#PlenaeApresenta Aline Borges e a experiência divina do lado de lá

Na décima quarta temporada do Podcast Plenae, conhecemos os aprendizados que uma experiência de quase morte traz em Espírito.

27 de Novembro de 2023



A compreensão do que é sagrado é tão subjetiva que diferentes narrativas acerca do tema surgem através dos séculos: é o que chamamos de religião. Mas, ultrapassando qualquer literatura do assunto, as experiências individuais são intransponíveis e potentes de uma forma que nenhuma história poderia ousar ser.

E é sobre isso que iremos refletir ao longo do terceiro episódio da décima quarta temporada do Podcast Plenae. Representando o pilar Espírito, Aline Borges começa o seu relato com descrições precisas do que viria a ser os primeiros sintomas da Síndrome Guillain-Barré, uma condição rara, mas extremamente súbita e severa.

Mal-estar, dormência e um desmaio: depois de idas e vindas do hospital e alguns diagnósticos errados, Aline entrou em coma e só acordou 12 dias depois. “A primeira coisa que eu pensei, foi:
Eu não morri”. Eu tentei me mexer e não consegui. O suor escorria de tanto esforço que eu fazia pra mover qualquer parte do corpo. Não mexia nada, nem um dedo. Aí que eu fui começando a me situar”, relembra.

“A síndrome de Guillain-Barré não afetou a minha mente. Eu não conseguia me mexer, mas a cabeça não parava um minuto. Eu sou agitada, faladeira, tô sempre em movimento. E, de repente, tava presa no meu próprio corpo. Foi a maior sensação de impotência que eu já senti na vida. Eu me sentia refém de mim mesma! O que me ajudou nessa hora foi a fé. Se eu não acreditasse em Deus, eu acho que eu tinha pirado. A oração é a arma mais poderosa que a gente tem, e ela é de graça. Eu orava muito”, conta.

Uma vez cravado o diagnóstico, começaram os procedimentos para que ela pudesse ter alta. O que ela não poderia prever é que, em um desses momentos, seu coração pararia por pouco mais de um minuto contados no relógio, mas uma eternidade diante da experiência que ela viveu: a experiência de quase morte, ou EQM, como é conhecida.

“Nessa outra dimensão, não tinha limite de chão, de parede, de teto. Ao mesmo tempo, eu não estava flutuando. Eu andava. Era um lugar muito, muito claro, onde não tinha dor, não tinha angústia. No hospital, eu sentia muita dor e muita angústia. Mas ali eu tava feliz. Eu queria ficar lá!”.

Aline se recuperou e retomou a vida, mas essa vida nunca mais foi a mesma depois dessa longa viagem para dentro e para o além que ela trilhou sozinha. Os aprendizados e o que ficou de tudo isso ela conta com mais detalhes nesse, que é um dos relatos mais potentes que já passaram por aqui. Vá sem medo: aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Parada obrigatória

#PlenaeApresenta: Iris Apfel, 98 anos de estilo e otimismo

O segredo da longevidade para a designer de interiores Iris Apfel é manter uma atitude positiva diante da vida

14 de Maio de 2020


Estar em plena forma física aos 98 anos já seria um feito e tanto. Mas Iris Apfel, a designer de interiores quase centenária, não se contenta somente em estar viva. Para ela, a aposentadoria é um destino pior do que a própria morte. Isso porque é o seu trabalho que a mantém viva, sã e muito ativa. Decoradora por profissão e fashionista por vocação, Iris se tornou um ícone da moda com sua forma espontânea e chamativa de se vestir. Hoje ela faz sucesso não só em seu meio, como no mundo todo, através do Instagram e de suas sempre alegres entrevistas. Quando questionada qual é o seu segredo para viver tanto, ela lamenta não ter uma resposta exata, mas diz acreditar que tudo na vida está relacionado a atitude e pensamento positivo. E finaliza com sua grande filosofia: “É melhor estar feliz do que bem vestido”.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais