Coloque em prática

Como a tecnologia pode ser aliada da sua família?

Aplicativos que facilitam a rotina familiar podem trazer organização para o lar e, consequentemente, mais harmonia

15 de Maio de 2024


Já te contamos por aqui como aplicativos podem te trazer benefícios na palma da mão, seja ajudando a organizar a sua rotina, seja para te ajudar a equilibrar a sua mente ou até para malhar em qualquer lugar. O próprio Plenae possui o seu aplicativo, voltado para as empresas que buscam oferecer caminhos e métodos mais específicos para trazer mais qualidade de vida para seus colaboradores. 


No âmbito familiar, a tecnologia também pode ser sua aliada. Por meio de apps simples, você consegue organizar melhor a rotina do lar e, com isso, trazer mais harmonia. Trouxemos alguns exemplos e ainda conversamos com a fundadora do aplicativo de mediação familiar, Os Nossos. Confira mais abaixo!


Na palma da mão


Os desafios de uma rotina familiar podem ser os mais variados possíveis: financeiros, de horário, privacidade, localização, entre outros. A seguir, trouxemos algumas dicas de aplicativos que podem, quem sabe, facilitar um pouco em algum aspecto. 


Localização


Segurança é assunto sério! O Family360 — GPS Live Locator é um app disponível para android e iOS e oferece funcionalidades gratuitas e também pagas. Ele permite que a família saiba onde está cada membro e por quanto tempo. Esse monitoramento pode ser individual ou múltiplo e ainda permite compartilhamento da localização e atualizações de tráfego em tempo real, histórico detalhado de localização e recurso "Enviar SOS". 

Alimentação


Para manter a família dentro de uma dieta saudável, pode ser importante o planejamento do mercado. Dispositivos como a própria Alexa, da Amazon, podem te ajudar nessa jornada. Mas há um aplicativo ainda mais específico para isso: o SoftList. Disponível para android e iOS, você consegue adicionar produtos à sua lista de compras, seus preços e a quantidade necessária para a compra do mês. 


Ao final, ele mesmo gera o total da compra e um relatório de comparação com compras passadas. Você ainda consegue sincronizar seus dados entre vários dispositivos, compartilhar as listas com outras pessoas e manter todos os seus dados salvos. Ah, vale dizer que ele é gratuito!


Diversão


O lazer é um pilar importante para uma boa rotina familiar. Criar uma lista de filmes e séries que todos querem ver dentro da sua plataforma de streaming favorita pode ser uma saída. Mas, e quanto a peças de teatro, museus, parques e outras opções lá fora? Há alguns apps regionais, de cada estado ou cidade, que são mais focados em opções naquela região. 


Há outros, porém, que são mais gerais. Plataformas de venda de ingresso, como o Sympla ou Ingresso.com, podem te ajudar a ter uma ideia geral de apresentações maiores. Você pode ainda contar com Foursquare, uma plataforma de check-in onde as pessoas colocam comentários do que acharam de determinado lugar, te ajudado assim a tomar a sua decisão. 


Financeiro


Apesar de estarmos falando de um contexto familiar mais abrangente, a parte financeira pode ser mais da alçada dos adultos por motivos óbvios. Ainda assim, um aplicativo bom para a divisão dos custos é o Splitwise. Ele é uma ferramenta gratuita para amigos e companheiros separarem e rastrearem contas e despesas, como explica sua própria descrição. 


Você pode acrescentar despesas gerais, para o dia a dia, ou dentro de tópicos específicos como “viagem em família”. Basta convidar todos os membros que terão de pagar e a própria plataforma calcula quanto cada um deve. Ele está disponível para android e iOS. 


Tarefas


Um dos principais vilões de uma família é a organização da casa! O Home Tasker é um aplicativo gratuito - mas com funções pagas -, e que ajuda você e todos os envolvidos a agendar e organizar suas tarefas domésticas em tempo real. Você pode usar modelos mais simples ou outros customizáveis mais elaborados, não importa! 


O fato é que ele torna a rotina de limpeza da sua casa uma obrigação mais legal e permite que você divida suas tarefas com outras pessoas e ainda traz o seu progresso em cada uma. Na hora de separar o que é de cada um, você ainda pode colocar o nível de urgência, otimizando o seu processo. Está disponível para iOS e Android.


Aplicativos que selam a paz


Agora que você já tem alguns caminhos possíveis, você pode ter ficado com a sensação “e se houvesse um aplicativo que reunisse tudo isso?”. Bom, há um que reúne quase tudo. Os Nossos é um app que surgiu com um propósito bem específico: auxiliar casais que estão se divorciando a se comunicarem melhor. Eles oferecem ferramentas que “organizam a rotina familiar e melhoram a comunicação entre os pais, garantindo segurança e tranquilidade para os filhos”, como explica o site, pois seu lema é “pais conectados, filhos bem cuidados”.


Dora Awad é uma advogada familiar e mediadora, especialista em temas relacionados ao direito de família e coparentalidade. Ao longo de sua experiência, ela percebeu que a comunicação era sempre o principal gargalo nessa etapa da vida que já é bastante delicada por si só. Então, por que não ajudar? 


“Eu sempre procurei um caminho que ajudasse as famílias a resolver os conflitos sem ser pelo judiciário. Eu tenho essa bandeira muito forte que é deixar para o judiciário o que é grave, urgente e tem que ser judicializado, e tentar resolver entre os adultos o que não precisa escalar tanto”, conta. 


Por ser uma apaixonada em assuntos tecnológicos, ela viu uma oportunidade de tornar o seu trabalho de mediação mais abrangente e prático. “Faltava uma ferramenta, um caminho para as pessoas se comunicarem, que ajudasse,  trouxesse autonomia e, mais importante, que tirasse esse peso dos ombros dos advogados que acaba fazendo esse trabalho pelo cliente”, relembra. 


Ao lado de seu marido, Gustavo Roxo, que é da área de finanças e tecnologia, e das sócias Luciana Grimberg e Renata Ferrara, ambas advogadas da família, Dora fundou Os Nossos, que é um aplicativo freemium, ou seja, oferece funcionalidades pagas e outras gratuitas. 


O app está disponível para todo tipo de sistema, possui um podcast que trata dos mesmos assuntos e já está se desmembrando em outras frentes: Os Nossos Pets, para tutores que compartilham a guarda e, futuramente, Os Nossos Pais, para irmãos que precisam de ajuda nos cuidados com os pais idosos.


“Hoje temos diversas funcionalidades dentro do app. Uma que chama conversas, que é como se fosse um WhatsApp, só que você não apaga a mensagem e nem pode bloquear; Uma que chama decisões, onde as pessoas tomam as decisões conjuntamente, até porque na guarda compartilhada tem que decidir com outro;  Despesas, onde você divide pagamentos e pode propor negociações”, conta ela. 


O aplicativo ainda conta com agenda compartilhada e o calendário de convivência, onde você registra se precisar trocar algum dia que seria seu mediante a autorização do outro. Você ainda conta com a “ficha dos filhos”, que é onde ficam registrados os dados de saúde, educação e outros documentos importantes, e acesso a um mediador. 


“Você pode usar todas as funcionalidades sozinho ou compartilhando com outro. Alguns juízes indicam para aquele casal, por exemplo, que não consegue conversar de jeito nenhum. Eles colocam na sentença para que seja o meio oficial de comunicação entre eles”, conta Dora. 


Essa pode ser uma saída para melhorar as relações de pessoas que mudaram a sua configuração e hoje não são mais um casal, mas ainda dividem o que há de mais importante: a vida e as responsabilidades de uma criança. A harmonia é sim um caminho possível e, se preciso for, a tecnologia pode intervir. Não hesite em pedir ajuda - o avanço e a modernidade podem ser seus aliados. 


Compartilhar:


Coloque em prática

Sete passos para começar a se mover

Pequenas práticas ajudam a sair do sedentarismo

21 de Maio de 2019


Imagine uma pílula com propriedades muito especiais: não custa nada, reduz o peso, eleva o humor e aumenta o desejo sexual. Não tem efeitos colaterais adversos, não requer prescrição, pré-autorização ou encaminhamento. E você pode tomá-la a qualquer hora, em qualquer lugar, da maneira que quiser - com ou sem comida. Esta pílula mágica chama-se movimento.

Exercício x movimento

Eu trabalho com pacientes em vários ambientes médicos. Muitos querem "se exercitar", mas não podem. Então a primeira ferramenta que ofereço? Uma nova palavra: movimento. Parece mais leve, mais acessível e menos assustador. Esse pequeno detalhe lexical é importante.

A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC), usada como tratamento para muitas condições, como a depressão, pressupõe que os pensamentos influenciam emoções e comportamentos. Aprender a mudar como e o que pensamos, por sua vez, pode influenciar a maneira de sentir e agir. Por isso, chamar exercício de movimento pode fazer a diferença entre caminhar ou não.

Você pode se mover, por favor?

O movimento se enquadra em quatro grandes categorias: (1) aeróbico, (2) treinamento de força, (3) equilíbrio e (4) trabalho de flexibilidade. Eu recomendo integrar todos as modalidades em seu repertório. Mas o mais importante é que, se você for sedentário, convido-o a pensar em começar com qualquer coisa.

Tipos de movimento

As muitas formas de movimento podem se encaixar em mais de uma categoria. Por exemplo, várias atividades aeróbicas também aumentam a força, e o treinamento de força também pode melhorar o equilíbrio.

Atividade aeróbica

A atividade aeróbica, às vezes chamada de cardiovascular, refere-se ao movimento que envolve trabalho de baixa a alta intensidade que aumenta a frequência cardíaca e a respiração. Alguns exemplos são caminhada, corrida, dança, sexo e trabalho em casa e quintal. Entre seus benefícios estão perda de peso, aumento da resistência e força, melhora do sono e redução da dor. Ele também estimula um processo chamado neurogênese - o crescimento de novos neurônios - no hipocampo, o principal centro de memória do cérebro.

Treinamento de força e resistência

O treinamento de resistência visa a força muscular. Durante este tipo de treino, você move seus membros contra a resistência do peso, gravidade e elásticos, ou a combinação deles. Como a atividade cardio, pode melhorar a força e resistência, mas tem um benefício que o aeróbico não oferece: cria massa corporal magra.

Atividades de equilíbrio e flexibilidade

O trabalho combinado de equilíbrio e flexibilidade pode ajudar a prevenir quedas, alongar os músculos, melhorar a amplitude de movimento e promover a flexibilidade. Equilíbrio e flexibilidade são importantes para outras formas de movimento, bem como atividades diárias, incluindo dirigir, subir escadas e se vestir. Ioga e tai chi promovem esses benefícios, além de reduzir o estresse. Então, como você pode se mover? Siga estas sete etapas pequenas e baseadas em evidências:

1. Preste atenção ao vocabulário: mova-se, não se exercite. A mudança na narrativa pode transformar a maneira como você se sente a respeito da atividade física.

2. Identifique as atividades que você pode e gostaria de fazer. Se você não sabe, experimente aquelas que instigam sua curiosidade ou volte a praticar algo que tenha abandonado.

3. Estabeleça metas de movimento específicas , mensuráveis, realistas e oportunas. Por exemplo, em vez de definir um objetivo vago, prefira algo como: “caminhar das 10 às 10h30 às segundas, quartas e sextas-feiras.”

4. Crie um cronograma de movimento. Com o tempo, a rotina torna-se automática. Considere usar despertadores, lembretes e calendários. Convide um amigo ou vizinho para caminhar ou mergulhe em uma piscina. A companhia deixará a atividade mais divertida.

5. Comece pequeno e lento. Mova-se por períodos breves de 10 a 15 minutos. Pequenas conquistas estimulam metas maiores.

6. Reconheça seu passo. Depois de mover-se, recompense-se, de preferência em formas não relacionadas a comida. Considere fazer algo pequeno, mas agradável, como descansar ao livre.

7. Repita o movimento, fazendo as modificações necessárias. Agora levante-se e mexa-se! Mesmo pequenos passos levam você a algum lugar.

Fonte: Christina Pierpaoli Parker, para Psycology Today

Síntese: Equipe Plenae

Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais