Coloque em prática

Como desintoxicar o corpo depois do carnaval

Depois de um feriado que, muitas vezes, pode ser recheado de excessos, confira algumas dicas que podem te ajudar a desintoxicar o corpo!

22 de Fevereiro de 2023


O feriado mais famoso do país começa a se despedir, mas deixa alguns resquícios: o efeito dos seus excessos. Comida, bebida, falta de exercícios e sono desregulado são só alguns dos maus hábitos que praticamos nesses dias de folia e que, verdade seja dita, são merecidos. 

Mas fique tranquilo! Alguns caminhos de detox são possíveis e muito bem-vindos para você colocar em prática e recuperar o tempo perdido!

Hidrate-se

Comece pelo básico: água. Pode ser que você tenha negligenciado a quantidade nesses últimos dias, então atente-se a esse fator. Para não se esquecer, que tal acionar alguns alarmes no seu celular? Há uma série de aplicativos feitos só para isso! 

Prato colorido

Os dias de comer besteira ficaram para trás. Depois da água, a alimentação é que vai ajudar a te reerguer. Opte por alimentos como as folhas verde escuras, que são ricas em minerais, fibras, antioxidantes e vitaminas. Isso vai te ajudar a limpar o organismo e trazer mais energia.

Se a vontade de doce vier, depois de dias comendo-os sem restrições, apele para a frutose, o açúcar das frutas. É claro que mesmo ela deve ser ingerida com parcimônia, mas para além do sabor doce, as frutas também hidratam e são fonte de muitos nutrientes importantes, além de trazer saciedade. 

Busque energia em outras fontes

Correu atrás do bloco e agora se sente cansado? Isso é mais do que natural! Mas pegue leve na cafeína nesse retorno. A melhor opção pode ser um chá preto, que também possui cafeína, mas oferece ainda antioxidantes e outros benefícios. Além disso, o chá, por ser infusionado na água, oferece um nível maior de hidratação. 

Xô gordura!

Não é hora de exigir muito do seu organismo, e isso inclui o seu trato gastrointestinal e sua digestão. Por isso, na hora de montar o seu prato, que tal escolher carnes brancas como aves e peixes? Carnes vermelhas são mais custosas para nosso processo digestivo e costumam conter mais gordura.

O método de cocção também conta! Pratos assados, cozidos ou grelhados são opções melhores e mais leves do que frituras e embutidos. Grãos também entram nessa jogada como um atalho para obter mais fibra e saciedade. E se for ingerir gordura, opte pelas gorduras boas, como é o caso do azeite, da azeitona e tantas outras. 

Movimente-se, mas vá com calma

Exercícios físicos são fonte de muitos benefícios e já trouxemos esse fato de diversas maneiras por aqui. Portanto, exercitar-se nesse período também trará coisas boas para você. Mas vá com calma! Seu corpo já está cansado de tanto pular carnaval, portanto, agora não é hora de se jogar no treino pesado. 

Até porque, se você viveu a festa como se não houvesse amanhã - e esse amanhã chegou -, provavelmente o seu sono foi negligenciado. Sendo assim, não precisa só dormir ou ficar parado, mas opte por uma esteira mais tranquila nesse retorno ou exercícios de fortalecimento, como musculação, mas com poucas séries. Um educador físico pode te ajudar e muito nessa etapa. 

Receitas práticas

Assim como te orientamos a procurar um educador físico para te ajudar a montar um treino que faça sentido nessa retomada, um profissional de nutrição também pode ser bastante valioso para pensar nas suas escolhas alimentares nesses primeiros dias. 

Alguns portais, porém, já separam receitas de suco detox para dar um boost na sua disposição e recuperação. É o caso deste artigo na Vogue, que além de suco, também indica uma receita de sopa detox - tudo líquido, pensando lá na nossa primeira dica, a hidratação. 

Para o jornal Metrópoles, a nutricionista Isabella Chaer Caiado conta que a melhor dica é abusar dos alimentos ricos em potássio, cálcio, magnésio e vitamina B6. “Enquanto o sódio ajuda na retenção hídrica, o potássio funciona como diurético natural”, completa. Nesse mesmo artigo, ela também dá receitas de sucos e sopa. 

Passada a curtição, é hora de recuperar seu fígado e intestino que, de acordo com a nutricionista Flávia Sgavioli para a revista Boa Forma, são os órgãos que mais sofrem com os excessos da época. “Alguns estudos mostram que após uma bebedeira, o corpo pode levar três dias ou mais para se recompor completamente”, conclui. Nunca é tarde para começar! Esteja atento.

Compartilhar:


Coloque em prática

50 truques para relaxar

Saber a hora de descomprimir pode evitar uma crise de saúde. Existem muitas maneiras de manter esses fatores estressantes sob controle.

22 de Janeiro de 2019


O estresse faz parte da vida.  Preocupações de trabalho e pressões pessoais, no entanto, podem deixar qualquer um à beira de um ataque de nervos. A chave é saber quando isso está prestes a acontecer.  Saber a hora de descomprimir pode evitar uma crise de saúde. Existem muitas maneiras de manter esses fatores estressantes sob controle. Abaixo, reunimos 50 pequenos hábitos cotidianos que farão você relaxar. São possíveis até para quem não tem tempo.
  1. Escreva suas preocupações em um diário.
  2. Descasque uma laranja. Estudos mostram que o cheiro de frutas cítricas pode ajudar a reduzir o estresse.
  3. Leia um livro por ao menos seis minutos.
  4. Coma um abacate. As gorduras monoinsaturadas e o potássio podem reduzir a pressão arterial.
  5. Faça um passeio em um espaço verde.
  6. Saia com o seu melhor amigo.
  7. Passe alguns minutos concentrando-se em sua respiração.
  8. Tire uma soneca profunda.
  9. Leve seu cachorro para o trabalho. A pesquisa sugere que ter o Totó no escritório pode reduzir os níveis de estresse ao longo do dia.
  10. Ouça Mozart.
  11. Experimente um pouco de aromaterapia. Um estudo de 2009 descobriu que é uma técnica eficaz de alívio do estresse, especialmente para estudantes do ensino médio.
  12. Solte uma risada.
  13. Receba uma massagem.
  14. Dê um grande abraço em alguém.
  15. Se solte no karaokê...
  16. ...ou cante no coro da sua igreja.
  17. Crie um pequeno projeto ou peça de artesanato.
  18. Faça tricô. Pesquisas mostram que essa atividade coloca o seu cérebro em estado de fluxo semelhante ao da meditação.
  19. Falando nisso, experimente um pouco de meditação de atenção plena (mindfulness).
  20. Faça sexo.
  21. Cancele a assinatura de todos os e-mails promocionais.
  22. Beije um ente querido.
  23. Ligue para sua mãe.
  24. Faça um exercício de relaxamento muscular progressivo.
  25. Experimente a técnica “meditação chocolate”. Isso permite que você aproveite totalmente cada instante da degustação. Instruções aqui .
  26. Tire férias dos e-mails. (Bônus: Isso também torna você mais produtivo.)
  27. Perdoe alguém.
  28. Pense em algo pelo qual você é grato.
  29. Exercite-se. Pesquisas mostram que isso ajuda a aumentar a capacidade do corpo de lidar com o estresse.
  30. Esteja consciente de como você lida com a frustração durante uma discussão.
  31. Beba chá preto.
  32. Desligue seu smartphone por alguns minutos.
  33. Ande feliz. A pesquisa mostra que, se você se comporta como uma pessoa feliz, também se sentirá mais feliz.
  34. Beba um pouco de suco de laranja.
  35. Masque chiclete.
  36. Reflita sobre o que (e quem) é importante em sua vida.
  37. Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3. Que venha o salmão!
  38. Se aproxime de suas crenças religiosas.
  39. Procure um trabalho menos estressante.
  40. Descubra qual a cidade menos estressante em seu estado e pense em se mudar para lá (ou apenas visitar regularmente).
  41. Ande ou pedale para o trabalho.
  42. Ouça os calmos sons da natureza.
  43. Coma um alimento com aveia.
  44. Experimente a acupuntura.
  45. Abra um sorriso para alguém.
  46. Faça alguns exercícios mentais de imagens guiadas.
  47. Arranje uma planta para sua casa ou sua mesa.
  48. Deixe-se cair em um bom choro.
  49. Coma um pouco de chocolate amargo.
  50. Entre em contato com o seu iogue interior.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais