Para Inspirar

Vida com propósito é mais saudável e feliz

Para pesquisadores, propósito é particularmente importante em idades mais avançadas

29 de Julho de 2019


Uma vida com propósito é mais saudável, longeva e feliz , revelou um estudo publicado no periódico PNAS . Para chegar a essa conclusão, os cientistas Andrew Steptoe e Daisy Fancourt, da Universidade College London, no Reino Unido, analisaram uma ampla gama de possíveis influências sobre o bem-estar, examinando separadamente fatores como saúde, renda, envolvimento cultural e relações sociais. O estudo durou quatro anos e avaliou dados de mais de 7 mil britânicos com mais de 50 anos. Estudos anteriores estabeleceram que um senso de propósito está relacionado, ao longo do tempo, a viver mais, desenvolver menos deficiências relacionadas à idade, taxas menores de doenças cardiovasculares e estilos de vida mais saudáveis, mas não necessariamente usando amostras de adultos mais velhos. Estudo. Os participantes avaliaram seu senso de propósito na vida ao classificar, em uma escala de 0 a 10, a medida em que sentem que suas atividades valem a pena. A média nesta amostra foi de 7,4, com a maioria dos participantes pontuando entre 5,2 e 9,7. Essas pontuações tornaram-se a base para dividir os voluntários em cinco categorias, do menor para o maior, permitindo que a equipe de pesquisa os comparasse quanto ao uso diário do tempo e várias medidas de saúde. Resultado. A análise dos dados revelou que pessoas com classificações de propósito mais altas tinham maior probabilidade de estar em um relacionamento íntimo e de ter contato mais frequente com seus amigos. Além disso, dedicavam-se mais ao trabalho voluntário. Eles também eram mais propensos a participar de atividades culturais, como ir a concertos e museus. Houve uma série de outras relações positivas com o sentimento inicial de que a vida vale a pena, incluindo maior autoavaliação de saúde, menos doenças crônicas, maior facilidade com atividades diárias, como tomar banho e se vestir, e sentir menos dor. Essas pessoas também comeram mais frutas e verduras, disseram que dormiam bem e tinham menor probabilidade de fumar. No quesito riqueza, os indivíduos trabalharam mais horas e tiveram rendimentos mais altos, uma característica que permaneceu independentemente do status de trabalho nos quatro anos do estudo. A vida com propósito, como sugere o estudo, impulsiona a felicidade por meio das relações sociais, comportamento saudável e conexão com o mundo fora de casa. Ter um sentido para a vida, segundo Steptoe e Fancourt, "pode ​​ser particularmente importante em idades mais avançadas, quando os laços sociais e emocionais se fragmentam, o engajamento social é reduzido e os problemas de saúde podem limitar as opções pessoais". Fonte: Susan Krauss Whitbourne, para Psychology Today Síntese: Equipe Plenae Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Para Inspirar

Algoritmo promete mudar comportamentos

Está saindo do forno uma nova ferramenta virtual que pode ajudar muitas pessoas na mudança de hábitos.

28 de Junho de 2018


Está saindo do forno uma nova ferramenta virtual que pode ajudar muitas pessoas na mudança de hábitos. Métodos de pesquisa usados em psicologia para entender os principais traços das personalidades, a psicometria é a base do trabalho do pesquisador norte-americano John Galen Buckwalter, que está desenvolvendo uma métrica comportamental para ser usada em escala. A ideia pode auxiliar muitas pessoas a saírem de ciclos viciosos. “Por exemplo, há muitos correntistas que lutam para não ficar com a conta do banco no vermelho. De outro lado, as empresas de cartão de crédito, com essas informações em mãos, podem aprender a detectar os comportamentos prejudiciais e desencadeantes e agir ativamente para evitar dívidas que levam à inadimplência”, explica. Buckwalter é o principal desenvolvedor do algoritmo do website de relacionamentos mais confiável dos Estados Unidos, eHarmony . Também dirige a área de tecnologia psyML , empresa que cresceu da necessidade de se entender os relacionamentos das pessoas nas redes sociais. “A possibilidade de termos um processo de psicometria on-line é que irá garantir seu uso em escala. Isso será um presente para os psicólogos.” Assista a entrevista na íntegra (em inglês, com opção para legendas automáticas em português) para ter mais informações sobre psicometria, suas aplicações atuais e futuras em tecnologia e como o pioneiro da namoro on-line conheceu sua mulher. Acesse o artigo original aqui.

Fonte: Singularity Hub Staff Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais