Para Inspirar
Quem doa seu tempo para outras pessoas colhe bem-estar, relações sociais e autocuidado
22 de Maio de 2019
Uma vez por mês, trabalho como
voluntário
ajudando a servir comida a pessoas que precisam. No fim do turno, depois que a cozinha e o salão estão limpos, sinto uma sensação de satisfação e reconexão com um propósito.
O pesquisador americano Allan Luks cunhou a sensação de euforia experimentada logo depois de auxiliar alguém de o "barato de quem ajuda". Luks definiu duas fases nesse processo: a primeira caracteriza-se por um humor elevado; a segunda, por um senso de calma mais duradouro. Esses efeitos eram maiores quando voluntários ajudavam estranhos. O voluntariado está associado a um risco de 20 a 60% menor de morrer, a depender do estudo.
As observações vêm de pesquisas epidemiológicas de longa duração.
Uma pesquisa europeia recente constatou que as avaliações de saúde foram significativamente melhores em voluntários do que em não voluntários. A diferença equivale a cerca de 5 anos de envelhecimento.
Como o voluntariado poderia reduzir o risco de morte?
Existem vários fatores em jogo. O primeiro, e provavelmente mais significativo, é que a ação eleva o humor e, consequentemente, combate o estresse. Vários estudos forneceram evidências de que o voluntariado promove bem-estar e fortalece relações sociais, por exemplo.
Em segundo lugar, quem doa seu tempo regularmente também cuida melhor de si mesmo.
Finalmente, voluntários podem ser mais ativos fisicamente. No levantamento Baltimore Experience Corps Trial, feito com idosos, as mulheres (mas não os homens) voluntárias caminhavam significativamente mais por dia do que aquelas que não faziam esse tipo de trabalho.
Alcançar conexão, propósito e significado é fundamental para atenuar elementos estressores da vida, particularmente a solidão. Quando temos propósito e estamos conectados a outras pessoas, tendemos a cuidar melhor de nós mesmos.
Nossos antepassados compreenderam esses benefícios sem precisar de técnicas científicas modernas.
Fonte: David Fryburg
Síntese: Equipe Plenae
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Para Inspirar
Educar o nosso olhar para enxergar além do circuito clássico das artes é ampliar os horizontes para manifestações artísticas com grande carga emocional e histórica
18 de Outubro de 2024
No segundo episódio da décima sétima temporada do Podcast Plenae, conhecemos a linda história de Dalton Paula, que coloca muito de suas vivências em suas expressões artísticas. Ele, que já foi membro do Corpo de Bombeiros, teve a arte como pano de fundo por toda a sua vida até de fato conseguir passar a viver e se bancar só com ela.
Uma das principais características de suas obras são as referências aos povos negros e seus antepassados, busca da qual ele faz parte e se dedicou por um tempo, sem grande sucesso como é comum entre a população preta que viu grande parte do seu passado ser vertiginosamente apagado.
Em uma tentativa de nunca mais deixar isso acontecer, trazemos hoje alguns outros artistas negros que valem muito a pena conhecer, em diferentes tipos de manifestações. Veja mais a seguir!
Artistas ou manifestações artísticas que fizessem referências aos negros e à sua cultura o fosse feito por eles sempre existiram, mas por muito tempo foram esquecidos ou negligenciados. Foi somente no século XX, como conta esse artigo do Museu Afro Brasil, que se criou o termo específico desse segmento e então o movimento passou a ser mais reconhecido.
Essa dificuldade em definir certa arte como afro-brasileira se deve a vários fatores. O primeiro deles é, claro, o racismo, que custou a creditar e reconhecer o talento desses artistas. Mas houve também um problema específico: há muita obra sob é que há muita obra sob pseudônimo, vindas de uma época que os negros não poderiam assinar a autoria.
Houve também muita influência do cristianismo em obras de negros já catequizados pelas expedições portuguesas, tornando mais difícil distinguir um de outro, por exemplo, ou nuances muito discretas de inspiração dos seus ancestrais.
As referências ficam mais evidentes em artes como a música e, mais recentemente, a literatura que buscou reconhecer a negritude de grandes nomes que foram “esbranquiçados” com o tempo. Nesse artigo do Portal Geledés, o trabalho de resgate que vem sendo feito pelo artista plástico e museólogo Emanoel Araújo foi mencionado.
Desde o centenário da abolição da escravatura, em 1988, com a exposição “A Mão Afro Brasileira”, e depois a continuidade com a mostra “Negros Pintores”, que se inaugurou no Museu Afro Brasil, em São Paulo (SP), em agosto de 2008, são parte desses esforços para resgatar sobretudo o nome de artistas plásticos, que deixaram muitas contribuições pouco conhecidas pelo público.
E quais são essas contribuições, afinal? Pegando o gancho do artigo no Geledés e falando sobre artista plástico, os principais nomes separados pelo instituto são:
Antônio Rafael Pinto Bandeira (1863-1896)
Arthur Timótheo (1882-1922) -
Benedito José Tobias (1894-1963)
Benedito José de Andrade (1906-1979)
Emmanuel Zamor (1840-1917)
Estevão Silva (1845-1891)
Firmino Monteiro (1855 – 1888)
Horácio Hora (1853-1890)
João Timótheo (1879-1932)
Wilson Tibério (1923-2005)
Destacamos ainda Antônio Francisco Lisboa o Aleijadinho (1738 - 1814) e alguns mais contemporâneos, como:
Abdias do Nascimento (1914 - 2011)
Ayrson Heráclito (1958)
Emanuel Araújo (1940 - 2022)
Lidia Lisboa (1970)
Rosana Paulina (1967)
Renata Felinto (1978)
Maxwell Alexandre (1990)
Mas e nas outras artes? Destacamos a seguir a contribuição de artistas negros na música e na literatura, sejam eles contemporâneos ou que já não estão mais entre nós!
Alfredo da Rocha Vianna Filho - Pixinguinha (1887- 1973)
Angenor de Oliveira - Cartola (1908 - 1980)
Alcione (1947)
Antônio Carlos Santos de Freitas - Carlinhos Brown (1962)
Djavan Caetano Viana (1945)
Elisa Lucinda (1958)
Elza Soares (1930 - 2022)
Gilberto Gil (1942)
Jorge Mário da Silva - Seu Jorge (1970)
Jorge Ben Jor (1939)
Jorge Aragão (1949)
Liniker de Barros Ferreira Campos (1995)
Leandro Roque de Oliveira - Emicida (1985)
Leci Brandão (1944)
Margareth Menezes da Purificação Costa (1962)
Martinho da Vila (1938)
Milton Nascimento (1942)
Pedro Paulo Soares Pereira - Mano Brown (1970)
Sebastião Rodrigues Maia - Tim Maia (1942 - 1998)
Yvonne Lara da Costa - Dona Ivone Lara (1921 - 2018)
Afonso Henriques de Lima Barreto (1881 - 1922)
Ana Maria Gonçalves (1970)
Bianca Santana (1984)
Carolina Maria de Jesus (1914 - 1977)
Conceição Evaristo (1946)
Djamila Ribeiro (1980)
Elizandra Souza (1983)
Eliana Alves Cruz (1966)
Lélia Gonzalez (1935 - 1994)
Luís Gonzaga Pinto da Gama (1830 - 1882)
Jeferson Tenório (1977)
João da Cruz e Sousa (1861 – 1898)
Joel Rufino dos Santos (1941 – 2015)
Itamar Vieira Junior (1979)
Machado de Assis (1839-1908)
Maria Firmina dos Reis (1822 - 1917)
Milton Santos (1926 - 2001)
Há ainda artistas negros presentes nas artes urbanas, como o grafite, na dança, no teatro ou no audiovisual. Há ilustradores gráficos negros trazendo a renovação tecnológica e há também artesãos mantendo a história feita pelas mãos. Há pintores, escultores, locutores: a população afro-brasileira é imensa e muito rica em sabedoria e talento, deixando heranças positivas históricas por onde passam!
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