Coloque em prática

Meditação melhora a memória e a atenção, diz estudo

Resultados foram comprovados em seis semanas de prática, com uso de aplicativo

4 de Junho de 2019


A meditação diária guiada por um aplicativo pode ajudar a melhorar a memória e a atenção . Segundo uma pesquisa, após seis semanas de prática, adultos tiveram um desempenho melhor em tarefas destinadas a testar esses atributos do que um grupo de controle. Pesquisadores queriam comprovar se a meditação melhora a atenção das pessoas. Eles dividiram aleatoriamente 40 adultos em dois grupos.

Em um, os participantes meditaram por 20 a 30 minutos por dia com a ajuda de um aplicativo. O grupo de controle usou aplicativos de língua estrangeira, de tai chi e de jogos lógicos. A equipe testou a memória e a atenção dos voluntários em várias tarefas. Os padrões de ondas cerebrais de alguns dos participantes eram monitorados por meio de um eletroencefalograma.

Resultado

Os voluntários que passaram pelo treinamento de meditação reduziram a variação em seus tempos de reação aos testes de memória e atenção em 8 milissegundos, indicando que estavam menos distraídos, em comparação com o grupo de controle, que não demonstrou nenhuma redução. O grupo que praticou meditação também revelou uma atividade mais consistente nas regiões cerebrais associadas à atenção durante a realização dos testes.

Aqueles que conseguiram se concentrar mais em sua respiração também obtiveram os melhores resultados nos testes de atenção. Existem ressalvas importantes para a pesquisa. O grupo de meditação recebeu treinamento de um professor antes de iniciar o estudo, o que pode ter influenciado os resultados.

Além disso, de acordo com os pesquisadores, é um desafio criar um grupo de controle adequado para uma intervenção como a meditação. “Embora seja um importante passo na compreensão do efeito da meditação no cérebro, será necessário um estudo maior para comprovar os benefícios da prática”, diz Nicholas Van Dam, da Universidade de Melbourne.

Fonte: Ruby Prosser Scully, para NewScientist
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo completo aqui.
Curtir

Compartilhar:


Coloque em prática

Acabaram suas desculpas: conheça 5 aplicativos para malhar em qualquer lugar!

Na academia do seu prédio ou na sala da sua casa, não importa o lugar! Conte com a ajuda desses aplicativos para não ter mais desculpas para não se exercitar

27 de Setembro de 2022


Se você acompanha o Plenae há algum tempo, deve saber que exercício físico é assunto constante por aqui. Isso porque é preciso cuidar do corpo não só para chegar longe, mas para chegar até o fim desse dia mesmo com qualidade. Não cuidar do corpo pode afetar todo o resto de seus outros pilares e, por isso, é preciso achar uma forma de não furar seus treinos diários.


Há diferentes caminhos para isso: encontrar uma atividade física que você goste e que você sinta vontade de ir todo dia, ajustar a logística dentro da sua rotina, criar “recompensas” pessoais a cada treino concluído, entre outros. Mas que tal usar a tecnologia a seu favor?

Durante a pandemia, nos vimos impedidos de sair de casa, e muita gente improvisou em sua própria casa um cantinho para malhar. Apesar de a pandemia ter dado uma trégua, muitas pessoas se adaptaram ao modelo e seguem em casa. Se você está com dificuldade de encaixar uma academia em sua rotina, seja pela logística ou por motivos financeiros, experimente um dos aplicativos a seguir. Eles podem te ajudar! 

Yoga Go

Para você que já gosta do Yoga, que tal dar uma aquecida nesses exercícios? O Yoga Go mistura poses e movimentos da prática milenar com movimentos funcionais. “O Yoga-Go oferece benefícios à saúde, mente e corpo com yoga, fitness e pilates para todos os músculos e desafios de perda de peso. Você pode emagrecer, dormir melhor, ter um abdômen definido e mais energia”, como definem em sua página. Ele é pago, oferece diferentes planos e está disponível para android e IOS.

Nike Training

Desenvolvido por uma das maiores marcas de esporte do mundo, o Nike Training é gratuito, disponível para IOS e Android e oferece diferentes intensidades e modalidades de exercícios, desde força e cardio a sessões de yoga e mobilidade, para pessoas com diferentes tipos de condicionamento físico. Os exercícios são separados em categorias que abrangem tipos de treinos com ou sem equipamentos, curtos e para atletas.

Adidas Training

Bastante parecido com o da Nike, afinal, são concorrentes diretos. Igualmente disponível para IOS e Android, ele oferece treinos gratuitos e outros para contas premium, ou seja, pagos. Estão disponíveis 30 treinos diferentes, que utilizam apenas o peso do corpo, nos níveis fácil, intermediário e difícil, e 190 exercícios ao todo com instruções em vídeo e áudio.

BodBot

Esse aplicativo é um dos mais completos do mercado e pode ser usado tanto em casa quanto na academia, basta colocar lá o aparelho que irá usar. É como um personal trainer digital, que também pode ser o seu nutricionista, afinal, o aplicativo oferece a função nutrição que registra as preferências alimentares e alergias do usuário, e faz sugestões nutricionais para alcançar o objetivo cadastrado. Disponível para IOS e Android e pede uma contribuição financeira baixa.

MapMyFitness

Ele vem da mesma família de outros aplicativos como MapMyRide, MapMyRun, MapMyDogWalk, MapMyWalk. Ele monitora mais de 600 tipos de atividades e, usando o GPS, ele é capaz de rastrear os detalhes da malhação: rota, tempo, distância, velocidade, ritmo e o número de calorias queimadas em tempo real. Também produz um relatório com os dados do usuário. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Procurando na sua loja de aplicativos, você ainda encontra outros aplicativos que oferecem exercícios de alongamento para iniciar e finalizar seus exercícios, além de outros que te ajudam com dieta e até com lembretes de hidratação. Comece hoje a versão de si mesmo que deseja ver amanhã! Use a tecnologia a seu favor.

Curtir

Compartilhar:


Inscreva-se


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais