Para Inspirar
Companhia da pessoa amada diminui a dor física, diz estudo
A simples presença do parceiro reduziu a percepção de dor no outro
13 de Setembro de 2019
A companhia de um par romântico pode trazer muitos benefícios para a saúde, alguns surpreendentes. Estudos anteriores já mostraram, por exemplo, que o toque da pessoa amada tem efeito analgésico, capaz de
reduzir a dor física
no outro. Uma nova pesquisa revelou mais: a simples presença de quem amamos pode ter o mesmo efeito.
Publicado no
Scandinavian Journal of Pain
, o estudo mostrou que estar na mesma sala do parceiro pode melhorar a tolerância à dor, mesmo sem dar as mãos, tocar ou receber o apoio verbal do outro.
Pesquisa.
Os cientistas recrutaram 48 casais, com idade média de 25 anos e cerca de 3 anos de relacionamento.
Eles avaliaram o grau de empatia dos participantes. Em seguida, testaram como cada um reagiu à dor sob sob duas condições: sozinhos ou acompanhados.
Embora estivesse na sala, o parceiro permaneceu passivo, sem tocar ou falar com o companheiro. Para medir a sensibilidade à dor, os pesquisadores usaram uma ferramenta conhecida como algômetro de pressão.
Resultado.
A equipe descobriu que homens e mulheres pareciam ser mais resistentes à dor quando estavam na presença de seu respectivo. Além disso, quanto maior o nível de empatia do outro, maior a tolerância à dor.
"A fala e o toque já demonstraram reduzir a dor. Nossa pesquisa revelou que mesmo a presença passiva de um parceiro pode reduzir o desconforto. Além disso, a empatia pode diminuir o sofrimento durante a exposição à dor", diz um dos autores do estudo, Stefan Duschek.
No entanto, os cientistas admitem que o estudo enfrenta algumas limitações. Por exemplo, eles alertam que os participantes podem ter sentido menos dor porque a presença do parceiro os distraía da sensação dolorosa.
Ainda assim, a equipe conclui que suas descobertas indicam um efeito entre vínculo romântico e sensibilidade a dor.
Fonte: Maria Cohut, para
Medical News Today
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo completo
aqui
.