Entrevista com
Estilista
24 de Junho de 2019
A estilista Helena Schargel decidiu parar de trabalhar aos 78 anos, depois de dar expediente na mesma empresa por 45 anos. Ficar sem fazer nada, no entanto, não é com ela. Schargel reinventou-se como estilista e modelo de uma linha de lingerie para mulheres com mais de 60 anos. Para ela, trata-se muito mais do que uma coleção de moda. "Meu propósito é tirar mulheres da invisibilidade", afirma.
Por que a senhora decidiu voltar a trabalhar aos 79 anos? Eu parei de trabalhar aos 78 anos, depois de me dedicar por 45 anos à mesma empresa. O dono da companhia sugeriu que eu continuasse, nem que fosse por meio período. Eu não quis. Precisava de outra coisa, não sabia o quê. Eu nunca tinha descansado por 30 dias seguidos, então decidi tirar um ano sabático. Participei de cursos e um monte de coisas, mas nada me dava tesão. Eu sou movida a tesão. O ano sabático foi um ano morno.
De onde veio a ideia da coleção de lingerie? Participei de uma reunião para pessoas com mais de 50 anos e, lá, alguém falou a palavra mágica “projeto”. Aquilo despertou algo em mim. Quando me perguntaram se eu tinha um projeto, respondi que sim, embora não tivesse. Me questionaram qual era, e respondi: lingerie 60+. Foi algo que saiu espontaneamente. No fim do evento, a mulherada me perguntou onde comprar as peças. Aí tive certeza de que aquele era o meu projeto. Passei a noite em claro, desenhando a coleção na cabeça. Na manhã seguinte liguei para minha amiga Myrian Recco, uma das maiores fabricantes de lingerie do Brasil, e ofereci a ideia. Ela topou.
O que a senhora considerou ao criar essas peças? As lingeries tinham de ser confortáveis, práticas e modernas. Apesar de eu amar preto e branco, deviam ter cor, para mostrar que mulher com mais de 60 anos não precisa usar só bege. Qual o problema de vestir um sutiã vermelho ou verde?
Por que a senhora fez questão de ser a garota propaganda da lingerie? Essa coleção é muito mais do que uma coleção. Ela carrega um grande propósito de tirar mulheres da invisibilidade. Eu sabia que, pela minha força e idade, eu passaria essa mensagem como modelo do catálogo.
O que a senhora chama de invisibilidade? Na geração da minha mãe, as mulheres se tornavam invisíveis a partir dos 50, 60 anos. Depois de criar os filhos, minha mãe achava que não precisava fazer mais nada. Foi assim também com as minhas dez tias. A minha geração está vivendo mais. Mas, só porque envelheci, a vida acabou? Vou puxar a cadeira, ver televisão, fazer crochê, ir ao cinema e mais nada? Eu não vejo assim. Posso investir nos meus sonhos e começar novos projetos em qualquer idade.
Por que escolheu lingerie como sua empreitada? Tecidos de lingerie já eram um caminho conhecido para mim. Além disso, lá no fundinho eu sabia que a lingerie chocaria as pessoas. Eu queria passar essa mensagem de inspiração para outras mulheres: se aquela filha da mãe com quase 80 anos pode, eu também posso. Eu faço muitas palestras agora, para 80, 100, 150 pessoas. Se quatro ou cinco delas saírem da invisibilidade, para mim já é uma vitória.
No TEDx, a senhora disse que se sente com 50 e poucos anos. O que isso quer dizer? Há muito tempo, descobri que não tenho mais 33 anos. Quando as pessoas me perguntavam a minha idade, eu me perdia. E não porque eu queria esconder nada. Eu tenho prazer de falar a minha idade. Mas na cabeça estacionei por muito tempo nos 33 anos.
A senhora parece muito satisfeita com o seu corpo. Sempre foi assim? Sempre. Quando meus filhos eram crianças, eu usava um biquíni de crochê que eu mesma fiz, bem pequeno, no clube. As pessoas falavam: está maluca? Mas eu nunca me importei com a opinião alheia. Eu até chocava os outros, mas não intencionalmente. Para mim era natural. https://youtu.be/nmyKSyRc1gw
O Plenae Apresenta a história da escritora Ruth Manus, que experimentou o amor de madrasta antes do amor de mãe
5 de Agosto de 2024
No segundo
episódio da décima sexta temporada do Podcast Plenae, conhecemos a história da
advogada Ruth Manus e sua enteada, Francisca. Representando o pilar Relações,
navegamos pelos mares complexos e bonitos de uma família e suas várias maneiras
de se manifestar. Afinal, não há e nunca houve um único modelo tradicional de sermos
parentes.
“Ser madrasta nunca esteve nos meus planos. Só que a vida é
assim mesmo, cheia de curvas que nos levam a lugares inesperados. E uma dessas
curvas me levou até a Francisca. Eu tinha 25 anos quando a conheci. Ela tinha
3. O nosso encontro foi em Lisboa, onde ela mora e para onde eu me mudei quando
me casei com o pai dela”, relembra a escritora.
“Eu me preparei para o primeiro encontro com a Francisca. Eu
lembro que fui fazer compras com umas amigas e falei: ‘Quero parecer o avesso
da madrasta que os contos de fadas fazem o desfavor de construir’. Eu me vesti
de cor-de-rosa. Na minha bolsa, tinha bala de ursinho e Kinder Ovo, como se
fossem meus. Eu criei um personagem para que ela me visse como alguém próxima,
agradável e confiável”.
Mas, esse contato inicial não foi um mar de rosas. A então
criança era desconfiada, intensa e seletiva – características que hoje Ruth
enxerga como suas principais virtudes, mas que dificultaram esse momento que
era inédito para ambas: ninguém ali nunca havia sido nem madrasta, nem enteada.
Ao longo de sete anos, as duas construíram uma relação tão
sólida que não ousou acabar com o divórcio de Ruth e o pai de Francisca. Isso
se deve ao amor genuíno que ambas sentiram e quiseram alimentar, e não por uma
espécie de heroísmo que a escritora rejeita.
“Quando eu conto para as pessoas que eu converso com a
Francisca todos os dias e vejo ela nas férias, só faltam estender um tapete
vermelho para mim. Do tipo: “Ai, que pessoa incrível!”. Isso me incomoda
demais! Eu sou adulta. Eu fiquei sete anos na vida dela. Seria uma surpresa se
eu tivesse abandonado emocionalmente essa criança. Eu não mereço palmas porque
eu permaneci. A gente precisa problematizar o abandono, e não aplaudir quem faz
o mínimo”, pontua.
Em seu retorno para o Brasil, Ruth já via com mais clareza
aquilo que almejava para o seu futuro. Queria se casar, queria ter filhos e,
quando conheceu Agustin, seu atual marido, não pestanejou ao dizer suas
vontades. O que ela não esperava era ser madrasta novamente, dessa vez de
Caetano.
O encontro de ambos se deu de forma mais tranquila, porque
dessa vez, não era inédito para as duas partes e vinha com muito mais
conhecimento de causa. “Foi mais suave também a minha relação com a mãe do meu
enteado. Eu mudei muito nos últimos anos estudando o feminismo. Quando eu
conheci a Francisca, eu caí um pouco na cilada da competição, de querer ser
mais legal que a mãe dela. Depois do divórcio, a mãe da Francisca virou minha
amigona. Hoje, eu quero que o Caetano tenha a melhor mãe possível e quero a melhor
madrasta possível”, diz.
Depois de todas essas experiências como madrasta, veio então
a maternidade que ela tanto almejou, mas que também foi recheada de
descobertas. “Ser mãe me fez entender quem quer ter 11 filhos. Mas me fez
entender também quem não quer ter nenhum. Eu acho que eu nunca vou ser a mãe
que vai ficar evangelizando mulheres para ter filhos, porque a minha vida hoje
é muito legal. Mas a minha vida sem filho era muito legal também. Era muito bom
ser a única protagonista da vida. Mas é muito bom dividir esse protagonismo com
alguém, tudo tem dois lados”, pontua.
Para ela, sua família não é apenas ela, seu filho biológico e
seu marido. O conceito familiar de Ruth é muito mais complexo, profundo e, por
que não, bonito. “A minha família hoje eu considero que são dois filhos que não
são meus, de dois homens diferentes, que têm suas mães, o meu marido e o meu
filho biológico. Os meus momentos mais felizes são com eles. Às vezes só eu e o
Joca. Às vezes eu e ele, o Agustin e o Caetano. Às vezes com a Francisca. São
os momentos que mais me enchem os olhos. São níveis de alegria que eu não
conhecia”, conclui.
O resto da história você descobre ouvindo o segundo episódio
completo da décima sexta temporada do Podcast Plenae. Aperte o play e
inspire-se!
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