Para Inspirar
A doutrina filosófica, também conhecida como “ciência espiritual”, é a prova de que a ciência e a fé podem caminhar juntas
19 de Novembro de 2020
A antroposofia foi criada no início do século XX pelo filósofo, educador, artista e esoterista austríaco Rudolf Steiner - também fundador da pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da euritmia. Há até mesmo um Instituto dedicado à disseminar suas mensagens e ensinamentos.
Segundo a Sociedade Antroposófica do Brasil , ela pode “pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.”
Justamente por ser tão ampla é que ela pode ser aplicada em diversas frentes, como educação, agricultura, arquitetura e até na medicina. A palavra vem do grego e significa “conhecimento humano”, e é feita de conceitos que dizem respeito à capacidade do ser humano moderno de pensar e compreender o mundo.
Essa busca pela verdade permeia entre a fé e a ciência, mas define basicamente que a realidade é essencialmente espiritual: ajuda-se o indivíduo a superar o mundo material para então entender o mundo espiritual. Esse entendimento é de suma importância pois, segundo a Antroposofia, há um tipo de percepção independente, não atrelado ao seu corpo, que foge do nosso entendimento físico.
Para Steiner, o simples fato de termos consciência do nosso pensar - pois sabemos quando estamos pensando - já demonstra que temos acesso à um outro tipo de consciência, incapaz de ser “rastreada” de maneira física. Em um exame, por exemplo, você consegue atestar movimentações cerebrais durante o processo do pensamento, mas não consegue capturá-lo em si.
Em seus escritos, o filósofo definiu a corrente de pensamento como "um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo." Portanto, quem está disposto a mergulhar nessa linha, deve saber que seu objetivo principal é “tornar-se ‘mais humano’, ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações; ou seja, tornar-se um ser ‘espiritualmente livre’.”
É fato que o estudioso deixou um grande legado para as diferentes áreas citadas no começo dessa matéria, uma vez que os conceitos dessa filosofia podem ser aplicados de diferentes maneiras. Sua obra toda publicada conta com mais de 350 livros, alguns escritos, e outros frutos de suas mais de 6.000 palestras.
Ele chegou até mesmo a ser presidente da Sociedade Teosófica da Alemanha, corrente que “busca o conhecimento da divindade para alcançar a elevação espiritual”. Mas rompeu com o grupo por considerar que os mesmos não tratavam o Cristianismo e a própria figura do Jesus Cristo com a importância que lhe competiam.
Uma das grandes expectativas da Antroposofia é que haja uma renovação das pesquisas científicas, ainda assumindo o antropocentrismo (homem no centro de tudo), mas admitindo também a interferência da natureza. Trazer essa espécie de sensibilidade para os estudos mais complexos pode ser muito vantajoso para a ampliação de teorias, sobretudo na produção de novos medicamentos.
E pode-se dizer que isso já está sendo feito. A medicina antroposófica, por exemplo, tem ganhado cada vez mais terreno e adeptos, e consequentemente estudos voltam-se para ela. Dentro das práticas dessa medicina, estão incluídos processos terapêuticos como massagens, exercícios, acompanhamento psicológico e alguns medicamentos mais naturais.
A existência dessa corrente aplicada às práticas medicinais geram controvérsias e polêmicas, pois não há nenhum estudo científico que comprove sua eficácia, somente testemunhos de pacientes e algumas análises clínicas. O indicado é que as técnicas antroposóficas sejam complementares à outros tratamentos. Você confere no vídeo a seguir, feito pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, a explicação do médico Bernardo Kaliks sobre um pouco mais desse universo.
Por fim, os antroposóficos insistem que a corrente não é misticismo, ou seja, “baseado em sentimentos e em visões imagéticas sem que sejam acompanhados de um pensamento cognitivo”, mas sim, “fruto de observações permeadas por um pensamento consciente, e é transmitida sob forma de conceitos”.
Ele também não se denomina como religião, não emprega práticas do mediunismo e não possui caráter secreto. A Antroposofia dispensa o que chamam de moralismo, renega a Teosofia (explicada anteriormente) e não pretende ser uma sociedade fechada, mas sim, uma expansão de conhecimento para todos. E você, acredita que fé e ciência podem andar juntos?
Para Inspirar
O quinto episódio da décima terceira temporada do Podcast Plenae é com Claude e Batista, representando o pilar Relações!
15 de Outubro de 2023
Leia a transcrição completa do episódio abaixo:
[trilha sonora]
Batista:
Quando a gente começou, lá nos anos 80, era só nós dois na cozinha.
Geyze Diniz: Ambos tiveram seus primeiros contatos com a culinária através da vivência com suas avós, um em Roanne na França e outro em Gurinhém na Paraíba. E por coincidência do destino, se encontraram no Rio de Janeiro. Há mais de 40 anos Claude e Batista constroem uma relação de amizade e parceria. Eu sou Geyze Diniz e esse é o podcast Plenae. Ouça e reconecte-se.
[trilha sonora]
[trilha sonora]
Batista: Quando eu tinha uns 9 anos, meu avô
começou a me chamar pra ajudar ele na roça. Ele me pegava em casa umas 4h30 da
madrugada e eu trabalhava até meio-dia. Depois eu ia pra escola.
[trilha sonora]
Peguei o telefone e liguei para meu pai,
falei: "Pai, eu decidi ficar no Brasil. Ele respondeu: "Ah é, meu
filho, então se vira". Ele não apoiou minha decisão então eu tive que me
virar e decidi abrir o meu primeiro restaurante. Eu vendi os bens que tinha
naquele momento, que eram poucos. Aluguei um espaço de 30 metros quadrados no
Leblon, coloquei seis mesas e 18 banquinhos. O restaurante recebeu o nome da
minha cidade: Roanne.
Claude: Duas vezes por semana, o Batista ia
comigo comprar peixe no mercado de Niterói. Depois do serviço, todo mundo ia
pra casa bem de madrugada. Mas eu e o Batista ficava lá no restaurante, porque
tinha de estar lá em Niterói pelas 5 da manhã. A gente compara o peixe, tomava
um café, comia um sorvete, voltava e sempre na subida da ponte ponte
Rio-Niterói a minha "fiorina" velha, que o Batista chamava de carro
dos Flintstones, quebrava. Eu falava: "Batista, sai do carro! Empurra
aí!". E o Batista empurrava suando, e eu tentando ligar aquele carro. A
gente chegava no restaurante lá 8, 8 e meia da manhã. Deixava o peixe e naquele
momento a gente tinha um tempinho para ir para casa e dormir um pouco, porque
às 4 e meia da tarde a gente tava lá de novo no restaurante, pra começar o
turno da noite. Nossa amizade começou assim, no trabalho duro.
[trilha sonora]
[trilha sonora]
Batista: Eu que preparava os ingredientes pras
receitas e arrumava as bancadas nos dias de gravação. Mas eu sempre esquecia de
alguma coisa. O Claude tava gravando e, na hora de pegar a cebola, aí não tava
lá. Aí ele gritava: “BATIIIIIIISTAAAAAA!!! Cadê a cebola?!” Aí a gravação
parava ou a edição cortava depois.
Claude:
Só que, numa
temporada do Menu Confiança, o diretor decidiu deixar a cena. E o resultado foi
que a audiência subiu. A cena em que o Batista entrava meio atrapalhado virou
uma marca registrada do programa. Ele começou a aparecer mais e mais. Acabou
que ele virou apresentador junto comigo. Mais tarde vieram os reality shows The
Taste Brasil e Mestre do Sabor.
Batista: Por causa da televisão, eu viajei pra
fora do Brasil pela primeira vez. A gente passou 10 dias em Nova York pra
gravar e eu fiquei impressionado com a beleza da cidade. Na Times Square, tinha
uns telões lindos, passando várias coisas. Uma hora, mostraram eu e o Claude.
Era uma ação de publicidade. Quando eu vi, eu chorei muito. Veio toda a
lembrança das minhas origens.
Outra temporada especial pra mim foi
quando nós gravamos um especial de Natal com a minha família, na Paraíba. Eu
levei o Claude pro forró e almoçamos na casa dos meus parentes. Foi uma festa.
[trilha sonora]
Claude:
Já são 41 anos
de convívio. Hoje, somos irmãos, temos muitas histórias para contar, porque a
gente passou por muita coisa junto. É isso que constrói uma história, é isso
que constrói a confiança e uma amizade, assim, sólida como a nossa. O Batista é,
acima de tudo, o meu grande amigo, meu grande parceiro. Como ele diz, “nosso
sangue bateu, hein chef?” desde o início. E isso não tem preço, mas tem um
valor incalculável.
[trilha sonora]
Geyze Diniz: Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos
conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.
[trilha sonora]
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