Coloque em prática

Plenae Drops: Abilio Diniz e o bom envelhecimento

Na segunda edição do Plenae Drops – Especial Longevidade, conheça um pouco sobre a experiência longeva do empresário Abilio Diniz

31 de Outubro de 2020


Encerramos o nosso Outubro Longevo com ele, que é a maior inspiração por trás dos nossos posts: o empresário e idealizador do Plenae - ao lado de Geyze, sua esposa - Abilio Diniz.

Seu episódio, "Comecei a fazer 80 anos com 29" , marca o fim da campanha de longevidade que promovemos ao longo do mês no site e nas redes sociais.

Para ele, "envelhecer é uma certeza, mas envelhecer bem é uma escolha". Abilio revela que começou a se preocupar com o envelhecimento ainda aos 29 anos - e acredita que os jovens todos deveriam estar atentos também.

A vida inteira, o empresário se dedicou aos esportes, que o auxiliaram não só fisicamente, mas também no quesito de foco e determinação, que hoje refletem em outros âmbitos.

Alimentação é também uma preocupação desde sempre, sem se privar de prazeres momentâneos, mas mantendo uma rotina balanceada e sem exageros. A jornada intensa do autoconhecimento foi também uma constante, além do pleno controle de seu estresse e planejamento financeiro.

Por fim, ele ainda ressalta a espiritualidade como sua força interna e o amor como seu principal combustível - tanto o amor pela sua família quanto pelas pequenas coisas que nos movem. “O acaso pode te trazer coisas muito boas, mas também ruins. Prefiro sempre dirigir o carro da minha vida, e nunca ser o passageiro” diz.

E você, como enxerga o seu próprio envelhecimento?

Assista o vídeo a seguir:

Compartilhar:


Coloque em prática

Como transformar pensamentos ansiosos em ações produtivas

Algumas pessoas sofrem de distúrbios de ansiedade e precisam de tratamento. A ansiedade em si, no entanto, é normal e faz parte da vida.

22 de Novembro de 2018


Algumas pessoas sofrem de distúrbios de ansiedade e precisam de tratamento. A ansiedade em si, no entanto, é normal e faz parte da vida. “Todo mundo tem um pouco de ansiedade”, diz a psicóloga clínica Kate Cummins. “Ela é a razão pela qual você se levanta quando o alarme dispara ou se prepara bem para uma reunião no trabalho.”

Conversamos com especialistas em saúde mental para aprender as melhores estratégias para transformar pensamentos ansiosos em ferramentas que podem ser, como diz Cummins, “seu melhor amigo no desempenho, em vez de um prejuízo”.

Faça algumas respirações profundas
Antes de transformar ansiedade em produtividade, é preciso acalmar-se. “Uma vez que o pensamento [ansioso] foi notado, eu gosto de pedir aos meus clientes que respirem profundamente algumas vezes”, afirma a coach Melissa Coats. “Isso ajuda o corpo a entender que não está sob ameaça.

Ansiedade é medo, e esses pensamentos ansiosos estão tentando nos proteger de algo horrível. Então, em vez de sermos duros com esses pensamentos, agradeço-lhes pelo que estão tentando fazer e tomo uma decisão sobre como agir com uma mente mais clara.”

Conecte-se com o físico
Natalie Finegood Goldberg, terapeuta especializada em casamento e família, recomenda sair da cabeça e entrar no corpo. “Isso pode ser feito atirando uma bola de tênis contra a parede, mantendo-se no lugar e deslocando seu peso para a frente e para trás, ou qualquer ato que permita concentra-se em algo físico. A mudança no sistema nervoso desacelera o corpo e ajuda a retomar o pensamento racional.”

Tenha um diário
Anotar os pensamentos ajuda a transferir a ansiedade da cabeça para o papel. “Um dos principais benefícios de fazer um diário é ter uma compreensão mais profunda de seus gatilhos e estar preparado para lidar com eles”, diz Celeste Viciere, conselheira clínica mental.

Faça alguma atividade artística
Uma das principais recomendações da conselheira profissional Essence Cohen Fields para clientes que lidam com pensamentos ansiosos é se expressar por meio da arte. “Toque um instrumento, pinte ou escreva poesia”, sugere. “Concentrar-se em uma atividade que requer disciplina permite canalizar sua ansiedade e energia excessiva em algo útil”, diz. Você pode até tentar algo muito simples, como colorir.

Tenha um amigo para ouvi-lo
“Pergunte a um amigo se ele estaria disposto a se sentar com você no telefone ou pessoalmente e deixar você falar sobre todos os problemas, sem tentar oferecer conselhos, opiniões ou julgamentos, a menos que você peça”, diz Evanye Lawson, conselheira profissional. “Quando precisar dele, pergunte se está livre para ouvi-lo falar sobre as coisas que o deixam ansioso”, diz.

Reserve um horário para a preocupação
Um dos traços mais difíceis da ansiedade é o senso de urgência que ela traz. Lembre-se de que você terá tempo para pensar mais tarde, quando estiver calmo. “Reserve um horário durante o dia em que você se dê permissão para se preocupar – você pode até ter um lembrete no seu calendário”, recomenda a terapeuta Katie Krimer.

Fonte: Nicole Spector
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo completo aqui

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais