Coloque em prática
Os exercícios de respiração do yoga são potentes aliados para equilibrar corpo e mente, e reduzir males como ansiedade e pânicos
10 de Dezembro de 2020
No terceiro episódio da terceira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, nos emocionamos com o relato da apresentadora Angélica e a superação dos seus vários traumas vividos ao longo de sua jornada.
Ela, que já conheceu de perto a Síndrome do Pânico, revela que na primeira vez que sofreu com isso, precisou de medicação, mas na segunda, já mais velha e mais madura, conseguiu superar por meio da ajuda da fitoterapia e também do yoga. E foi nesse ambiente que ela conheceu os pranayamas , que são os exercícios de respiração envolvidos na prática e que prometem trazer mais equilíbrio para o praticante.
Revelamos aqui nesta matéria como a maioria de nós acaba, com o passar dos anos, “esquecendo” como se respira corretamente. Ensinamos também, com a consultoria de um especialista, alguns exercícios respiratórios simples que podem trazer mais vitalidade para nossos dias.
Apesar de ser vital para a nossa saúde, a respiração passa a entrar no piloto automático - como tantas outras atividades do nosso corpo. O problema é que, assim como seus benefícios quando ela é feita de maneira correta e ordenada, ela também pode trazer malefícios quando feita de maneira errada.
Para ele, “nós corrompemos facilmente o nosso código natural de respiração. Se seguíssemos a respiração desde nascença, estaríamos fazendo corretamente, pois nascemos praticando ela como deve ser”. Mas qual seria a abordagem milenar do Yoga para tratar desse assunto?
No sânscrito, “prana” seria a nossa fonte de energia vital. Parte-se do princípio de que todos nós a possuímos, mas nem todos nós a exercitamos. Já o sufixo “ayama” significa expansão na mesma língua. Pranayama seria então o exercício dessa região com o objetivo de mantê-la em constante expansão e atividade.
Sabe-se que essa prática é milenar, pois nasce junto com o yoga - igualmente milenar - onde já se acreditava no poder de influência que a respiração exerceria no restante do nosso corpo, sobretudo no que diz respeito a nossa bioenergia, ou seja, a energia produzida naturalmente por uma matéria orgânica - nesse caso, o corpo humano.
Por meio de movimentos respiratórios conscientes, estruturados e sobretudo ritmados, o praticante conseguiria oxigenar melhor os seus tecidos e revestimentos internos e, assim, melhorar seus respectivos desempenhos. Além disso, essa oxigenação é de suma importância para a região do córtex pré-frontal, região responsável pela nossa tomada de decisão.
Ainda na região cerebral, respirar fundo e da maneira correta - expandindo o abdômen na inspiração e o contraindo na expiração, como uma bexiga - já é o suficiente para reduzir a ansiedade e a sensação de angústia que pode acometer o indivíduo pontualmente, pois ambos os sentimentos podem prejudicar a troca de oxigênio entre as células cerebrais.
Quando praticado com frequência, o pranayama pode trazer benefícios para doenças como a hipertensão, e com isso evitar AVCs ou infartos, por exemplo, além de doenças de ordem emocional, como depressões e síndromes do pânico - como é o caso de Angélica.
Controlar a respiração é também conhecer suas quatro divisões mais importantes, como explica este artigo : inspiração (puraka), expiração (rechaka), retenção cheia (kumbhaka - ou antara kumbhaka) e a retenção vazia (shunyaka - ou bahya kumbhaka). Uma vez dominada a respiração e os sentidos, o caminho para a meditação (dhyana).
Há diversos exercícios possíveis, tanto na internet como neste link , como nas escolas especializadas na prática e também na nossa matéria sobre respiração. Mas o importante é lembrar-se sempre de ter consciência do processo respiratório sempre que possível, pois o perigo mora justamente no fator piloto automático.
Muitas vezes, o melhor que você pode fazer por si mesmo, para seu corpo e principalmente para sua mente, é respirar fundo. E você, tem prestado atenção na sua respiração?
Coloque em prática
É tempo de folia – ou não. Separamos algumas opções para os mais diferentes perfis de foliões aproveitarem o feriado à sua maneira
21 de Fevereiro de 2020
O feriado mais brasileiro dos feriados acaba de chegar. Há quem goste tanto de pular os quatro dias seguidos de carnaval, que se prepara meses antes. “Começo já em setembro ou outubro a procurar qual vai ser o próximo destino, porque eu sempre viajo” revela Jéssica Mendes, 31 anos, foliã de carteirinha desde os 22.
Passagens compradas, hotel reservado, hora de começar a pensar em toda a sua produção carnavalesca.
“Faço uma lista de fantasias que quero usar, duas opções para cada dia, e então vou atrás dos acessórios que vão compor todas elas. Tenho uma margem de 2 a 3 meses para procurar tudo e deixar tudo pronto, e mesmo assim às vezes ainda me falta tempo” conta Jéssica.
Não é nem de longe o caso de Francine Vieira, 25 anos, antifolia desde criancinha.
“Acho divertido observar como as pessoas se envolvem e se comprometem com a ‘causa’ do Carnaval, mas eu nunca fui assim. Por mim, fico os 4 dias em um resort afastado, só curtindo o barulho do mar, sem marchinhas” revela a menina.
O fato é que, amado ou odiado, o Carnaval é um dos maiores feriados prolongados do país, trazendo tempo de sobra pra quem quer se jogar na multidão, ou para quem prefere mais sossego.
Sendo assim, separamos algumas dicas que podem agradar a gregos e troianos, fazendo desses 4 dias tão intensos e legitimamente brasileiros, um festival de bem-estar e felicidade! E não se esqueça: se for testar uma das nossas sugestões, poste no instagram e marque o @portalplenae.
NA FOLIA
Quem pretende se banhar de glitter e correr atrás do trio, provavelmente já tem um cronograma certinho para não perder um só minuto de festa. Mas quais festas afinal? As mais variadas, é claro!
Você pode ocupar as ruas da sua cidade e escolher um bloquinho que percorra uma distância entoando sons da sua preferência, sejam marchinhas ou até Beatles (como é o caso do bloco carioca Sargento Pimenta).
Se cansou só de pensar em andar por aí dançando? Calma, você pode escolher um único show temático de algum artista de sua preferência que se apresentará na sua cidade e pronto, é só escolher seu drink e ficar assistindo.
Há ainda o carnavalesco das antigas, que gosta mesmo é de ver os carros de alegoria passando.
Esse precisa somente de um pouco mais de planejamento: os ingressos para as apresentações no Sambódromo costumam começar a vender meses antes, a preços mais acessíveis. Caso seja sua primeira ida a um sambódromo, não se esqueça que é proibido entrar com garrafas de qualquer tipo de bebida, além de alimentos. Tudo que será consumido deve ser comprado lá dentro.
Por fim, porque não dar sua própria festa? Escolha um tema, avise seus amigos, prepare os comes, bebes, sua playlist, e claro, sua decoração! Assim você consegue curtir exatamente o que está procurando ao lado de quem você mais ama.
NA CIDADE
Não viajou, mas não quer muito agito? Você não precisa nem ficar em casa e nem correr atrás do trio. Que tal fazer um turismo dentro da sua própria cidade? Consulte o site dos museus que você sente vontade de conhecer, e descubra qual exposição está passando no momento. Outra dica de ouro: todos eles oferecem entrada gratuita uma vez por semana. Confira e se programe.
Cinema é bom e nunca enjoa. Mas esqueça aquele shopping perto da sua casa! Tente propostas diferentes, como salas mais interativas ou até a volta dos saudosos drive-thru.
Teatro também é sempre uma boa pedida. Se a sua cidade tiver um teatro municipal, talvez seja essa a oportunidade perfeita para você conhecer.
Mas, nem só de cultura vive um feriado. Esportes ao ar livre podem ser uma boa pedida para esse feriado tão a cara do verão. Você pode andar de bicicleta por aí, correr, ou até fazer um piquenique em algum parque enquanto observa os foliões passarem.
Falando em piquenique… Comida! Restaurantes queridinhos, restaurantes novos, restaurantes temáticos, restaurantes exóticos. Restaurantes. Não deixe de frequentar pelo menos em um dos quatro dias algum de sua preferência. Assim você pode degustar de um belo prato sem ter que pensar na louça ou no horário.
VIAJANDO
Fez as malas e decidiu encarar a estrada como milhares de brasileiros? Então anote aí: confira os horários de pico da estrada para evitar o trânsito e conseguir curtir ainda mais o seu feriado. Importante também saber os pontos no seu trajeto onde terão pedágios e lanchonetes para a famosa pausa.
Chinelo no pé, chapéu na cabeça, câmera filmando tudo e muito protetor solar. Agora é só ir conhecer tudo que o seu destino tem para oferecer.
Aqui nesse tópico, valem as dicas dos tópicos anteriores: se de folia for seu coração, faça uma listinha prévia dos pontos mais badalados do seu destino, com horário e sugestão de caminho a se fazer. Nada de ficar perdido e acabar perdendo a festa.
Se a sua intenção for viajar para aproveitar e conhecer um lugar novo, faça também uma listinha prévia, principalmente de passeios que demandam convites.
Eles podem acabar exigindo uma certa antecedência na compra dos tickets. Confira a previsão para não ser pego de surpresa. Assim, se algum dia der chuva, você já terá aquele baralho estratégico na sua mala, para não cair no tédio. E ah, não se esqueça: ande sempre com dinheiro trocado, vai que você esbarra em uma feirinha típica por aí?
EM CASA
Não viajou, não se jogou na folia e decidiu não encarar a lotação da própria cidade. Sem problemas! Nada como nosso próprio lar. Aproveite esse tempinho para se reconectar com sua própria casa. Seu lema nesses próximos dias deve ser o autocuidado, seja com seu cantinho ou consigo mesma.
Que tal pintar aquela parede que você sempre quis pintar? Ou mudar a disposição dos móveis?
Já sei: arrumar sua biblioteca pessoal, aquela lá que você sempre diz não ter tempo.
Falando em livros, aproveite para tirar a poeira dos seus e retomar esse hábito. Esses quatro dias podem ser perfeitos para a ler ou colocar suas séries e filmes queridinhos em dia.
Começar algo do zero pode ser legal. Isso pode ser uma nova coleção, ou um novo hobbie.
Sempre teve vontade de fazer velas perfumadas ou cadernos artesanais? Você tem quatro dias para testar, errar e acertar, até ficarem perfeitos.
Você pode também testar uma receita nova, dessas bem trabalhosas que levam o dia inteiro e o resultado é incrível. Aproveite e comece uma horta, assim no próximo feriado você terá ingredientes fresquinhos para incrementar suas invenções na cozinha.
Pronto! Agora o que não te falta são opções, certo? Se jogue nesse feriado da maneira que te atender melhor, o importante é aproveitá-lo, afinal, parte da qualidade de vida é saber descansar. Aproveite!
Conteúdos
Vale o mergulho Crônicas Plenae Começe Hoje Plenae Indica Entrevistas Parcerias Drops Aprova EventosGrau Plenae
Para empresas