Os caminhos paternos

Em uma viagem particularmente turbulenta, em um avião particularmente cheio

13 de Agosto de 2023


Em uma viagem particularmente turbulenta, em um avião particularmente cheio, havia um pai que não soltou a mão de sua filha por toda a uma hora e quarenta e cinco de trajeto. Observei-os por toda a viagem e foram muitos os assuntos conversados, a fim de distraí-la de um pequeno caos que parecia querer se instaurar. 

"Estamos indo em direção ao sol", disse ele quase que poeticamente, enquanto explicava a função das asas, o mecanismo dos motores, a quantos metros de altitude estávamos e qual o efeito das nem tão inocentes nuvens. Vez ou outra, escapava uma risada, mas o tom era calmo e professoral na maior parte do tempo. 

Pouco a pouco, a menina foi acalmando, assim como a chuva que causava o tumulto e que ficou abaixo das nuvens. Ali onde estávamos, havia um sol que começava a se despedir e um silêncio quase completo em toda a aeronave, não fosse a voz desse pai. Baixinho, ele não desistia de falar o que quer que fosse, só pra que a menina não esquecesse que ele estava ali.

Pensei: é impossível generalizar o papel paterno. Cada um o exerce à sua maneira, pois são infinitas e lindas as possibilidades. Mas, se fosse preciso definir um pai em uma só linha de raciocínio, seria essa: ainda que também esteja com medo da turbulência, ele não solta a mão de sua cria por todo o voo enquanto busca explicações que amenizem a dureza da realidade. E essa é, enfim, a sua linguagem de amor. 

Por um mundo onde o afeto seja universal e que todos os homens possam experimentar, ao menos uma vez, o contato com suas emoções mais profundas sem temê-las. E não há caminho mais bonito para isso se não o da paternidade. Feliz dia dos pais!

Os caminhos paternos Os caminhos paternos Os caminhos paternos Os caminhos paternos

Compartilhar:


Para Inspirar

Quem envelhece mais rápido: o homem ou a mulher?

O envelhecimento está relacionado a um declínio no metabolismo geral, incluindo no cérebro.

12 de Fevereiro de 2019


Estudos já revelaram diferenças nos cérebros de homens e mulheres. Agora, uma pesquisa publicada no periódico PNAS investigou as particularidades no envelhecimento do órgão de acordo com o gênero da pessoa. O envelhecimento está relacionado a um declínio no metabolismo geral, incluindo no cérebro. No estudo, os pesquisadores usaram imagens de tomografia por emissão de pósitrons (PET) para analisar o metabolismo nos cérebros de mais de 200 homens e mulheres saudáveis ​​entre 20 e 82 anos de idade. Os cientistas recorreram ao auxílio de machine learning (aprendizagem de máquina, em português) para prever a idade metabólica do cérebro. A máquina acertou a idade cronológica dos participantes com alta precisão. Curiosamente, no entanto, houve diferença na comparação da idade metabólica dos cérebros de homens e mulheres. A máquina previu que os órgãos delas eram, em média, quatro anos mais jovens que os deles. Por exemplo, uma mulher de 70 anos tinha o metabolismo cerebral equivalente ao de um homem de 66 anos. Os cientistas concluíram que o cérebro feminino é, ao longo da vida adulta, mais jovem que o dos homens. O que isso significa em termos de habilidades à medida que envelhecemos? Quanto mais jovem for um cérebro, mais resiliente ele será ao envelhecimento. Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais