Coloque em prática

Você respira corretamente?

Descubra os benefícios energéticos da respiração quando ela é feita de forma correta ao longo do seu dia.

29 de Agosto de 2020


Respirar corretamente pode parecer fácil, mas constantemente o fazemos errado ao longo de nossos dias. A má notícia é que isso pode influenciar toda a nossa capacidade energética do corpo. A boa notícia é a de que você pode reverter esse cenário.

Conversamos com o especialista em desenvolvimento pessoal, Flávio Moreira, que foi categórico em sua resposta: a maioria de nós respira errado há anos, todos os dias. E as implicações disso são diversas: menor oxigenação cerebral, logo, menos energia para o corpo, menor equilíbrio corporal e mental, menos absorção de gases necessários, entre outras.


Nós corrompemos facilmente o nosso código natural de respiração. Se seguíssemos a respiração desde nascença, estaríamos fazendo corretamente, pois nascemos praticando ela como deve ser” revela o especialista. Mas fatores externos como estresse, ansiedade, a pressa do cotidiano e até a falta de instrução podem ser os responsáveis por esse desvio.

Mas o que é respirar corretamente, afinal?

“Respirar corretamente é utilizar todos os recursos que o teu próprio corpo já te oferece” explica Flávio. “Nós temos pulmões grandes, uma necessidade muito alta de oxigênio no corpo, mas não nos foi ensinado utilizá-lo bem” continua.

Você já parou para pensar que a nossa respiração pode estar no modo automático? Ela funciona como uma fronteira entre o inconsciente e o consciente, ou seja, o segredo do seu controle mental pode estar justamente nesse ato tão cotidiano que é respirar. Portanto, respirar bem é saber utilizar a capacidade pulmonar de forma consciente.

Seguindo o padrão natural de como nossa respiração deveria operar, o segredo está no seu abdômen. “Nossa respiração é abdominal, então é necessário utilizar melhor os recursos de diafragma, ou seja, uma respiração mais baixa e diafragmática” explica Flávio.

Em resumo é preciso utilizar as caixas torácicas e o seu próprio abdômen. A carga excessiva de estresse ao qual somos submetidos diariamente gera justamente a inversão disso: ao invés da pessoa utilizar seu abdômen, ela começa a ter uma respiração muito curta e alta, concentrada somente no pescoço.


Quais os ganhos da boa respiração

Cada estado emocional pede um comportamento respiratório. “O principal ganho é gerar estados emocionais muito mais favoráveis a uma alta performance emocional, além de uma melhor e mais alta carga de oxigênio durante o dia a dia” explica.

A partir da respiração, nós também absorvemos a chamada bioenergia , em regiões do oriente conhecida como prana . E o que é ela? “Quando o ser humano respira, ele está automaticamente absorvendo os gases necessários para o processamento da sua fisiologia. Mas, o que poucos sabem, é que ele também está absorvendo uma espécie de eletricidade biológica, responsável por boa parte da sua vitalidade”.

Essa eletricidade, associada a boas práticas cotidianas como ter um bom sono, boa alimentação e se exercitar, é o segredo para de se atingir o ápice. A respiração, portanto, é um dos pilares mais importantes pra vitalidade.

E como eu sei que atingi esse ápice e me tornei um ser humano mais equilibrado? “Um bom indicativo de comportamento equilibrado é quando você percebe que não está disparando comportamentos sem consciência, como nos seus diálogos, na sua vida, nas suas relações sociais. Uma pessoa que está em estabilidade não vai fazer coisas não pensadas, que vão trazer prejuízo” diz Flávio.

O contrário, para se fazer um comparativo, é o indivíduo que possui uma agressividade em sua fala e seus atos, uma comunicação violenta. Quando essa pessoa passa a respirar melhor, ela atinge uma estabilidade que traz mais lucidez para o seu comportamento do dia a dia.

“Já existem estudos que comprovam que, quando você está muito desequilibrado, a área da tomada de decisão é a mais afetada - córtex pré-frontal. Quando você quer restaurar essa lucidez, a respiração pode te ajudar a regenerar essa área” revela o especialista.

Tanto que já é sabedoria popular que respirar fundo é o primeiro passo para se acalmar. Seja para um esportista, um empresário, ou em uma situação de relacionamento: se você respira melhor, você aumenta seu nível de consciência e aumenta sua clareza, e aumentando isso, você é capaz de tomar melhores decisões.


EXEMPLO DE PRÁTICAS RESPIRATÓRIAS PARA INICIANTES

  1. Reeducação

Leve uma de suas mãos à sua barriga para sentir o movimento exato e conseguir controlá-lo melhor. Ao inspirar, você deve estufar o seu abdômen e, ao expirar, você deve recolhê-lo para dentro. Pense em sua barriga como se fosse um balão: quando precisamos de ar, ela deve encher. Quando estamos expulsando esse ar, ela deve esvaziar. “É exatamente assim que fazíamos quando éramos bebês, e o simples ato de parar para prestar atenção nisso já traz benefícios quase que imediatos” conta o especialista.

  1. Aumento da competência emocional

Para aumentar a sua competência emocional, a respiração quadrada pode ser o segundo passo da respiração abdominal - para quem já aprendeu a realizá-la, é claro. Quando você se perceber no dia a dia já respirando com as partes mais baixas e usando o diafragma, você pode começar a contabilizar: respire em 4 segundos, retenha o ar por 4 segundos, expire-o em 4 segundos e fique sem ar por 4 segundos. Essa respiração é a ideal para quem busca se acalmar diante de algum episódio estressante, por exemplo. “Importante ressaltar que 4 segundos é o tempo recomendado, mas para quem está começando, pode ser feito em 3. Conforme o praticante se sentir confortável, pode ir aumentando. E a respiração deve ser sempre nasal”.

  1. Hiper oxigenação do cérebro para mais energia

Já está respirando corretamente e praticando a respiração quadrada no seu dia? Você pode passar para uma prática de complexidade um pouco mais alta, mas muito útil para quem pratica esportes. É a hiperoxigenação, que nada mais é do que bombear o oxigênio com força, produzindo ruído na entrada e na saída de ar de forma rápida, por um tempo. É muito importante ressaltar que essa respiração é 100% nasal, sempre. E que ela deve ser feita sentada, em um ambiente ventilado, para não gerar uma sensação de tontura ao final. “30s, 1 minuto de respiração acelerada já está ótimo. Você vai sentir mais energia e o cansaço indo embora praticamente em seguida.

Importante: caso você quiser acender um incenso, o ideal é esperar ele queimar por inteiro antes de começar a praticar. Assim, você terá somente o estímulo olfativo, e evitará de respirar a fumaça.

Agora é só testar na sua casa! Comece ainda hoje a colocar em prática essas dicas fáceis que vão deixar sua rotina ainda mais potente.

Compartilhar:


Coloque em prática

Como manter um hábito saudável em uma rotina acelerada?

Novas tendências sugerem caminhos práticos e rápidos para fazer com que você consiga manter um hábito saudável mesmo em uma rotina acelerada

29 de Março de 2022


Um dos principais objetivos do Plenae é gerar gatilhos que te façam repensar os seus hábitos. Acreditamos que são eles os responsáveis por nos proporcionar uma vida saudável - ou não - e com qualidade. Mas, justamente por ser um hábito, é difícil adquirir um novo ou deixar ir embora um ruim.


Logo no começo do ano, te contamos como manter um novo hábito mesmo sem se sentir tão motivado. Treinar o seu cérebro e visualizar a recompensa, por exemplo, são atalhos importantíssimos nessa jornada que pode ser mais árdua para uns do que para outros.


Também dedicamos um Plenae (a)prova inteiro pensando nesse movimento. Guiados pelo livro “Hábitos Atômicos”, de James Clear, testamos o método proposto no best-seller de eliminar um hábito ruim para assumir um bom, com base em 4 passos simples e possíveis de serem aplicados em nosso dia a dia. 


Pequenos passos, grandes mudanças


Há todo um mercado empenhado em seu bem-estar: o mercado wellness. Mas, antes de falarmos em produtos - que são sim, muito benéficos -, é preciso dar um passo atrás e pensar em pequenas mudanças possíveis de serem realizadas ainda hoje. 


Como os três passos para tornar a meditação uma prática diária, que te contamos aqui, ou os exercícios que cabem na sua rotina que trouxemos aqui. Terapia, corrida, ócio criativo, um pouco de silêncio, mais contato com a natureza, solidificar suas relações, buscar se alongar e respirar melhor, rir mais e até aplicativos que podem te ajudar com a sua mente: tudo isso é válido, muitos são gratuitos e importantes para trazer qualidade e saúde. 


Para além de pequenos passos, há outros ainda mais elaborados, com chancelas médicas por trás. Como é o caso da fórmula MAP, que te contamos neste artigo, com a consultoria do criador dela, o neurologista Pedro Scherbatsky. Focando em se movimentar, se alimentar bem e cuidar do seu pensamento pode parecer um passo a passo manjado, mas acredite: é muito efetivo. 


O portal Push ainda separou outros 10 pequenos hábitos que podem otimizar a sua rotina e não te tomam tanto esforço, tempo ou dinheiro. A mudança está no ar e se tornou tendência do novo século. Justamente por isso, tornou-se também uma opção de produto. 


Novas tendências, novos produtos


Os smartwatches não são exatamente novos, mas têm se aprimorado a cada dia que passa. Capazes não só de medir os seus parâmetros como também de enviar um relatório completo com as suas informações analisadas, eles são uma ótima pedida para quem quer analisar a eficácia de suas mudanças de hábito na palma da mão. 


Travesseiros aromáticos que liberam fragrâncias poderosas para embalar o seu sono também têm atraído olhares curiosos. O mercado do sono, aliás, é basicamente uma fonte infinita de ideias: anéis inteligentes e até mesmo colchões que também analisam seus parâmetros e possuem tecnologias e anatômicas específicas já estão por aí, nas lojas mais próximas à você. 


A natureza encapsulada é uma das grandes promessas do futuro. Se os remédios fitoterápicos e os óleos essenciais já são queridinhos há anos, é hora de explorar ainda mais as possibilidades do mercado, trazendo o canabidiol, por exemplo, para dentro dos frascos, de forma controlada e científica. 


E a alimentação, é claro, não poderia ficar de fora. Foi-se o tempo de que comidas congeladas fossem sinônimo de não-saudável. Hoje temos opções completamente à base de plantas, que buscam trazer fórmulas cada vez mais limpas e benéficas. Há também um mercado de shots, tendência dos EUA, chegando em terras tupiniquins com força.


É o caso da Simply Well, empresa que possui várias frentes focadas em bem-estar, como cursos e parcerias com marcas de aromaterapia. Mas uma de suas principais vertentes é a venda de shots, ou seja, fórmulas em pó muito práticas, que o consumidor dissolve em água e consegue em alguns goles manter o hábito saudável.  


“A gente não prega que o nosso consumidor troque o suco verde, por exemplo, feito fresquinho, pelo nosso produto. Só que a gente entende que manter essa rotina de fazer a compra dos seus ingredientes toda semana, bater em um liquidificador, depois lavar esse utensílio, é algo que muitas vezes você não consegue fazer ser duradouro. Então a gente lança esses produtos justamente para conseguir facilitar a vida das pessoas e ajudar que elas não larguem esse hábito”, explica Mariana Tassi Ferraz, co-founder da Simply Well.


A empresa, que nasceu antes da pandemia, tinha um propósito diferente, focado em viagens. Mas, com a chegada do vírus, elas partiram para o plano B, entendendo também que viajar é uma experiência que pode ser diferente para cada um, e que era preciso encontrar um caminho que levasse a palavra da qualidade de vida para todos de uma forma simples e unificada. 


“Nós visamos descomplicar e simplificar o bem-estar na vida das pessoas. A gente quer, através dos nossos conteúdos e dos nossos produtos, que ele esteja presente na rotina de todos de forma simples e que os fatores tempo e trabalho nunca sejam um problema”, diz ela. 


Saúde mental nunca esteve tão em pauta e, com o avanço dessas discussões e os tabus em torno do tema caindo por terra, já se sabe que ela é responsável por garantir também a nossa saúde física. É preciso que mente e corpo estejam equilibrados, e o mercado está de olho nesse movimento.


“Nós víamos o mercado caminhando muito pra questão da imunidade, as pessoas olhando mais pra dentro e entendendo que a saúde é sim um ato muito importante, que demanda intenção. E não só a saúde física e química, mas também a saúde mental”, relembra. 


Hoje, a marca que se autodenomina como nativa digital, completa um ano de vida. Nesses aprendizados, as fundadoras entenderam que apesar das distâncias impostas pela pandemia, o consumidor quer estar próximo. Por isso, decidiram não só vender online, mas também disponibilizar o produto em pontos de venda estratégicos, que tivessem sinergia com o seu público, composto majoritariamente por mulheres da classe A - e atraindo cada vez mais olhares da classe B e C.


Seus shots, um que simula um suco verde e o outro composto de substâncias para te ajudar com o seu sono (olha ele entrando em pauta mais uma vez!), são formulados com a ajuda de nutricionistas, engenheiros de alimentos e farmacêuticos. Todos eles buscam enaltecer substâncias naturais, que estimulam o bom funcionamento orgânico do corpo e que sejam conhecidas do público, disponíveis no Brasil. 


“Nós percebemos que as pessoas querem estar mais próximas da mudança de hábitos, mas muitas vezes não sabem nem por onde começar. Foi nessa busca que acabamos esbarrando na questão do autoconhecimento. Por não se conhecerem e por medo de falharem, elas não se permitem testar novas coisas. Mas toda construção leva-se muito tempo. (...) Esse é um tema que transcende gênero, idade e classe social”, conclui a empreendedora. 


Essa é, por fim, a palavra chave: construção. Há uma infinidade de caminhos para se ter bons hábitos e encaixá-los na sua rotina. Mas é preciso intenção, afinal, essa é uma jornada construída, e ninguém pode fazê-la por você. Que tal começar ainda hoje a mudança que você quer ver amanhã? 

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais