Coloque em prática

O que é sound healing e como você pode se beneficiar com a prática?

A prática milenar que tem ganhado mais atenção nos últimos anos pode te ajudar a encontrar mais equilíbrio apenas com o auxílio de sons.

13 de Julho de 2023


O nosso cérebro, em toda a sua complexidade, pode ser estimulado de diferentes maneiras que já conhecemos, e com certeza muitas outras que ainda não temos conhecimento científico a respeito. Isso é bom e ruim, pois na mesma medida em que somos estimulados positivamente, também somos negativamente afetados a todo o tempo. 

Prova disso são os benefícios do silêncio que te contamos nesse artigo, e também o calm-tainment que te trouxemos aqui. Ambos, à sua maneira, possuem o mesmo objetivo: trazer um pouco de paz para seus pensamentos diante de um mundo tão acelerado e cheio de estímulos estressores. 

Outra técnica que utiliza sons e imagens é o ASMR - Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Sensorial Autônoma dos Meridianos), que te contamos aqui. Trata-se de um estilo de vídeo que tem como objetivo estimular regiões cerebrais específicas a fim de trazer calma e até sono para quem os assiste. Para isso, eles utilizam diferentes estilos em busca de diferentes sensações, mas todos usam som em algum nível. 

Agora, queremos entender uma outra técnica que vem ganhando cada vez mais espaço nas “prateleiras” de terapias alternativas que buscam trazer melhora e mais qualidade de vida para seus pacientes. É o sound healing. Você já ouviu falar? Vamos conhecer um pouco melhor dele a seguir!

O som que cura

Essa é, literalmente, a tradução de sound healing: a cura pelo som. Trata-se de uma terapia holística, cujo objetivo é usar diferentes tipos de sons para relaxar o corpo, a mente e a alma, trazendo harmonia e equilíbrio para o paciente. “É uma experiência onde o som escaneia o nosso corpo modulando todos os nossos sistemas. Nós não somos feitos só da parte física, temos várias camadas antes de chegar no físico”, explica Pat Diogo, que conduz sessões de terapia sonora na Awake Health, em São Paulo, para a revista Claudia.

“Geralmente, quando alguma doença nos acomete é porque nós estamos com essas camadas perfuradas, fora de sintonia e ficamos vulneráveis. O sound healing nos regula, nos coloca no eixo. É como se fôssemos um instrumento e o sound healing nos afinasse”, completa. 

Mas é claro que não é qualquer tipo de som e nem em qualquer lugar. É preciso um ambiente aconchegante, calmo, com a luz balanceada e até outros artefatos que possam contribuir para a experiência, como um piso de quartzo - um material considerado um alto receptor de energia eletromagnética - ou cobertores e colchonetes para criar uma atmosfera confortável e convidativa. 

Os sons podem ser desde tigelas de cristais até alguns instrumentos específicos, e a ideia é que você se deixe guiar pelos seus tons e sequências, como numa meditação mesmo. Não é exagero compará-las, afinal, ambas atuam diretamente nas nossas ondas cerebrais. É importante dizer que a frequência dos cristais é sempre em 432Hz, que é a mesma frequência do universo. 

“É uma terapia que trabalha as ondas cerebrais. As ondas chegam em Theta, que é o estado meditativo, ou Delta, que é quando a gente está dormindo, mas ainda não está sonhando. É muito comum as pessoas dormirem. Eu já atendi muitas pessoas que falaram que não conseguiram relaxar, mas que roncaram a sessão inteira. É engraçado como não temos a noção dos caminhos que podemos acessar de tão ligados que estamos, pode parecer que estamos acordados, mas na real, não”, conta Pat à revista. 

Na prática

A sessão pode durar até uma hora e meia e seu público alvo geralmente são pessoas que sofrem de ansiedade e estresse crônico. Mas, pode ser apenas um programa para quem busca relaxar de diferentes maneiras. A única contraindicação é para quem usa marca-passo, que pode desregular com as frequências dos sons.

Porém, não há nada comprovado, é apenas uma contraindicação mais leve. E vale pontuar que alguns sons, por serem mais agudos ou graves, podem incomodar no primeiro momento. Além disso, a técnica, que tem ganhado notoriedade recente, é uma prática oriental milenar, nascida no Tibete, usada desde os aborígenes da Austrália que buscavam a cura com ela, passando por Grécia, Egito, China e Índia. 

Os últimos três países mencionados utilizam a técnica amplamente até os dias de hoje. Na China, entoar mantras, cantos e sons específicos leva o nome de Qigong e é usado para tratar doenças, promover longevidade, melhorar habilidades de luta e expandir a mente e muito mais. Já no Tibete, tigelas de canto curativas entram em cena e, na Índia, o Nada Yoga (Yoga do Som) é bastante popular.

Apesar do grande número de vídeos disponíveis na internet sobre o assunto, o ideal é conhecer a prática guiada por um especialista, que saberá como te auxiliar e como ir evoluindo o som e o tratamento. Mas, vale assistir os vídeos para conhecer e matar a sua curiosidade! Afinal, todos os caminhos são válidos quando o objetivo final é um mergulho interno cada vez mais profundo e intenso.

Compartilhar:


Coloque em prática

Palavras poderosas para trazer propósito nos seus dias

Se propósito é o que nos faz levantar da cama e enfrentar nossos dias, então que tal trazer algumas palavras para ajudar nessa jornada?

19 de Dezembro de 2022


O ano está acabando e, nesses encerramentos de ciclo, é comum que façamos o balanço dos últimos meses e projetamos o que queremos para os próximos. Mas aqui no Plenae, mais do que grandiosos atos, acreditamos também nas pequenas mudanças. Aquelas que moram no cotidiano e, quando juntas, fazem uma verdadeira revolução.

Pensando nisso, buscamos, mais uma vez, inspiração na comunidade Thrive Global, que possui uma linha editorial bem próxima da nossa. Dessa vez, para falarmos sobre propósito, esse tema que parece por si só demandar passos elaborados e mergulhos intensos. 

Mas será que é sempre assim? Será que precisamos sempre encararmos um IKIGAI ou outra etapa mais complexa para encontrarmos nossa missão de vida? Às vezes, palavras simples, mas poderosas, podem mudar o curso do seu dia de maneira 360º. E é sobre isso que falaremos aqui.

Separamos algumas palavras que podem trazer propósito para seus dias e que foram selecionadas pela comunidade Thrive. Para conferir todas, visite o artigo completo. Elas podem também fazer parte dos seus planos de mudança para esse próximo ano que se aproxima, de repente se tornando um novo hábito diário. Isso ditará o tom do novo ciclo. Confira abaixo!

Gentileza

A bondade definirá o tom de tudo o que digo, faço e escrevo. Isso me guiará para olhar e ouvir aqueles de quem discordo de maneira diferente, para ser mais consciente em geral, ouvir com mais atenção e plena consciência de que nestes tempos incertos de mudança de terreno, a bondade é necessária para todos.”

Georgina Cannon, autora e instrutora da University of Toronto, Toronto, ON, CA

Espaço

“Pretendo criar mais espaço para o que é o meu maior e melhor uso e encontrar maneiras de delegar ou despejar todas as coisas que não são. É provável que isso exija alguma mudança de hábito e abandono de tarefas, que estou convencido de que sou o único que pode fazer muito bem! Estou pronto para o desafio. Que haja mais espaço em meus dias.”

Dede Henley, autor e líder empresarial, Seattle, WA

Celebração

“Como uma pessoa de alto desempenho, costumo esquecer que não sou a mesma pessoa que era três meses, seis meses ou um ano atrás! Eu chego ao topo de uma montanha pessoal ou profissional e então pulo para escalar a próxima. Como parte do meu diário, adicionei uma 'vitória diária do dia'. Estou comemorando ao longo do caminho, não apenas quando chego ao topo!

Lisa Pezik, estrategista de negócios, Ontário, Canadá

Graça

“Dar graça é perdoar, entender e oferecer compaixão, tudo o que é necessário durante este período extremamente difícil. Começar o novo ano com esta palavra me permitirá deixar de lado parte do estresse em minha própria vida e aprofundar minha apreciação pelas lutas dos outros, sem aumentar involuntariamente seus fardos”.

Jennefer Witter, empreendedora e palestrante, Nova York, N.Y.

Alongamento

“Esta palavra tem como objetivo me inspirar a me alongar fisicamente todas as manhãs e todas as noites, bem como a me desenvolver profissionalmente e atingir meus objetivos pessoais. É flexível o suficiente para evoluir ao longo do ano, conforme necessário. Meu mantra é me esforçar para alcançar novos patamares em 2022.”

Marta Rzeszowska Chavent, consultora de gestão e mudança, França

Coragem

“Eu sempre tenho objetivos, esperanças, sonhos e aspirações. É fácil deixar as circunstâncias atrapalharem – especialmente uma pandemia. O que é ainda mais fácil é o medo e as tendências perfeccionistas. Este ano, estou escolhendo ser corajoso e ir atrás das coisas difíceis que me levarão ao próximo nível de onde quero estar.”

Kim Regis, vice-presidente e treinador, Columbus, OH

Liberdade

“Manter o foco na ideia de liberdade ajuda a me manter motivado em relação ao estado de sentimento exato que desejo incorporar e define um tom encorajador para 2022.”

Tianna Soto, editora, New York, N.Y.

Paciência

Há uma citação de Santa Frances De Sales: 'Tenha paciência com todas as coisas, mas, antes de tudo, consigo mesmo'. Visto que nunca mais voltaremos ao que pensávamos ser normal, precisamos ter paciência com esse ambiente em constante mudança. É importante entender que cada um está lutando à sua maneira. Portanto, se eu puder ter paciência comigo mesmo, estou mais propenso e disposto a ter paciência com os outros.”

Nicki Anderson, diretora de liderança feminina da Benedictine University, Lisle, IL

Presente

“As famílias, naturais ou escolhidas, são o que há de mais importante em nossas vidas e meu objetivo este ano é estar mais presente com elas sempre que puder. Preciso dessa palavra para me ajudar a desacelerar e aproveitar as pessoas maravilhosas da minha vida.”

Tara Bethell, RH e líder de bem-estar, Phoenix, AZ


Que tal colocá-las em prática no seu dia a dia? Falar uma delas por dia, olhando-se no espelho ainda pela manhã pode ser um movimento mais poderoso do que parece. Tente fazer por aí e não esqueça de contar pra gente lá no nosso Instagram como foi a sua experiência depois de alguns dias!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais