Coloque em prática

5 aplicativos para equilibrar a sua mente

Apesar de às vezes vilã, a tecnologia pode ser sua aliada em busca de mais equilíbrio para a sua mente se usada com sabedoria

17 de Outubro de 2021


A tecnologia hoje engloba nossa vida de tal maneira que já parece parte do nosso corpo. Cada vez mais aplicativos variados são desenvolvidos para os nossos telefones, desde joguinhos bobos e relaxantes a sérios e sóbrios aplicativos de investimento e até aplicativos para organizar a sua vida, como contamos aqui.


Durante a pandemia do coronavírus, a saúde mental se viu ainda mais sob os holofotes graças ao momento atípico que vivemos e as pessoas se voltaram cada vez mais para a tecnologia em busca de auxílio nesse aspecto. 


O movimento do calm-tainment é um exemplo disso: essa busca por entretenimento calmo encontrou ecos nos aplicativos de streaming de músicas e filmes e ainda aplicativos que auxiliam na meditação ou com mensagens calmantes, por exemplo. É o caso da Join Coa, a “primeira academia para saúde mental do mundo”, e até o aplicativo da gigante Calm, que “conversa” com o usuário diariamente. 


Quando o assunto é celular, é importante saber que não há aplicativo que possa substituir o tratamento adequado para problemas psicológicos como a depressão e ansiedade. Mas, sim, eles podem ajudar nessa empreitada. Aqui, listamos cinco deles que podem te ajudar a cuidar da sua mente da melhor maneira possível:


Insight Timer


O Insight Timer é principalmente focado na prática da meditação, mas conta também com um acervo gigantesco de músicas e sons relaxantes para ajudar no sono, além de textos e até cursos. Possui, também, uma função social, sendo possível adicionar outras pessoas e até ver se estão usando o app para meditar no momento.


Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você faz um curto cadastro onde deixa claro seus interesses, visões e experiências com a meditação e temas relacionados como espiritualidade, bem-estar, controle da ansiedade etc. Com isso, ele mesmo já sugere conteúdos de acordo com as informações fornecidas. 


O Insight Timer é gratuito, com assinatura opcional paga. Está disponível para Android e iOS, totalmente em português.


Querida Ansiedade


Desenvolvido por duas brasileiras, a psicóloga Camila Wolf e a designer Ana Luiza Parente, o aplicativo Querida Ansiedade é simples e direto: ele busca trazer informações por meio de textos, vídeos e podcasts que ajudam a entender e controlar a ansiedade, explicando, principalmente, como ela também é uma das inúmeras emoções humanas e não necessariamente uma das maiores vilãs do século XXI junto com a depressão. Cabe a nós apenas saber lidar, o que muitas vezes não sabemos como fazer.


Nele, são enfatizadas ainda a importância do tratamento psicológico através da terapia e de práticas saudáveis na busca por essa forma de autoconhecimento, como a escrita. Também está disponível para Android e iOS. É gratuito, sendo a função de terapia à distância a única paga.


Headspace


Talvez o mais famoso dentre os aplicativos desse estilo, o Headspace é excelente para meditação guiada e já virou até mesmo série no Netflix. Muito didático, ele te propõe exercícios diários de meditação com tempos crescentes, além de também ajudar no sono e no foco.


Disponível em português para Android e iOS, os vídeos e exercícios são fornecidos por etapas, de acordo com seu progresso diário. Para quem se interessa pela prática meditativa, mas não consegue fazê-la sem ajuda, é uma excelente pedida. É gratuito, mas conta com a opção premium.


TED


Os famosos TED Talks agora também possuem versão em aplicativo para Android e iOS. Já populares na internet há anos, eles são um conjunto de palestras sobre os mais variados motivos, sempre dadas por especialistas da área. O grande objetivo do TED é difundir ideias de maneira acessível ao máximo de pessoas possível, e, atualmente, esses leves programinhas de celular parecem ser a melhor via para tal.


O app conta com um grande acervo de vídeos em português ou pelo menos com legendas no idioma, além de podcasts que também podem servir para agregar cada vez mais conhecimento. Você ainda pode filtrar pelo assunto que busca, e aqui dentro desta matéria, indicamos que você busque por palavras chaves relacionadas à sua mente.


Freeletics


A saúde mental e a física não são duas coisas separadas, muito pelo contrário. Como diz o antigo ditado, “mente sã em corpo são”. Por isso, uma das formas mais conhecidas de se cuidar da mente é por meio do corpo, e o Freeletics é excelente para isso. 


O aplicativo elabora um plano de exercícios (com aparelhos de musculação e sem, para quem não tem acesso) de acordo com seus objetivos, peso, altura e idade. Resistência, condicionamento físico, ganho de massa muscular… tudo aquilo que nos leva a fazer matrícula na academia, dessa vez direto no celular. 


Ele conta também com uma refinada inteligência artificial que vai adaptando os exercícios conforme os seus desempenhos e resultados. Está disponível em português para Android e iOS.


Em tempos tão complicados, é importante manter o cérebro afiado e o corpo sadio. Os aplicativos listados não são milagrosos, mas podem dar um importante apoio para quem busca tratamento e esse olhar cuidadoso para a mente.


Existe algum outro que te ajuda a lidar com o seu dia a dia? Conta pra gente no Instagram!

Compartilhar:


Coloque em prática

Os dez segredos para a longevidade

Escolher hábitos saudáveis pode fazer toda a diferença hoje e no futuro.

25 de Abril de 2018


Herdar bons genes é um bom começo para uma vida longa e saudável. Como esse fator ninguém controla – trata-se de uma carga hereditária –, resta o estilo de vida. Escolher por hábitos saudáveis pode fazer toda a diferença hoje e no futuro.

10 Dicas para viver mais e melhor:

  1. Voluntariado: adultos mais velhos que estão envolvidos em atividades significativas têm taxa de mortalidade menor e saúde melhor. Por exemplo, pesquisas apontam que 100 horas de trabalho voluntário por ano aumentam a qualidade da saúde mental e física. Objetivo como esse promove vida positiva.
  2. Relações sociais: o isolamento é um grave risco para a saúde dos adultos mais velhos. Contribui negativamente em tudo. Causa depressão, taxas mais elevadas de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer. Vale até permanecer conectado à família e aos amigos pelas redes sociais e serviços de bate-papo on-line, como o Skype e WhatsApp. Produz benefícios positivos à saúde e mantém as pessoas em pé.
  3. Atividade física: estilo de vida sedentário pode levar a doenças crônicas, como câncer e disfunções cardiovasculares. Recomenda-se fazer atividades físicas diárias, por 30 a 45 minutos, como terapia preventiva, pois diminui os riscos à saúde. Quer uma boa prova disso? A Sardenha (Itália), Ilhas Okinawa (Japão), Loma Linda (Califórnia), Península de Nicoya (Costa Rica)e Icária (Grécia) fazem parte de um seleto grupo chamado de Zonas Azuis, áreas do mundo onde as pessoas vivem mais tempo, porque seus habitantes levam estilos de vida ativos, construídos em torno de movimentos naturais, como jardinagem, caminhadas, natação e ciclismo.
  4. Espiritualidade: nutrir o espírito é tão importante como ter boa alimentação para o organismo. A prática dá equilíbrio à mente e consequentemente ao organismo como um todo. Reduz taxas de estresse e fornece um sentimento de bem-estar, que ajudam a diminuir o desenvolvimento de doenças. É usada como coadjuvante no tratamento de depressão crônica. Mas a alimentação espiritual não significa necessariamente religião organizada. Participar de atividades como meditação, pintura e jardinagem podem nutrir o espírito. A vida com a alma é rica e plena.
  5. Acessibilidade: ter uma casa bem-planejada também ajuda na qualidade de vida. Boa iluminação, piso fácil de andar, banheiro adequado para idosos e escada segura pode impedir a queda dos idosos – considerada a principal causa de lesões fatais e não fatais para pessoas com mais de 65 anos. O local também deve passar paz e tranquilidade a ponto de se transformar em um refúgio das preocupações cotidianas.
  6. Boa nutrição: os idosos são mais propensos a ter uma nutrição fraca do que os adultos mais jovens, especialmente os que vivem sozinhos. Problemas para organizar o transporte, dificuldade em preparar refeições e orçamento apertado são algumas das razões. Uma dieta pobre pode levar a maiores incidências de quedas, problemas de cicatrização de feridas e um sistema imunológico enfraquecido, o que aumenta o risco de doenças e infecções. Comer bem aumenta o apetite pela vida.
  7. Qualidade nos relacionamentos: estabelecer e fortalecer vínculos afetivos verdadeiros com amigos e familiares. É importante estar rodeado de pessoas otimistas, pois isso ajuda a ter um vida mais positiva. Além disso, a família mantém a conexão entre passado e o futuro, com memórias e esperança - o que aprofunda e enriquece a vida diária. Ainda é verdade: ninguém é uma ilha.
  8. Jogo infantil: um dos Dez Princípios de uma Vida que Vale a Pena ser Vivida, desenvolvidos pelo Instituto Eden Alternative, nos Estados Unidos, destaca o papel fundamental que as crianças desempenham na qualidade de vida dos idosos. Em suma, as relações intergeracionais ajudam os mais velhos a sentir que a vida vale a pena. As crianças devem ser vistas, ouvidas e envolvidas.
  9. Sempre rir: rir ainda é o melhor remédio. Uma boa risada pode baixar a pressão sanguínea, fortalecer o sistema imunológico e reduzir a dor. Também diminui o estresse, fator associado a doenças cardíacas e ao câncer.
  10. Saúde do cérebro: evidências crescentes mostram que a chave para a boa saúde em geral reside na manutenção de um cérebro saudável. Ao longo da última década, provou-se que há muito mais do que palavras cruzadas melhorar a cognição. Entre elas, boa nutrição, gerenciamento do estresse e exercícios. Toda essa multiplicidade de informações que vivemos hoje pode ter um impacto negativo. O cérebro não evoluiu para lidar com mais de uma tarefa por vez. Note: salvamos a saúde do cérebro para o último na lista, uma vez que é o mais importante para se lembrar.
Leia o artigo completo aqui .

Fonte: Where You Live Matters Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais