#PlenaeApresenta: Léo Farah e uma jornada que não se esquece

Apresentamos o bombeiro Leo Farah, representante do pilar Propósito na décima segunda temporada do Podcast Plenae

13 de Junho de 2023



“Antes da gente embarcar no helicóptero, eu dei um tapa nas costas de cada bombeiro. Olhei nos olhos de cada um. Ninguém sorria, ninguém falava. Eu nunca tinha presenciado um clima tão tenso no quartel. Antes de perder o sinal do celular, eu consegui abrir uma imagem que me apavorou. Era uma vista aérea da barragem que havia se rompido, em Mariana. A gente não estava preparado pro que vinha”. 

A força que essa frase possui, hoje a gente sabe. Na época, o bombeiro Leo Farah não sabia. Representando o pilar Propósito na décima segunda temporada do Podcast Plenae, o relato em que vamos mergulhar conta muito do que aconteceu na tragédia em Mariana, com o rompimento da barragem que marcou o país. 

Mas, mais do que falar sobre esse episódio e os que sucederam - como é o caso de Brumadinho ou São Sebastião, duas situações onde Leo atuou -, Farah reflete sobre como sua missão de vida aflorou nele ainda jovem, no momento em que ia prestar vestibular de Medicina movido por essa mesma pulsão de servir o outro. 

Ele chegou a passar e começar o curso, porém, simultaneamente ao serviço de bombeiro onde ele também começou a atuar. E o segundo, como ele conta, não teve jeito: brilhou mais os seus olhos. Não importa o chamado, do menor ao maior, o objetivo é sempre o mesmo: ajudar o próximo. 

Foi por meio dessas experiências de vida que Leo decidiu, depois de 19 anos, largar o corpo de bombeiros para fundar sua própria ONG. Ele entendeu que era esse o caminho que o faria alcançar ainda mais pessoas, já que como ele diz, seu vício é ajudar pessoas. Um propósito que se perdurou e ainda perdura por toda a vida. 

Quer saber mais detalhes dessa jornada e, assim, refletir sobre a sua própria? Ouça o terceiro episódio do Podcast Plenae no seu streaming favorito. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Parada obrigatória

Você ouviu o que eu ouvi?

O que foi falado no Plenae em março

31 de Março de 2023


Você ouviu o que eu ouvi?

Nós ouvimos histórias emocionantes na décima primeira temporada do Podcast Plenae. Sim, ela chegou! Em março, iniciamos mais uma jornada de inspiração, onde a história do outro pode servir de impulso para que eu mude a minha própria história. 

Nesse mês, tivemos o relato da maternidade que trouxe um novo propósito para Carola Videira; da força mental que Roman Romancini teve que ter para escalar a maior montanha do mundo mesmo diante de tantas adversidades; do processo de reconhecimento do próprio corpo que Pedro Pimenta enfrentou; e das pequenas mudanças que geram grandes resultados que Daniela Lerario nos ensinou. 

Mas nem só de podcast vive o Plenae! Confira outros assuntos que passaram por aqui.


Parece, mas não é
Há muita confusão e até algumas mentiras envolvidas quando o assunto é candomblé e umbanda. Apesar de terem algumas semelhanças, as duas crenças vieram de lugares diferentes e possuem suas próprias celebrações e características particulares. Vem desmistificar mais esse conceito junto com a gente.


ZZzzzZ
Sono é um assunto constante por aqui. Isso porque essa atividade, que deveria ser automática e fisiológica para todos, nem sempre é assim. Muitos enfrentam dificuldades na hora de deitar e descansar e sentem os efeitos dessa falta no dia a dia. Separamos dicas de ouro neste artigo para você conseguir dormir mais fácil!



Os ensinamentos de Simone de Beauvoir
O que a filósofa feminista e uma criança de 6 anos têm em comum? Ambas apareceram por aqui, na nossa crônica em homenagem ao Dia das Mulheres. Afinal, não se nasce mulher, torna-se. E isso não tem a ver com o sexo biológico, mas sim, sobre o entendimento do que é ser mulher. Venha refletir com a gente!


Pequenos passos, grandes mudanças
Seja a mudança que você quer ver no mundo. Essa frase de Mahatma Gandhi deve nortear os nossos dias. Neste artigo, separamos dicas para ser mais inclusivo nos seus dias, inspirados pelo episódio de Carola Videira. Você pode colocar em prática a qualquer momento e tornar o mundo um lugar melhor para o outro! 



Malhe sua mente
É isso mesmo que você leu: mais do que malhar os seus músculos, você precisa malhar a sua mente. Para isso, não será necessário pesos ou cordas, mas sim, muita disposição para exercitar suas emoções e fortalecer sua saúde mental. Nos inspiramos no relato de Roman Romancini. Não entendeu nada? Clique aqui!


Os caminhos pós-amputação
Apesar de extremamente desafiadora, existe vida pós-amputação. Inspirados no episódio de Pedro Pimenta, fomos entender um pouco mais sobre as batalhas emocionais, fisiológicas e até legais que uma pessoa que tem um membro amputado precisa passar. Lembre-se: cada experiência é única e individual.



Ciência alucinada
E o Tema da Vez de março trouxe um tema que precisa ser falado sem tabus: os benefícios medicinais das substâncias psicoativas, também conhecidas como “alucinógenos”. Esqueça seus preconceitos e venha ler com profundidade a verdadeira revolução científica que está acontecendo diante dos nossos olhos!



No outono é sempre igual…
…As folhas caem no quintal! A estação mais poética do ano chegou e ganhou uma crônica por aqui. Inspire-se nas árvores, que se renovam nesses três meses, e renove-se você também. É no mês de março que os planos começam a entrar em ação e o ano toma mais fôlego, com os últimos resquícios solares. Venha ler!
Nos vemos em abril com mais histórias para serem contadas no final da décima primeira temporada do Podcast Plenae e muitos outros conteúdos que buscam, acima de tudo, trazer atalhos para uma vida com mais qualidade. Até breve!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais