Para Inspirar

Como atrasar o envelhecimento

Pesquisadores encontram indícios de que taxas de marcadores de inflamações crônicas são aceleradores do envelhecimento.

26 de Abril de 2018


Pesquisadores encontram indícios de que taxas de marcadores de inflamações crônicas – que levam à destruição dos tecidos e a doenças graves como artrite reumatoide, câncer e diabetes – são aceleradores do envelhecimento. Apesar de elas aumentarem com o avanço da idade, nos indivíduos centenários foram observadas taxas baixas. Os idosos que não tiveram elevação dos índices com o passar dos anos, aumentaram a capacidade de cognição, independência e tempo de vida. A conclusão é do grupo de pesquisa do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Newclastle, nos Estados Unidos, liderado pelo professor Thomas von Zglinicki. O estudo mostra que, em uma grande faixa etária, incluindo um número sem precedentes de extrema idade, a inflamação é um importante motor do envelhecimento. “Podemos desenvolver um tratamento farmacológico para isso. A criação, por exemplo, de um medicamento anti-inflamatório ou imunomodulador seguro pode deixar a vida humana mais saudável”, diz Zglinicki. "Sabe-se, há muito tempo, que a inflamação crônica está associada ao processo de envelhecimento em populações mais jovens, mas foi só recentemente que provaram cientificamente que causa o envelhecimento acelerado em camundongos”. Segundo ele, pela primeira vez, os pesquisadores mostraram que os níveis de inflamação indicam se os camundongos vão ter vida longa. “Trata-se de um argumento forte para deduzirmos que a inflamação crônica também impulsiona o envelhecimento humano”. Dados da pesquisa americana foram combinados com os de outros centros de excelência como Pesquisa sobre os Centenários de Tóquio, Estudo dos Semi-Supercentenários Japoneses e a Mais Velha Pesquisa de Tóquio sobre Saúde Total. Neste último instituto, o pesquisador responsável, Yasumichi Arai, também concorda que um dos caminhos para combater o envelhecimento seria a “supressão da inflamação crônica.” Por trás dessa troca de figurinhas científicas, há o objetivo maior de ajudar a humanidade a alcançar um período de vida saudável prolongado. Além de diminuir a diferença entre os grupos populacionais que envelhecem precocemente e mais lentamente.

Fonte: New Castle University Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Para Inspirar

A décima primeira temporada do Podcast Plenae está no ar!

Prepare-se para mergulhar novamente em seis histórias incríveis, representando cada um dos nossos seis pilares!

5 de Março de 2023


A décima primeira temporada do Podcast Plenae está no ar! Essa edição é mais um convite para você parar, respirar profundamente, fechar os seus olhos e se entregar a novas histórias. O formato você já conhece: serão seis relatos, cada um se relacionando com um dos nossos pilares Plenae: Corpo, Mente, Espírito, Relações, Contexto e Propósito.

Abriremos essa temporada com o nível máximo de inspiração: o pilar Propósito, belamente representado por Carola Videira e a emocionante história de sua maternidade. Em Mente, na sequência, escalaremos alturas narrativas nunca antes vistas com o montanhista Roman Romancini.

O terceiro episódio fica por conta de Pedro Pimenta e sua relação com o pilar Corpo e com o seu próprio corpo. Em Contexto, Dani Lerário conduz o quarto episódio te levando a refletir sobre o seu próprio papel em relação a natureza que nos cerca. 

Adriana e Giovanna Araújo representam Relações e tornam a cumplicidade de mãe e filha como pano de fundo para o quinto episódio. Espírito encerra nossa décima primeira temporada e recebe o relato sobre gratidão no lugar da ambição de Nizan Guanaes.

Está na hora de se lançar novamente aos mares da reflexão e se inspirar na história do outro a fazer mudanças em sua própria história, com a ajuda do Podcast Plenae. Mudança de hábito é possível e mora em diferentes frentes da sua vida. Aperte o play e inspire-se! 

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais