Para Inspirar

Conhece a meditação da bondade amorosa?

Veja passo a passo da prática que, segundo a ciência, prolonga a vida

14 de Janeiro de 2020


Pessoas que praticam a Meditação da Bondade Amorosa podem viver mais do que aquelas que não seguem essa técnica. Uma pesquisa feita por Elizabeth Hoge, professora do departamento de psiquiatria da Universidade Georgetown, nos Estados Unidos, revelou que os adeptos da prática têm telômeros mais longos do que aqueles que não meditam. Telômero é nome da extremidade de cada cadeia de DNA.

Seu tamanho é um indicador do envelhecimento. No sentido metafórico, pense que ele é o plástico que reveste os cadarços. Conforme o tempo passa, o plástico se deteriora, tal qual os telômeros.

O passo a passo da Meditação da Bondade Amorosa, descrita abaixo, é do site Mindful.

1. Posição do corpo
Feche os olhos. Sente-se confortavelmente com os pés apoiados no chão e a coluna ereta. Relaxe todo o corpo. Mantenha os olhos fechados durante toda a prática e traga a atenção para dentro de si. Respire profundamente.

2. Recebendo Bondade Amorosa
Continue com os olhos os fechados, pense em uma pessoa próxima a você, que o ama muito. Pode ser alguém do passado ou do presente. Imagine-a em pé do seu lado direito, enviando amor para você. Ela está desejando segurança, bem-estar e felicidade. Receba esse amor.

Agora, lembre-se da mesma pessoa ou de outra pessoa que o ama profundamente. Imagine essa pessoa em pé, do seu lado esquerdo, desejando-lhe saúde e felicidade. Sinta a bondade e o calor vindo em sua direção. Pense que você está cercado por todas as pessoas que amam você. Imagine seus amigos e entes queridos. Eles estão em pé enviando-lhe desejos de felicidade, bem-estar e saúde. Você está transbordando de calor e amor.

3. Enviando bondade amorosa para entes queridos
Traga a atenção de volta para quem está ao lado direito. Envie o amor que você sente de volta para essa pessoa. Repita a seguinte frase três vezes, silenciosamente: · Que você viva com facilidade, que você seja feliz, que você esteja livre da dor. Concentre-se em quem está do seu lado esquerdo. Mande amor para essa pessoa. Assim como você, essa pessoa deseja ter uma boa vida.

4. Enviando bondade amorosa para pessoas neutras
Pense em um conhecido, alguém que você não conhece muito bem, por quem não tem nenhum sentimento específico. Envie todos os seus desejos de bem-estar a essa pessoa, repetindo a seguinte frase três vezes, silenciosamente: assim como eu desejo, você também pode viver com facilidade e felicidade.

Lembre-se de outro conhecido em relação a quem você se sente neutro. Envie todos os seus bons votos para essa pessoa, repetindo a seguinte frase três vezes, silenciosamente: Que você seja feliz, que você seja saudável, que você esteja livre de toda dor.

5. Bondade amorosa para todos seres vivos
Expanda sua consciência e imagine todo o globo à sua frente como uma pequena bola. Envie desejos calorosos a todos os seres vivos do mundo, que, como você, querem ser felizes. Respire profundamente. Repita a inspiração e a expiração mais uma vez. Observe o estado de sua mente e como você está se sentindo. Então, abra os olhos.

Fonte: Mindful.org
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo original aqui.

Compartilhar:


Para Inspirar

Com que idade você se sente aos 65 anos?

A diferença da resposta entre os países é de até 30 anos, revelou um estudo recém-publicado no periódico The Lancet Public Health.

12 de Março de 2019


Problemas de saúde que acometem uma pessoa média de 65 anos podem demorar mais ou menos tempo para se manifestar, a depender de onde o indivíduo mora. A diferença entre os países é de até 30 anos, revelou um estudo recém-publicado no periódico The Lancet Public Health . Pesquisadores descobriram que, no Japão, as doenças típicas de um idoso de 65 anos aparecem quando o indivíduo tem, em média, 76 anos. Já na Papua Nova Guiné, último colocado em um ranking que comparou 195 países, elas surgem muito antes: aos 46 anos. Os brasileiros manifestam as mesmas enfermidades aos 67 anos. No ranking mundial, o Brasil fica na 62ª posição, atrás do Paraguai e à frente da ilha de Santa Lúcia, no Caribe. “Essas descobertas discrepantes mostram que o aumento da expectativa de vida pode ser uma oportunidade ou uma ameaça ao bem-estar geral das populações, dependendo dos problemas de saúde relacionados ao envelhecimento que a população vivencia, independentemente da idade cronológica”, disse em comunicado a principal autora do estudo, Angela Y. Chang, pesquisadora da Universidade de Washington. “Problemas de saúde relacionados à idade podem levar à aposentadoria antecipada, uma força de trabalho menor e maiores gastos com a saúde. Os líderes do governo e outras partes interessadas que influenciam os sistemas de saúde precisam considerar quando as pessoas começam a sofrer os efeitos negativos do envelhecimento.” Enquanto as métricas tradicionais de envelhecimento examinam o aumento da longevidade, este estudo explora a idade cronológica e o ritmo em que o envelhecimento contribui para a deterioração da saúde. A partir de dados da pesquisa Global Burden of Disease , os pesquisadores mediram a “carga de doenças relacionadas à idade”, agregando todos os anos de vida ajustados por incapacidade, uma medida de perda de vida saudável, relacionada as 92 doenças. As informações são de 1990 a 2017. Usando a média global de pessoas de 65 anos como um grupo de referência, os cientistas também estimaram as idades em que a população em cada país experimentou problemas de saúde. Países com a idade equivalente mais alta em relação à média global de 65 anos Japão: 76.1 anos Suíça: 76.1 França: 76.0 Singapura: 76.0 Kuwait: 75.3 Coreia do Sul: 75.1 Espanha: 75.1 Itália: 74.8 Porto Rico: 74.6 Peru: 74.3 Países com a idade equivalente mais baixa em relação à média global Papua Nova Guiné: 45.6 years Ilhas Marshall: 51.0 Afeganistão: 51.6 Vanuatu: 52.2 Ilhas Salomão: 53.4 República Centro-Africana: 53.6 Lesoto: 53.6 Kiribati: 54.2 Guiné-Bissau: 54.5 Estados Federados da Micronésia: 55.0

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais