Parada obrigatória

Despedidas, bate-papos e muuuuitas dicas

O que rolou no Plenae em outubro!

28 de Outubro de 2021


Começamos o mês de outubro nos preparando para, na realidade, nos despedir. Isso porque mais uma temporada do Podcast Plenae começa a ir embora já deixando saudades das histórias que contamos nela. 

Para celebrar nosso penúltimo convidado, o monge Satyanatha, representante do pilar Espírito, trouxemos dicas de como aplicar o estoicismo na sua vida. A corrente filosófica que fez muito sucesso há tantos anos atrás, voltou a cair no gosto popular e ser evocada recentemente. 

Segundo os estóicos, se você quer viver uma vida feliz, deve manter a calma diante das adversidades. O segredo mora no nosso julgamento: devemos observar a situação em que estamos e perceber aquilo que podemos ou não controlar. O que dominamos são nossas ações, mas aquilo que não depende de nós, devemos aceitar de forma serena. Outros ensinamentos você encontra na nossa matéria
É justamente esse gosto que o faz ser, aos 38 anos - idade tida como avançada para a profissão - um dos principais atletas do país. Mas há também um treinamento de elite envolvido que faz com que seu corpo ainda aguente o tranco. E afinal, qual é a diferença entre esse corpo e o de um sedentário? É o que contamos na última matéria relacionada do mês!

Após a nossa despedida, voltamos à programação normal dos nossos conteúdos, já trazendo um bem especial no Dia das Crianças: como ajudar o seu filho a tomar melhores decisões? Entrevistamos uma especialista no assunto que trouxe dicas valiosas para os papais e mamães que estão em busca de estreitar ainda mais os laços com os seus pequenos. 

 
Na sequência, publicamos um Plenae Entrevista muito especial! Thiago Godoy, head de educação financeira na XP Inc conversou com a gente sobre o que é prosperidade e o que devemos fazer para atingi-la. Ao lado de Abilio e Geyze Diniz e Alexandre Kalache, Thiago é também um dos professores do curso “Os sete segredos da prosperidade”, desenvolvido pelo Plenae em parceria com a XP Investimentos e disponível neste link

Não podíamos deixar de celebrar o mês da longevidade. Por isso, fizemos uma newsletter temática só sobre o tema, que você acessa aqui. Também conversamos com um dos principais nomes sobre o assunto no Brasil, o engenheiro civil e PHD em Gestão de Saúde, Norton Mello, que falou sobre moradias do futuro e a ressignificação desses anos que ganhamos a mais. 

E se você é dessas pessoas ultra conectadas, fizemos uma pauta especialmente para você: 5 aplicativos que vão fortalecer ainda mais a sua mente. Todos eles são gratuitos e estão disponíveis tanto para Androids quanto para iOS. É uma oportunidade de tornar esse tempo de telinha diário mais valioso e produtivo!

Seguindo ainda nas pautas de dicas, ainda revivemos uma matéria antiga e muito popular em nosso site: como fortalecer a sua memória e concentração? Simplificamos ainda mais e fizemos em um formato especialmente pensado para o nosso Instagram, fácil de ler e, porque não, compartilhar também! 

E se você achou que as dicas tinham acabado, você estava enganado! Investigamos a fundo o conceito de Mindful Eating, ou seja, trazer a atenção plena para o momento do seu alimentar, e contamos com a ajuda de Manoela Figueiredo, especialista no tema e que já escreveu até mesmo um livro sobre o assunto. Mais do que somente a teoria, você irá encontrar nesta matéria também dicas para começar ainda hoje a estar mais presente enquanto se alimenta. Não vamos negar: está imperdível!

Como de costume, encerramos o nosso mês com o fim de mais um desafio Plenae (a)prova. Dessa vez, nos desafiamos a respirar melhor! Apesar de ser uma atividade tão cotidiana e até mesmo automática, ela nos passa despercebido justamente por isso, e ao longo da vida, a qualidade da nossa respiração vai caindo. 

Convidamos nossos seguidores a mergulhar na leitura do livro “Respire: a nova ciência de uma arte perdida”, do autor James Nestor. Esse desafio representou o pilar Corpo e contamos, todo domingo, as nossas impressões semanais lá nos stories do @portalplenae. Você confere o relato completo no Diário de Bordo, disponível aqui, no site do Plenae

Novamente: foi um prazer ter vocês por aqui em um mês tão lindo e repleto de tanta informação de conteúdo. Fiquem atentos, o próximo mês promete trazer ainda mais inspiração para uma vida com muita qualidade e que pode te levar looooonge!

Matérias que você não pode deixar de conferir

Como tomar melhores decisões?
Você conhece essas religiões?
Quanto tempo de sono realmente precisamos?
O que é positividade tóxica

Nossa frase do mês para você refletir



Compartilhar:


#PlenaeApresenta: José Papa Neto e as linhas de chegada da vida

Você aprende com as dificuldades da sua vida? José Papa Neto conta, no Podcast Plenae, como sua vida mudou e como ele cresceu com essas mudanças

28 de Setembro de 2020



Como os piores momentos de nossas vidas podem aflorar o que temos de melhor? O publicitário José Papa Neto, terceiro convidado da segunda temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, pode explicar.

Representando o pilar Mente, Papa Neto narra toda a sua trajetória de vida, repleta de altos e baixos, e como os momentos mais baixos foram cruciais para a sua evolução e seu autoconhecimento.

Neto de imigrante, ele viu ainda muito jovem todo o império construído pela sua família nas últimas décadas ruir. Com a falência veio junto também os problemas familiares e a sua necessidade de trilhar um caminho que fosse só seu.

“Precisei me rever do ponto de vista do que queria ser e do que queria fazer. Quando tive que correr atrás de tudo para sobreviver, percebi a amplitude que essa vivência dá, e me tornei muito mais consciente do que é essa vida real” conta Papa Neto.

E é justamente ali que a sua jornada de sucesso na carreira publicitária começa. “Minha cabeça começou a se abrir para um processo de transformação que seria fundamental para mim.”

Grandes agências, renomadas contas e até o posto de primeiro brasileiro no diretório do prêmio mais importante da sua área, o Cannes. Papa Neto chegou onde poucos chegaram, sempre movido pelo que lhe fazia sentir vivo.

Mas a vida muda, e traz consigo novos desafios. “Para mim, a vida é como uma maratona, são várias linhas de chegada o tempo inteiro e diversos turning points . Para não ficar cansativa essa corrida, a gente precisa ter a consciência de que é importante sempre reciclarmos nossos objetivos.”

O empresário começa então a enfrentar a sua maratona pessoal mais desafiadora até então: após uma dor de cabeça seguida de um desmaio, veio o trauma craniano, que lhe demandou 4 cirurgias, duas em solo brasileiro e duas em solo londrino. Suas diversas passagens pela UTI e uma ameaça de morte iminente pairando no ar só serviram para lhe abrir ainda mais os olhos.

“Era inevitável ver a minha vida se transformar completamente, ainda mais com tudo que eu já sentia antes. Neste momento mais complexo, que podia ser o meu último, sentia o tempo todo que precisava conectar minha mente e meu coração. São nesses momentos extremos que a gente reconhece o que nos faz humanos, a nossa essência.”

Confira o relato na íntegra dessa incrível história no terceiro episódio da segunda temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, disponível no seu streaming de preferência.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais