#PlenaeApresenta: Ale Edelstein e os destinos do caminhar

Como o músico litúrgico se encontrou caminhando por aí em uma das trajetórias mais importantes e desafiadoras de sua vida?

30 de Novembro de 2020



O terceiro episódio do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir traz a história de Ale Edelstein. Músico litúrgico, Ale canta em casamentos judaicos e bares mitzvah, sendo um dos mais solicitados.

Mas, para desempenhar tal função, Ale nos conta que é preciso estar de corpo e mente presentes, entregando tudo que se tem para aqueles que festejam, pois mais do que um momento festivo, é um momento de troca, único na vida daquelas pessoas.

E, num belo dia, ele começou a perceber suas ausências e o modo automático que começava a se instaurar. “Quando tive esse clique, caiu na minha mão um livro chamado Tirando os Sapatos, do rabino Nilton Bonder. Eu li... e pirei” diz ele.

A metáfora, usada por ele ao longo do episódio, conversava justamente com esse momento que ele enfrentava. “Quando a gente está há muito tempo com o mesmo sapato, o calçado adquire a fôrma e a forma do pé. Acaba ficando confortável. Eu estava numa poltrona de conforto” conta.

Foi então que decidiu encarar, por 40 dias, o Caminho de Abraão, em uma jornada - de grande intensidade e extremamente reveladora. “Depois de 25 anos na Congregação Israelita Paulista, eu precisava botar a cabeça pra fora, me oxigenar, olhar outras paisagens, me relacionar com outras pessoas, me nutrir de outras fontes não necessariamente judaicas, não necessariamente musicais.”

Esse embarque, em busca de tirar os sapatos e sentir o chão do mundo, tratou-se de um divisor de águas na vida do músico, que conheceu o outro lado da história que lhe contaram a vida inteira, e encantou-se na mesma medida.

“Em nenhum momento dos quatro dias bateu uma solidão. Ao contrário, me senti preenchido e acompanhado. Eu não sentia que eu estava na natureza, mas sim que eu ERA a própria natureza” diz ele.

“Caminhar é um ato ativo em si, sem passividade. Fui entendendo como eu precisava cuidar dos meus pés, olhar os passos, prestar atenção no piso, guardar energia para os momentos mais difíceis da trilha. E, claro, perceber os meus sapatos, incômodos, vozes e silêncios internos”. Você confere esse lindo relato na terceira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir.

Compartilhar:


Parada obrigatória

A volta dos conteúdos

O que foi falado no Plenae em março

3 de Abril de 2024


A volta dos conteúdos
A volta dos conteúdos
As águas de março, mais uma vez, fecharam o verão e abriram alas para o outono. Depois de um mês tão marcante quanto foi fevereiro, nos reerguemos e voltamos à nossa programação normal: bem-estar e qualidade de vida. Produzimos por aqui conteúdos diversos e até uma semana temática só para homenagear as mulheres.  

Confira abaixo tudo que passou por aqui! 
Como ajudar 
Com o aquecimento global cada dia mais intenso, os desastres naturais infelizmente fazem parte da nossa realidade atual. Especialistas no assunto inclusive não indicam o uso da palavra “natural”, para não naturalizarmos algo que não deveria acontecer. Mas o que fazer para ajudar? Te contamos aqui!
Semana da mulher 
Dedicamos uma semana inteira para homenagear todas as mulheres! Falamos sobre exercícios físicos para o fortalecimento do corpo feminino, quais são os desafios das mulheres empreendedoras, como são as novas e modernas avós, como combater a síndrome da impostora e mais! 
O que elas querem? 
Ainda sobre a semana da mulher, dedicamos a primeira crônica de março para refletirmos: afinal, o que querem as mulheres? O melhor é deixar que elas mesmas nos contem – e a verdade é que o céu é o limite das tantas possibilidades de tudo que elas podem ser!
And the Oscar goes to...
A premiação mais famosa do mundo aconteceu e nós não podíamos ficar de fora desse assunto! Conversamos com um especialista para entender um pouco mais dos principais prêmios da noite, qual eram as expectativas, como é feita a votação e algumas curiosidades interessantes sobre o evento.
Lava a outra, lava uma mão 
E não só a mão – mas pode começar por ela quando for higienizar os seus alimentos. Neste artigo, te explicamos como fazer isso corretamente, mitigando os riscos de contaminação e garantindo que o sabor e a textura irão se manter conservados e você irá se mante protegido!  
Cuidado com o mosquito! 
A dengue não é nenhuma novidade em terras tropicais como a nossa, mas os números de casos nunca estiveram tão altos. Por que isso está acontecendo? Quais são as verdades e quais são as mentiras a respeito do assunto? Te contamos isso e muito mais nesse artigo. 
Arco-íris do bem-estar 
Você já se sentiu influenciado por alguma cor? Ou nunca parou para pensar sobre o assunto? Te contamos nesse artigo como os tons ao nosso redor exercem efeito em nosso corpo e na nossa mente e como a sociedade usa – ou poderia usar – isso ao nosso favor!
All by myself... 
Don’t wanna be! A solidão é um problema real e que tem chamado atenção dos especialistas. Isso porque os dados sobre o assunto não mentem: estamos cada vez mais sozinhos e isso está afetando a nossa saúde. Mas por que isso está acontecendo? Como reverter esse cenário? Te contamos aqui!
O despertar do esporte 
Qual o papel do esporte na sua vida? Dedicamos a última crônica do mês para falar sobre como movimentar o seu corpo é um ato de amor e autocuidado, e que é preciso ressignificar a prática na sua vida. Pouco importa a modalidade, o segredo mora em se apaixonar pelo processo sem focar no resultado. 
Vem aí...
A nova temporada do Podcast Plenae começa agora em abril! Pela décima quinta vez, conheceremos histórias emocionantes que podem te inspirar a mudar a sua própria. E ainda em março, você já conheceu os rostos que irão contar suas narrativas nesse próximo ciclo. Fique ligado e prepare os lencinhos: a emoção é garantida!
Nos vemos em abril com nova temporada do Podcast Plenae e ainda mais conteúdo e inspiração para você mudar o curso da sua vida e tomar as rédeas do seu destino. Nos vemos lá! 

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais