Coloque em prática

Quatro exercícios de respiração para relaxar em 5 minutos

Uma das técnicas usadas no yoga para acalmar a mente o corpo são os chamados pranayamas, ou exercícios de respiração.

12 de Dezembro de 2018


Uma das técnicas usadas no yoga para acalmar a mente o corpo são os chamados pranayamas, ou exercícios de respiração. Eles costumam ser utilizados durante a realização das posturas, mas também podem ser facilmente incorporados no dia a dia para diminuir a ansiedade e gerenciar o estresse.

Conheça quatro exercícios que podem ser praticados por qualquer pessoa.

Respiração da abelha
“Esse é um dos exercícios que considero mais potentes para mudar qualquer tipo de vibração”, afirma Carolina Zoli, professora de hatha yoga da Casa Jaya, em São Paulo. A prática tem esse nome por imitar o som de uma abelha (Bhramari, em sânscrito). Inspire livremente pelas narinas e solte o ar vibrando o som na garganta durante toda a expiração. Continue em um ritmo confortável por 5 a 10 minutos. “A técnica pode trazer benefícios relacionados a insônia, ansiedade e estresse”, diz Zoli.

Respiração Lunar
Também conhecida como Chandra Bhedana, acalma o corpo e a mente inquieta. Sentado em uma posição confortável, tampe a narina direita com os dedos indicador e médio. Inspire pela narina esquerda e inverta a posição dos dedos, tampando agora a narina esquerda. Solte o ar pela narina direita. Faça três ciclos por 3 a 5 minutos. “Não faça esse exercício se estiver se sentindo letárgico ou sonolento”, recomenda Carolina Zoli.

Respiração na barriga
Esse pranayama simples diminui a ansiedade e combate a depressão, segundo Tarika Palmieri, professora de inner rioga do Espaço Kurma, em São Paulo. Sente-se em uma posição confortável ou deite-se com os joelhos flexionados. Feche os olhos e observe a respiração.  Coloque as palmas das mãos abaixo do umbigo, relaxe os braços, a cervical e o maxilar. Inspire profundamente pela boca e sinta o ar chegar até a barriga, expandindo o abdômen. Na expiração, o abdômen se contrai naturalmente. Continue de maneira contínua e suave, sem forçar a respiração, por 5 a 10 minutos. “Por estética ou tensão, os adultos tendem a contrair o abdômen e respirar na parte de cima do peito. Mas isso não é natural”, aponta Palmieri. “Observe um bebê dormindo e perceba que a barriga dele sobe e desce conforme ele inspira e expira.”

Respiração profunda no coração
Trata-se de um exercício semelhante ao da barriga, mas com ênfase na região do coração. Sentado ou deitado em uma posição de relaxamento, coloque a palma da mão direita sobre o coração. A outra mão pode ficar descansada no colo ou no joelho. Feche os olhos, inspire e sinta a caixa torácica expandindo. Expire e perceba que a região relaxa. Repita por 3 a 10 minutos. “Tanto essa respiração quanto a anterior trazem a pessoa para o momento presente e diminuem a ansiedade e a depressão”, diz Palmieri.


Compartilhar:


Coloque em prática

18 dicas para economizar dinheiro

Acha difícil poupar, mas sente que é necessário? Confira as recomendações são de especialistas no assunto

10 de Janeiro de 2020


Todo mundo tem conselhos sobre como cortar despesas, mas quais dessas táticas são realmente úteis? A AARP, associação que reúne 40 mil aposentados nos Estados Unidos, pediu para mais de 20 planejadores financeiros e blogueiros boas dicas de economia. Confira! 1 - Quando receber um aumento no salário, eleve o percentual economizado. 2 - Exercite-se 30 minutos por dia, pelo menos cinco dias por semana. Uma boa saúde significa menos despesas médicas. 3 - Identifique uma meta de poupança, crie uma conta separada para ela e deixe os investimentos no débito automático. 4 - Faça uma lista de todas as suas assinaturas recorrentes e cancele o que não usar com frequência. 5 - Transfira seu dinheiro da poupança para um investimento com maior rendimento. 6 - Pare de fumar. Seus custos de saúde cairão. 7 -  Pare de beber também. 8 - Anualmente, renegocie os seus contratos de serviço (telefone, internet, plano de saúde e seguros). 9 - Encontre amigos para passear, em vez de tomar uma bebida ou fazer uma refeição. 10 - Livre-se de objetos indesejados e venda o que não quiser mais. 11 - Planeje o cardápio com uma semana de antecedência, compre os ingredientes no supermercado e faça mais refeições em casa. 12 - Associe-se a uma biblioteca para emprestar seus livros e filmes. 13 - Cancele seu telefone fixo, a menos que faça parte de um bom pacote que inclua internet e TV a cabo. 14 - Cancele também a assinatura de todos os e-mails de lojas para evitar a tentação de gastar. 15 - Aguarde 24 horas antes de fazer qualquer compra online. Deixe suas compras no carrinho e aguarde um dia para evitar gastos por impulso. 16 - Use um cartão de crédito com cashback, ou seja, que lhe devolva o dinheiro em cada compra. 17 - Faça seu próprio café em casa em vez de bebê-lo na rua. 18 - Anote cada centavo desembolsado todos os dias. Fonte: Ellen Stark, para AARP Síntese: Equipe Plenae Leia o artigo original aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais