Você tem conseguido se comunicar? Apesar de estarmos constantemente interagindo com os demais, usando a linguagem verbal e corporal para nos expressar, não é raro ter a sensação de que não estamos sendo compreendidos.
16 de Setembro de 2022
Para Inspirar
Na sexta temporada do Podcast Plenae, Daniel Alves conta como sua persistência e paixão pela competição o levaram longe.
3 de Outubro de 2021
Leia a transcrição completa do episódio abaixo:
[trilha sonora]
Geyze Diniz: O jogador Daniel Alves é o atleta com mais títulos na história do futebol e já levantou mais de 42 troféus. Mas, o que poucos sabem é que desde a infância ele aprendeu a jogar muito cedo foi com as adversidades. Seus trunfos não são força física e habilidade, mas sim a dedicação e a vontade de vencer. Desde a infância pobre no interior da Bahia aos campos europeus, Daniel mostra como sua disciplina e foco foram peças chaves para competir com os torneios que a vida lhe proporcionou nesses 38 anos de vida.
Conheça a garra e foco de Dani Alves. Ouça no final do episódio as reflexões da psicanalista Vera Iaconelli para lhe ajudar a se conectar com a história e com o momento presente. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast Plenae. Ouça e reconecte-se.
[trilha sonora]
[trilha sonora]
[trilha sonora]
[trilha sonora]
Se eu ainda performo bem aos 38 anos, é porque a minha busca pela longevidade e pela vitória é insaciável. Com o meu exemplo, eu quero inspirar atletas e também gente de outras áreas. Quero que as pessoas entendam que idade não é prazo de validade. E vou te falar mais: ninguém tem o direito de nos rotular. Cada um deve pegar a batuta e ser diretor da própria orquestra.
[trilha sonora]
Vera Iaconelli: O relato do Daniel Alves é extremamente inspirador porque ele nos mostra como um sujeito pode usar a sua competitividade a seu favor como uma forma de auto superação. Daniel tem uma origem humilde de muita vulnerabilidade social e pobreza, mas também com um forte apelo do núcleo familiar. Ali na família, na figura dos pais é determinante o esteio e a fonte de inspiração.
Seu pai, ele mesmo jogador, acaba servindo de espelho pro filho, motivo de orgulho pro jovem que faz questão de compartilhar suas conquistas num gesto de gratidão e reconhecimento pelo investimento dos pais no sonho do filho. O Daniel nos ensina que mesmo diante de grande adversidade, a identificação com um adulto que sirva de exemplo, a competição usada como auto superação, o orgulho da sua origem, ainda que muito humilde, a gratidão e a capacidade de sonhar serviram de alento nos momentos mais difíceis e de motor nos momentos de alegria.
[trilha sonora]
Geyze Diniz: Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.
[trilha sonora]