Coloque em prática

Como traçar metas realistas para 2020

Sofia Esteves, presidente do conselho do grupo Cia. de Talentos, ensina como combinar trabalho e propósito

27 de Dezembro de 2019


De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2020 a depressão será a maior causa de afastamento dos profissionais das empresas em que trabalham. Não há como negar, estamos colapsando. A grande maioria já não se encaixa em escritórios fechados, trabalhando em sistemas rígidos e sem espaço para criatividade e autonomia.

Mas, engana-se quem pensa que o problema são só os modelos atuais de trabalho. Tudo bem passar o dia na empresa, desde que você saiba – e acredite – no porquê de acordar todos os dias para fazer isso. É a falta de resposta para o motivo de se estar vivo que está adoecendo mentalmente grande parte da população.

Sendo assim, a tendência, que já não é tão tendência assim, é que muitos se questionem em 2020: por que estou aqui? O que vim fazer? Qual é o meu propósito de vida? Porém, ainda há muitas fantasias em torno do tal propósito de vida. Muitos imaginam uma carreira bem remunerada, viagens ao redor do mundo, poucas horas de trabalho na semana, um bom carro e um cachorro fotogênico para postar fotos no Instagram.

Primeiro, propósito de vida são talentos em movimento. Você terá que descobrir o que faz muito bem e como o mundo precisa disso. Satisfação real é aquela que deixa de ser só para si mesmo. O propósito de vida verdadeiro está muito ligado ao que você tem a oferecer ao mundo, como sua existência contribui com a sociedade! Isso não se refere apenas às habilidades técnicas, mas também às emocionais.

Ou seja, o primeiro passo para quem quer caminhar em direção ao seu propósito de vida em 2020 é: conheça-se, muito, muito, muito bem! Você lida bem com rotina? Com gestão de pessoas? Sabe fazer gestão de recursos? Sabe como divulgar um produto? Tem paciência para lidar com críticas e exigências? Caso a sua resposta seja negativa para essas perguntas, abrir um restaurante na beira da praia está bem longe de dar certo, compreende?

É necessário entender não o que você quer viver apenas, mas também o que você tem de talentos disponíveis e como colocá-los em movimento em direção a algo em que você acredite. Dica: propósito de vida não são desejos, mas vocação! Cuidado para não cair na armadilha de ir para caminhos fáceis, bonitos e fotogênicos para as redes sociais e acabar mergulhando em mais uma frustração.

Todas as suas experiências pessoais e profissionais vividas até hoje, reunidas e organizadas, são um conjunto de talentos construídos que podem ser aplicados no seu propósito de vida. Busque apoio na psicoterapia e em um consultor de carreira para te ajudarem a trilhar esse caminho de auto investigação. Uma outra dica é: não se apegue.

Diferente dos nossos avós, não precisamos mais construir apenas uma carreira linear. Pode ser que você comece como um representante de vendas de um produto em que você acredite muito e, ao longo do percurso, descubra que, na verdade, você gosta mais é de conversar com as pessoas do que, de fato, de vender algo a elas. E então, a psicologia lhe chama a atenção. E já como psicólogo, pode ser que você perceba que a sua nova paixão são pesquisas sobre o comportamento humano e você se especialize nisso.

Se você ficar preso à ideia de um propósito de vida fechado logo no início, pode ser que você perca a oportunidade de viver novas experiências, que vão fazê-lo cada vez mais satisfeito. Realização e liberdade. Esses são os sentimento que todos esperam ao buscar seus propósitos de vida. Agora respire fundo. Tenho que lhe contar algumas verdades nada floridas.

Falando sobre realização, sinto em dizer, mas eu sou apaixonada pelo que faço, porém, não me sinto realizada todos os dias. Temos uma ideia fantasiosa sobre felicidade, como se ela fosse algo constante e o diferente disso fosse viver um fracasso. Isso é mentira. Somos seres humanos tão ricos de complexidades e emoções que viver apenas uma emoção é até um desperdício.

Independentemente do que você descubra que ama fazer, você terá que lidar com burocracias, com ideias que não funcionam, com questões financeiras, com pessoas, contratos e todas aquelas coisinhas “chatas” que qualquer empresa, mesmo que autônoma, exige. Ah, Sofia, eu vou ser chefe, não vou olhar para nada disso! Cuidado com essa armadilha. Até que você encontre pessoas completamente confiáveis e competentes, o CEO de qualquer empresa em início precisa estar a par de tudo para que o negócio funcione bem.

Reflita: você dá tudo, tudo, tudo que você tem pela empresa na qual trabalha hoje? Normalmente a resposta é não. As pessoas tendem a se acomodar. Logo, não espere que façam isso por você. Minha dica sobre esse assunto é que, antes de você colocar toda a sua energia em um propósito de vida, você aprenda a lidar com gestão de pessoas, finanças e, principalmente, com a frustração.

Se você tiver isso bem trabalhado em você, não será o primeiro desafio que te fará desistir. Só a coragem e a resiliência maduras é que farão seu projeto ou negócio prosperarem. Liberdade — infelizmente, ela também é permeada de fantasias. Liberdade é uma conquista. Ela só vem para quem têm noção de quanta responsabilidade ela trás.

Ser autônomo ou continuar como liderado, mas fazendo o que ama, exigem muita, muita, muita responsabilidade. Ser responsável pelo próprio progresso, por seus estudos, pela autogestão. Liberdade verdadeira é para quem tem muita autodisciplina, não tem nada haver com relaxar os pés para cima e esperar o mundo dar certo para você. Não trago esses conceitos para que você desanime, muito ao contrário.

Espero que você tome as rédeas da sua própria história e se prepare com maturidade para seguir essa aventura de descobrir o seu propósito e tenha suas capacidades bem trabalhadas e fortalecidas para que não seja apenas um sonho, mas uma conquista. Acredite em você, faça por merecer e boa jornada!

Fonte: Sofia Esteves, para Exame
Leia o artigo original aqui.

Compartilhar:


Coloque em prática

Como economizar dinheiro?

Fomos além do óbvio e buscamos dicas criativas para te ajudar nessa tarefa tão importante, mas também tão difícil, que é economizar dinheiro

25 de Maio de 2023


O dinheiro não é tudo e nem pode ser. Ele é apenas uma parte das nossas vidas, tão cheias de outros fatores, e tê-lo em abundância não é garantia de felicidade plena e nem torna ninguém melhor do que o outro. Dito isso, sabemos que estamos imersos em um sistema onde ter ou não o capital acaba ditando seus caminhos e pavimentando outros. 

Pensando a longo prazo, pensar em finanças sempre foi um dos subpilares do pilar Contexto. Já dedicamos um Tema da Vez inteiro sobre o assunto, demos dicas para melhorar a sua relação com o dinheiro, discutimos o que é prosperidade para você e os diferentes conceitos de riqueza, falamos duas vezes, com especialistas diferentes, sobre a importância de poupar para uma aposentadoria tranquila e discutimos o que vai além de um salário em dinheiro: o salário emocional.

Mas, como encarar essa tarefa árdua que é economizar dinheiro? Como começar a montar a sua reserva financeira em meio a tantos gastos e tentações? Te contamos a seguir!

Economizar dinheiro: uma tarefa possível

Inspirados em uma lista montada pelo site Greatist, separamos as melhores e mais criativas dicas para você aplicar no seu dia a dia. Mas, antes, um aviso importante: nunca tire dinheiro das suas contas e necessidades básicas como moradia, saúde e comida. Essas dicas são aplicáveis somente aos excessos. Agora, vamos lá!


Atenção a escolha do seu banco

Sim, a morada do seu dinheiro merece atenção. Faça uma pesquisa profunda sobre taxas de juros, benefícios, parcerias e outras vantagens. Algumas instituições hoje já fazem o seu dinheiro parado na conta corrente render, o que é super positivo! 

Use a tecnologia a seu favor

E, com isso, queremos dizer não só os aplicativos de bancos, mas também aqueles que te ajudam a controlar suas finanças. O site do Serasa separou alguns nomes para você começar a testar. Afinal, não dá para guardar se você não se organizar.

Esteja atento aos sites de oferta

Quem não gosta de promoção, bom sujeito não é. Mas mais do que as promoções em suas lojas favoritas, há sites que são sempre promocionais. Para viagens, há o Hotel Urbano. Para compras gerais, o Prime Gourmet também funciona. Etc…

Datas especiais

E se o assunto é promoção, é preciso estar de olho fora do ambiente online também. Isso vale para lojas pequenas de bairro ou até para shopping - que costuma fazer promoções depois de datas especiais! 

Compare preços

E não precisa ficar indo de loja em loja. A tecnologia, novamente: sites como Zoom, Buscapé, entre outros, não só compara os preços para você como dá cupons de desconto e vouchers! Mas não é porque você tem cupom que precisa gastar, certo?

Cuidado com o autocuidado

Nunca se esqueça de você, é claro. Mas, alguns caminhos de autocuidado são mais baratos ou até grátis: você pode aprender a pintar o cabelo em casa, por exemplo. Se hidratar e dormir bem não custam nada e são primordiais!

Atenção à sua casa

Além das dicas básicas, como usar aquecedor ou ar condicionado com parcimônia ou desligar as luzes, esteja atento à "energia fantasma”, que é aquela “consumida” em carregadores plugados, por exemplo, mesmo que não estejam sendo usados.

Dá pra socializar sem extravasar!

Proponha jantares coletivos onde cada um leva o seu prato ou piqueniques em parques. Esteja atento a bares que fazem promoções de happy hour e restaurantes que possuem cupom. Tudo isso vai te ajudar a economizar sem deixar de curtir!

Cultura econômica

Você sabia que todo cinema tem um dia mais barato? E que todo museu oferece um dia gratuito? E a velha e boa livraria, que tal fazer a sua carteirinha? E dividir a conta no streaming com outras pessoas e abandonar as assinaturas sem uso? Etc!

Não ande com a carteira sempre

Mas leve sempre seus documentos! “Esquecer” a carteira no escritório na hora de ir almoçar e levar o dinheiro contado para a tarefa vai te ajudar a resistir às tentações e não fazer compras muitas vezes desnecessárias.

Delete o número do seu cartão de crédito

Calma, não estamos sugerindo uma medida radical: apenas delete o número de suas contas online. Tê-lo assim, fácil, é o primeiro passo para, novamente, fazer compras desnecessárias. Afinal, ele já está ali mesmo…

Reflexão dos 30 dias

Uma compra pode parecer indispensável naquele momento, mas isso pode ser apenas uma pulsão. Escreva aquele item em um papel e aguarde 30 dias. Se ao final desse período, você ainda precisar/desejar esse item, então merece a compra.

Fuja de preconceitos 

Escolha genéricos, marcas pequenas, compre a granel ou em quantidade para dividir com outras pessoas, veja promoções de comida perto do vencimento, entre outras dicas que podem parecer óbvias para alguns, mas nem tanto para outros.

Fique amigo das listas

Assim como te ensinamos o desafio dos 30 dias, escrever também oferece outro benefício: a visualização. Ao escrever sua lista de mercado - e se manter fiel a ela na hora da compra! -, você consegue ler, reler e ponderar sobre o que é necessário.

Use uma cesta

Ainda sobre supermercado, na hora de ir às compras, não saia pegando o carrinho. Pode parecer besteira, mas ele instiga compras maiores e desnecessárias. A cesta cabe aquilo que é necessário, e seu peso pode ser um convite para ir embora.

Escolha o que está na época

Sobre frutas, principalmente. As que estão na época com certeza estarão com um preço melhor do que aquelas que não estão no período de colheita certo. Esse site preparou um gráfico bem intuitivo para você se guiar! 

Dê valor ao pequeno

Seja ao pequeno produtor de uma feira, às pequenas moedas, aos pequenos lanches que você pode preparar e levar para o trabalho, aos pequenos intervalos de vencimento de algo, aos pequenos trajetos que podem ser feitos a pé ou carona…

Pronto! Essas são algumas das várias dicas possíveis para essa tarefa de economizar dinheiro. O passo seguinte às economias seria, é claro, começar a destinar parte desse dinheiro que não foi gasto para montar a sua reserva. Mas, reforçando: só se isso tudo for possível dentro da sua realidade! Não negligencie os gastos básicos para manter a sua vida em pé. Você consegue!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais