Para Inspirar

Meia hora de exercício por dia pode evitar câncer

Seguir aquela recomendação básica de se exercitar por pelo menos meia hora por dia durante cinco dias na semana poderia prevenir pelo menos 2.250 casos de câncer de mama e de cólon no país.

13 de Agosto de 2018


Seguir aquela recomendação básica de se exercitar por pelo menos meia hora por dia durante cinco dias na semana poderia prevenir pelo menos 2.250 casos de câncer de mama e de cólon no País. Se a atividade física fosse feita no nível que provavelmente o ser humano tinha quando vivia em sociedades caçadoras e coletoras, com cerca de 5 horas de exercícios diários, o potencial de prevenção poderia ser de até 10 mil casos. As contas, feitas por um grupo de pesquisadores das Universidades de São Paulo (USP), Federal de Pelotas, de Cambridge (Reino Unido), de Queensland (Austrália) e Harvard, foram publicadas em agosto/18 na revista científica Cancer Epidemiology. A ideia foi cruzar o conhecimento consistente que já existia de outros estudos científicos – que mostram os benefícios da atividade física na proteção contra esses dois tipos de cânceres –, com a incidência dessas doenças no Brasil e com a taxa de exercícios praticados pelos brasileiros. Cenário. “A literatura científica já traz um bom entendimento sobre os benefícios, mas não sabíamos ainda o impacto que isso teria no Brasil”, afirma Leandro Rezende, doutorando em Epidemiologia na Faculdade de Medicina da USP e primeiro autor de artigo. “A ideia foi comparar a carga de câncer atual registrada no Brasil com a que seria observada se a população tivesse um nível de atividade física ideal para a prevenção do câncer.” Esse ideal, porém, admite o próprio pesquisador, é um número que assusta. Seriam necessárias 5 horas de atividade física diária para alcançar o máximo possível de prevenção – ou os 10 mil casos a menos, o que corresponde a 2,4% do total de registros de câncer hoje no País. “Falamos isso dentro de um cenário teórico ideal. O objetivo da pesquisa não é dizer que tem de fazer isso, ainda mais considerando a vida de escritório nas cidades. A PNS mesmo mostrou que só cerca de 6% da população atinge isso hoje. É o que faz quem trabalha com atividades ocupacionais e caminha o dia inteiro, por exemplo, ou alguns atletas”, diz. Queda. Em outra maneira de apresentar os dados, é possível dizer que 12% dos casos de câncer de mama pós-menopausa e 19% dos de câncer de cólon são atribuíveis à falta de atividade física no País. Com os 150 minutos de exercício por semana recomendados pela OMS, seria possível prevenir 1,3% dos registros de câncer de mama e 6% dos de cólon. À medida em que se aumenta a atividade física, os casos vão caindo mais. Leia o artigo completo aqui. Fonte: Giovana Girardi, O Estado de S. Paulo Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


A mão invisível dos professores

O sinal acaba de tocar em todos os corações daqueles jovens que veem nesse som a oportunidade de saírem correndo sem olhar para trás

15 de Outubro de 2024


O sinal acaba de tocar em todos os corações daqueles jovens que veem nesse som a oportunidade de saírem correndo sem olhar para trás, buscando com fúria nos corredores do colégio a liberdade que não vê os muros do portão e ignora todos os anos que ainda correrão pela frente.

A vida, quando se é adolescente, é urgente, é inédita, escorre pelos dedos e ainda assim, parece nunca se esgotar. É tudo pra ontem, o hoje não existe e o amanhã é terra prometida e cheia de mistérios. Nesse cenário, há o destaque de uma figura que chama fez parte de todas as trajetórias, independente de qual tenha sido ela: o mestre.

Ninguém chegou até aqui, nas linhas dessa crônica, sem ter passado por um professor. Não há um único semelhante que não tenha testemunhado mudanças em sua própria vida à luz de uma aula. / É impossível não ter conhecido aquele que usa sua própria voz para fortalecer o ensinamento por meio da oralidade, método quase tão antigo quanto a própria humanidade.

Não há quem não saiba do que se trata a profissão mais nobre de todas - e não é exagero colocá-la no topo, já que para desempenhar qualquer função no mundo, foi preciso estar diante dessa figura que dedicou os seus esforços a tornar o outro mais completo e preparado.

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", escreveu Cora Coralina. Mas é preciso ir além: mais do que feliz, aquele que transfere é o detentor de uma nobreza imensurável por ter como missão de vida enriquecer outra mente humana, construindo pontes, dia após dia, e sendo a mão invisível sempre estendida ao nosso lado, por toda a nossa trajetória. Feliz dia dos professores!

A mão invisível dos professores A mão invisível dos professores A mão invisível dos professores A mão invisível dos professores

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais