Parada obrigatória

A intensidade de outubro

O que foi falado no Plenae em outubro

31 de Outubro de 2022


Final de um mês especialmente agitado no Brasil, com eleições a todo vapor. Em busca de conteúdos que fugissem um pouco do tema e trouxessem a calmaria e o equilíbrio mental nesses tempos tempestuosos. Foi isso que buscamos nesse último ciclo de 30 dias, com muitos outros assuntos bombando por aqui!

No final do mês, aquela notícia que sempre gostamos de dar: mais uma temporada do Podcast Plenae que entra no ar! Dessa vez, a décima, com participantes reais como eu e você, que foram escolhidos em um longo e criterioso processo aberto ao público ao longo de agosto, e que agora dividem suas histórias inspiradoras com a gente. 

Dicas, quotes, comece hoje, vale o mergulho: qual das opções você vai levar para casa hoje? Confira o que rolou por aqui!
Outubro rosa
Pensando na campanha que busca trazer conscientização para o câncer de mama, entrevistamos um especialista no assunto e escrevemos de forma profunda sobre o tema. Também mudamos toda a nossa comunicação para a cor rosa, tanto no site quanto nas mídias sociais.
Chegando longe e com saúde <3
Outubro é o mês da longevidade! Dedicamos a primeira semana do mês ao tema da longevidade, objeto de fascínio do Plenae desde o nascimento do portal. Para isso, falamos sobre como a tecnologia pode ser poderosa aliada nessa fase da vida, demos caminhos de como manter sua mente ativa, trouxemos uma quote temática e, claro, dicas de Abilio Diniz, o longevo mais exemplar do Brasil. 
Não mente pra mim!
Para celebrar o dia dos nossos pequenos, entrevistamos uma psicóloga para entender o que é a honestidade no começo da vida e como ensiná-las aos nossos filhos. #Spoiler: ser parceiro e praticar a escuta ativa e acolhedora é sempre o melhor caminho.
Como uma onda no mar…
Falamos algumas vezes por aqui sobre o benefício do contato com a natureza para sua saúde mental e física. Mas, geralmente, o foco é no campo. Dessa vez, colocamos nossos biquínis e fomos entender quais são os benefícios que o mar pode trazer!
Sua pele fala
Você já ouviu falar em psicodermatologia? Essa área da psicologia é dedicada aos estudos de como suas emoções podem afetar sua pele. E acredite: são vários os males dermatológicos que podem ter fundo emocional. Você está atento? Entenda mais sobre o tema. 
Dicas valiosas
É possível ser feliz no seu dia a dia? Entrevistamos o idealizador do Congresso Internacional da Felicidades, Gustavo Arns, e trouxemos dicas para você! Outras dicas também são exercícios propostos por especialistas de Harvard para melhorar essa que é a dor mais comum entre os brasileiros: a dor nas costas. Se jogue!
Em novembro, esteja mais uma vez com a gente, preparando-se para se despedir de 2022 e conhecendo histórias ainda mais inspiradoras na décima temporada do Podcast Plenae. Mergulhe no mundo Plenae!

Compartilhar:


Parada obrigatória

Imersões, inspirações, testes e autoestima

O que foi falado no Plenae em abril

30 de Abril de 2021


Dando continuidade ao podcast, que teve início ainda em março e já comemora sua quarta temporada, pudemos conhecer mais narrativas potentes e emocionantes. Duda Schietti, comandando o pilar Mente, contou sobre o seu AVC precoce e como suas sequelas marcaram um novo momento em sua trajetória de autoestima.

Inspirados por sua história, fomos investigar: o que vemos no espelho é realmente a realidade? Para muitas pessoas, não. Ao se deparar com sua própria imagem, se demoram em detalhes ínfimos ou até mesmo imaginados e tornam-se obsessivos. 

Esses indivíduos podem estar sofrendo do
 Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), também conhecido como a Síndrome da Feiúra Imaginária, que já afeta 2% da população brasileira, homens e mulheres, e precisa da ajuda de psiquiatras e psicólogos para ser vencida.
E falando em corpo, o representante deste pilar Plenae no podcast foi nada mais, nada menos, que o maestro João Carlos Martins. Pianista obsessivo, ele também foi acometido por diferentes mazelas ao longo da vida, que tentaram - sem sucesso! - detê-lo em seu ofício. João Carlos fez das dificuldades obstáculos a serem vencidos e deu a volta por cima sem ter que abandonar a música, sua principal paixão. 

Mais do que somente amar a música, o maestro permeia entre ela com muita facilidade e destreza. Dom? Habilidade? Milagre? Mais do que isso: João Carlos possui a chamada inteligência musical, uma das outras oito possíveis segundo o psicólogo e educador Howard Gardner. 

E quais seriam elas? Lógico-matemática, linguística, espacial, corporal-cinestésica, naturalista, interpessoal, intrapessoal e existencial. Essa teoria virou pauta por aqui e nos levou a provocar nossos seguidores: sabendo que cada um de nós pode possuir uma primária e outras secundárias, quais seriam as suas?

Se tivéssemos que chutar qual seria a do empresário Geraldo Rufino, personagem do penúltimo episódio dessa temporada do podcast, arriscaríamos a intrapessoal. Isso porque essa inteligência é a responsável por fazer com que o sujeito consiga “ler” o outro com exatidão, decifrar seus sentimentos e se relacionar com facilidade.

O representante do pilar Propósito nos conta que, apesar da sua difícil infância, ele conseguiu crescer não só pelo seu talento e força de vontade, mas pela habilidade em criar conexões verdadeiras e inspirar pessoas, na vida e no trabalho. E é fato que esse meio exerce influência em quem somos. Reunimos diferentes especialistas e estudos em uma matéria especial sobre qual a influência do ambiente onde vivemos em nossa vida, personalidade e até nossa longevidade.

Mas, infelizmente, nem todas as pessoas podem usufruir de uma boa influência, porque seus meios não são positivos. É o caso dos imigrantes ilegais, que diariamente atravessam fronteiras e se colocam em risco buscando uma vida melhor.

Esse drama é o que movimentou mãe e filha, Kety e Gabi, a se envolverem com trabalhos voluntários que possam melhorar a vida dessas pessoas. Foi da necessidade de monetizar essa atividade que nasceu o Flores para os Refugiados, ateliê criado por elas e tema do último episódio, representando o pilar Contexto.

Não poderíamos encerrar o mês e essa temporada mais tocados e inspirados a fazer o bem ao próximo. Pensando na força que esse sentimento exerceu em nós, fomos investigar o que a ciência tem a dizer sobre o trabalho voluntário. A resposta foi a que desconfiávamos: é bom para o mundo e para quem faz também! 

No mês de abril, você também conferiu o primeiro Plenae (a)prova, a nossa nova editoria que busca testar métodos propostos por grandes best-sellers e ver se eles funcionam na prática. Testamos o Milagre da Manhã, de Hal Erold, e o resultado e diário de bordo você confere no nosso site. 

Em maio, alerta #spoiler: testaremos o livro Chega de Açúcar, de Sarah Wilson. Para te ajudar a se engajar nesse desafio, contamos com um parceiro que vai oferecer os melhores produtos: a Urban Remedy,  que tem como missão ajudar as pessoas a se alimentarem com saúde, prazer e praticidade, mesmo na correria da vida urbana. 

Lá, você encontrará um carrinho de compras com deliciosas opções sem açúcar para você não passar vontade. E por ser assinante da nossa newsletter, você ainda ganha R$50,00 de descontos em compras usando o cupom PLENAECHEGADEACUCAR. Não deixe de aproveitar!

Por fim, encerramos nossa newsletter parabenizando a aniversariante do mês Geyze Diniz!  É ela que está por trás do Plenae, nos guiando com a sua sabedoria, paciência, garra, persistência e carinho, desde o início de nossa história, até os dias de hoje. E não pretendemos parar por aqui.

Nos vemos mês que vem com mais inspiração para fazer dos nossos dias cada dia melhor!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais