#PlenaeApresenta: Itamar Vieira e os caminhos antes do sucesso

Na oitava temporada do Podcast Plenae, conheceremos a história do autor de sucesso Itamar Vieira, representando o pilar Contexto

16 de Maio de 2022



Crescido na Cidade Baixa, um bairro histórico e portuário de Salvador, Itamar Vieira se tornou, antes de ser escritor, um leitor por vocação. Isso porque não houve nenhum incentivo de sua família, que não era habituada a ler, sem falar no pouco acesso que ele tinha aos livros. O que ele não podia esperar é que, futuramente, seria o seu nome na capa de uma obra - e de sucesso!

Representante do pilar Contexto na oitava temporada do Podcast Plenae - Histórias para Refletir, o geógrafo Itamar Vieira Junior alcançou sucesso instantâneo ao publicar o seu primeiro romance. Torto Arado já vendeu 240 mil exemplares, um número expressivo pro mercado editorial brasileiro, e ganhou prêmios importantes da língua portuguesa, como o Leya, o Jabuti e o Oceanos. 

O livro conta a história de duas irmãs, que vivem em condição de trabalho escravo contemporâneo no sertão da Bahia. A bagagem acadêmica de Itamar, que acabou se tornando doutor em estudos étnicos e africanos, e seu trabalho em terras quilombolas como funcionário concursado do Incra, deram densidade e profundidade pras personagens que o autor imaginou aos 16 anos, quando escreveu o primeiro rascunho da obra. 

“A minha professora [de literatura], era apaixonada pelo tema e falava sobre os livros com paixão, com brilho nos olhos. Por influência dela, eu li Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz. Esses autores me apresentaram o mundo rural, que eu só conhecia pelas memórias do meu pai, criado no campo até os 15 anos. Nessa época, eu escrevi 80 páginas do que seria o primeiro esboço de Torto Arado, uma história sobre duas irmãs que viviam numa propriedade rural e tinham o pai como uma figura importante. O manuscrito se perdeu numa mudança de casa, mas o enredo ficou na minha cabeça até se tornar um livro, 25 anos depois.”

Filho de pais muito simples e pouco letrados, Itamar não esperava nem mesmo se formar na escola. Mas ele não só se formou como entrou para a graduação de geografia, que lhe encantou pela possibilidade de “conhecer outros mundos”, gostinho que a própria literatura já havia deixado.

De lá para o mestrado e enfim para o concurso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que viria a ser o seu trabalho por décadas e, novamente, fonte de inspiração para sua principal obra - que apesar de muito importante, não foi a primeira. “Como servidor do Incra, acompanhei muito de perto a vida de mulheres e homens em assentamentos de reforma agrária, e também em terras quilombolas e indígenas. Eu descobri que as histórias que meu pai contava sobre a infância dele eram reais e atuais. O campo ainda tem uma certa natureza preservada, uma paisagem social e econômica que se modificou pouco ao longo dos anos. Até hoje, estão lá o conflito entre a modernidade e a tradição, e relações sociais que remontam ao período do Brasil Colônia”, pontua.

É justamente sobre o processo dessa escrita, sobre uma infância marcada por dificuldades financeiras e uma sede de literatura e, por fim, sobre toda a sua trajetória nos cantos mais afastados do Brasil que ele trata em seu episódio. “Aos 40 anos, eu penso que minha vida não basta pra mim, ela é pouca. Eu preciso viver outras coisas, e a leitura me proporciona esse contato com o mundo, com personagens, com dilemas humanos, com tanta coisa que a minha existência nunca alcançará. A literatura é um instrumento de humanização forte, porque, quando a gente se engaja numa leitura, vive a vida desses personagens”, diz. 

Mergulhe no mundo de Torto Arado e Itamar Vieira no primeiro episódio que abre essa temporada recheada de muitas histórias boas! Ele está disponível aqui, em plenae.com, ou no seu streaming de preferência. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Parada obrigatória

Despedidas, bate-papos e muuuuitas dicas

O que rolou no Plenae em outubro!

28 de Outubro de 2021


Começamos o mês de outubro nos preparando para, na realidade, nos despedir. Isso porque mais uma temporada do Podcast Plenae começa a ir embora já deixando saudades das histórias que contamos nela. 

Para celebrar nosso penúltimo convidado, o monge Satyanatha, representante do pilar Espírito, trouxemos dicas de como aplicar o estoicismo na sua vida. A corrente filosófica que fez muito sucesso há tantos anos atrás, voltou a cair no gosto popular e ser evocada recentemente. 

Segundo os estóicos, se você quer viver uma vida feliz, deve manter a calma diante das adversidades. O segredo mora no nosso julgamento: devemos observar a situação em que estamos e perceber aquilo que podemos ou não controlar. O que dominamos são nossas ações, mas aquilo que não depende de nós, devemos aceitar de forma serena. Outros ensinamentos você encontra na nossa matéria
É justamente esse gosto que o faz ser, aos 38 anos - idade tida como avançada para a profissão - um dos principais atletas do país. Mas há também um treinamento de elite envolvido que faz com que seu corpo ainda aguente o tranco. E afinal, qual é a diferença entre esse corpo e o de um sedentário? É o que contamos na última matéria relacionada do mês!

Após a nossa despedida, voltamos à programação normal dos nossos conteúdos, já trazendo um bem especial no Dia das Crianças: como ajudar o seu filho a tomar melhores decisões? Entrevistamos uma especialista no assunto que trouxe dicas valiosas para os papais e mamães que estão em busca de estreitar ainda mais os laços com os seus pequenos. 

 
Na sequência, publicamos um Plenae Entrevista muito especial! Thiago Godoy, head de educação financeira na XP Inc conversou com a gente sobre o que é prosperidade e o que devemos fazer para atingi-la. Ao lado de Abilio e Geyze Diniz e Alexandre Kalache, Thiago é também um dos professores do curso “Os sete segredos da prosperidade”, desenvolvido pelo Plenae em parceria com a XP Investimentos e disponível neste link

Não podíamos deixar de celebrar o mês da longevidade. Por isso, fizemos uma newsletter temática só sobre o tema, que você acessa aqui. Também conversamos com um dos principais nomes sobre o assunto no Brasil, o engenheiro civil e PHD em Gestão de Saúde, Norton Mello, que falou sobre moradias do futuro e a ressignificação desses anos que ganhamos a mais. 

E se você é dessas pessoas ultra conectadas, fizemos uma pauta especialmente para você: 5 aplicativos que vão fortalecer ainda mais a sua mente. Todos eles são gratuitos e estão disponíveis tanto para Androids quanto para iOS. É uma oportunidade de tornar esse tempo de telinha diário mais valioso e produtivo!

Seguindo ainda nas pautas de dicas, ainda revivemos uma matéria antiga e muito popular em nosso site: como fortalecer a sua memória e concentração? Simplificamos ainda mais e fizemos em um formato especialmente pensado para o nosso Instagram, fácil de ler e, porque não, compartilhar também! 

E se você achou que as dicas tinham acabado, você estava enganado! Investigamos a fundo o conceito de Mindful Eating, ou seja, trazer a atenção plena para o momento do seu alimentar, e contamos com a ajuda de Manoela Figueiredo, especialista no tema e que já escreveu até mesmo um livro sobre o assunto. Mais do que somente a teoria, você irá encontrar nesta matéria também dicas para começar ainda hoje a estar mais presente enquanto se alimenta. Não vamos negar: está imperdível!

Como de costume, encerramos o nosso mês com o fim de mais um desafio Plenae (a)prova. Dessa vez, nos desafiamos a respirar melhor! Apesar de ser uma atividade tão cotidiana e até mesmo automática, ela nos passa despercebido justamente por isso, e ao longo da vida, a qualidade da nossa respiração vai caindo. 

Convidamos nossos seguidores a mergulhar na leitura do livro “Respire: a nova ciência de uma arte perdida”, do autor James Nestor. Esse desafio representou o pilar Corpo e contamos, todo domingo, as nossas impressões semanais lá nos stories do @portalplenae. Você confere o relato completo no Diário de Bordo, disponível aqui, no site do Plenae

Novamente: foi um prazer ter vocês por aqui em um mês tão lindo e repleto de tanta informação de conteúdo. Fiquem atentos, o próximo mês promete trazer ainda mais inspiração para uma vida com muita qualidade e que pode te levar looooonge!

Matérias que você não pode deixar de conferir

Como tomar melhores decisões?
Você conhece essas religiões?
Quanto tempo de sono realmente precisamos?
O que é positividade tóxica

Nossa frase do mês para você refletir



Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais