado e mitigou milhares de vidas - muitas delas, vidas públicas, de pessoas famosas. 

No terceiro episódio da décima terceira temporada do Podcast Plenae, porém, vamos quebrar essa ideia antiquada e que ainda violenta muitas pessoas. Representando o pilar Corpo, Thais Renovatto conta a sua experiência após o diagnóstico. 

Tudo começou com um namoro, a confiança e, em seguida, a relação sem uso de camisinha. O que ela não esperava era que, meses depois, esse mesmo namorado começaria a adoecer, e a notícia de que ele portava HIV veio de sua família, e não dele.

“O peso da palavra aids é muito forte. Eu nasci no começo dos anos 80, então eu me lembro da morte do Freddie Mercury, do Cazuza e do Renato Russo. Eu sei muito bem o que é a aids. Mas jamais imaginei que pudesse acontecer tão perto de mim. Eu fiquei revoltada e perguntava: O que eu fiz de tão errado? Por que esse castigo? Por que Deus me deu as costas?”

Thais então buscou fazer o seu próprio exame e então a notícia que ela tanto temia se confirmou. “Eu logo fiz o teste e o resultado, como eu esperava, deu positivo. Quando eu saí do posto de saúde, entrei no meu carro e dei um grito, que com certeza foi ouvido pela rua inteira. Segurei o volante e a minha testa caiu em cima da buzina, mas eu ignorei o barulho. Chorei por alguns minutos, até retomar o fôlego, secar o rosto e seguir pro trabalho. Era o primeiro dia da minha nova vida”, relembra. 

O namorado acabou falecendo depois de uma conversa íntima e profunda, de poucas palavras, partilhada entre os dois. Mas Thais seguiu viva e com o seu vírus controlado - o que, afinal, não é raro nos dias de hoje, com tantos caminhos possíveis para isso. 

Em seu emocionante relato, ela conta sobre o que veio depois desse “positivo” em seu laudo e tudo que ela construiu após, contrariando muitas expectativas, inclusive as suas próprias. Coloque seus fones e prepare-se para se emocionar e desconstruir velhos preconceitos. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Parada obrigatória

Os trabalhos que importam

O que foi falado no Plenae em junho

1 de Julho de 2024


Os trabalhos que importam

Os trabalhos que importam
Quais trabalhos realmente importam? Para nós do Plenae, o trabalho que mais importa é sempre aquele que vai trazer algum benefício voltado para o crescimento pessoal. Não que a parte financeira não importe - longe disso. Mas esse não pode ser o único foco daqueles que buscam ser suas melhores versões sempre.

No mês de junho, falamos um pouco sobre tudo. E nessa grande salada, há sempre esse guarda-chuva que une todos os temas em um só objetivo: o trabalho pessoal. A seguir, você encontra um resumo de tudo que passou por aqui nos últimos trinta dias. E fique ligado: em julho teremos novidades! 
Semana verde
Você sabia que a nossa geração tem um papel crucial na preservação do meio ambiente? Cada pequena ação conta, e estar bem-informado é o primeiro passo para fazer a diferença! Dedicamos a primeira semana do mês para pensarmos sobre o tema, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Pedalando por aí
Além de ser deliciosa a sensação dos cabelos ao vento, pedalar traz benefícios reais para o seu corpo, sua mente e para o contexto ao seu redor - contemplando três pilares nossos de uma vez só! Em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta, contamos a história do veículo e porque você deveria adotá-lo!
Combatendo o pessimismo
O pessimismo pode trazer malefícios, com o perdão da rima, e isso você já deve saber. Mas nem todos conseguem ser otimistas de forma espontânea e acreditam que é preciso nascer assim. Nesse artigo, te contamos como desenvolver o otimismo prático e o que ele pode te trazer de bom nessa vida!
Meu primeiro amor
Aquele sorriso que atravessou como uma faca, mas com a leveza de uma pena. O medo do desconhecido e uma fome intensa de enfim conhecê-lo. A primeira paixão, essa que vem marcada pelo ineditismo de todas as coisas, é uma das experiências mais importantes da vida. Falamos sobre ela na crônica do Dia dos Namorados!
Espiritualidade sem amarras
Você gostaria de ser uma pessoa mais espiritualizada, mas não se identifica com nenhuma religião? Fique tranquilo: você não está sozinho e os conceitos não são dependentes, apesar de interligados. Nesse artigo, te demos algumas dicas para trabalhar a sua espiritualidade sem necessariamente seguir um dogma.
Uma viagem para dentro
O chá de ayahuasca é uma tradição milenar que utiliza raízes amazônicas para criar essa bebida enteógena, cuja finalidade é te levar a viagens internas profundas. Em um relato pessoal, você confere como foi a experiência de um membro da nossa equipe que fez o ritual de consagração pela primeira vez! 
O date é com você!
Que tal se levar para sair sozinha? Por onde começar? Quais são os ganhos? Para te inspirar, conversamos com a Maria Yasmin Marinho Lodi, criadora de conteúdo e dona da conta @vaisozinhamesmo, para entender como começou essa ideia de “ir sozinha mesmo” nas coisas e quais são os benefícios que ela colheu até então. 
Olha a cobra! É mentira!
As primeiras notas da sanfona não nos deixam mentir: é tempo de festa junina! De celebrar a união dos povos, de todos os santos e do nosso país, onde tudo vira motivo para semear a alegria e a boa comida. E afinal, quem não tem uma boa lembrança que envolva quermesse? Falamos sobre o tema na segunda crônica do mês!
O mês acabou e chegamos oficialmente no meio do ano. Mas ainda tem muita coisa para rolar, como por exemplo, a nossa temporada do Podcast com histórias reais, da nossa comunidade. Conhece alguém que tenha uma boa para contar? Esse alguém é você? Para todas as respostas, o link é o mesmo: https://plenae.com/minhahistoria/. Inscreva-se ou mande para alguém! Nos vemos nos ventos de julho!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais